O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

terça-feira, 20 de novembro de 2018

MATEUS SANTOS - OITO ANOS DE PURA E INTENSA SAUDADE (...)

20 DE NOVEMBRO DE 2018 - Hoje completa exatamente noventa e seis meses que o meu Filhote amado partiu para nunca mais voltar. É o tempo passou, embora muitas vezes eu nem me dei conta, aos poucos vou distanciando daqueles tristes momentos vividos em 20 de novembro de 2010. Deste este dia carrego dentro de mim um sentimento puro e intenso chamado saudade.
Eu acredito que a saudade me mantem ligada ao meu Filhote de uma forma intensa, não há trégua. Estou sempre lembrando dele. 
A minha memória traz todos os momentos em que eu vivi ao lado dele, até mesmo aqueles adormecidos em tempos que ele estava presente em minha vida.
Talvez, devido a sua ausência, tudo vem a ser lembrando com mais intensidade com um toque  de ternura. O que eu lembro acalma o meu coração.
A saudade e o amor por um Filho(a) que partiu estão sempre presente e caminham lado a lado na vida de mães e pais enlutados.
Eu tenho notado que por mais que mães e pais estejam sofridos e muitas vezes doentes por conta do luto, o amor permanece em meio a tanta dor. Este amor que nos leva sentir tanta saudade que o coração não aguenta e parece que vai explodir, a pressão no peito é tão forte quando inspiramos para inserir ar nos pulmões e posteriormente expiramos para expelir o ar dos pulmões, transmitimos um sentimento de tristeza, um ato de sofrimento do luto que estamos vivenciando.
MATEUS SANTOS - OITO ANOS DE PURA E INTENSA SAUDADE: É verdade o tempo passou e a aqui estou eu, sentindo uma saudade imensa do meu Filhote. Como gostaria de abraça-lo, toca-lo, beija-lo e disser o quanto eu o amo. Gostaria de viver novos momentos cheios de alegria e tristeza. Sim, porque não dá para ser feliz o tempo todo, algumas vezes somos submetidos a momentos ruins e tristonhos. Mas confesso que gostaria de vive-los.
Imagino como estaria agora? O que estaria fazendo? Como gostaria de ouvir a sua voz? De olhar para aqueles olhos verdes meigo sereno e afetuoso.
Sou humana, tenho um coração de carne que pulsa dentro de mim o tempo todo, tenho sangue que circula dentro das minhas veias demostrando que há vida em mim.
Sou uma mãe que vem sobrevivendo as fases de um luto indesejável.
E neste processo de luto, a dor me deixou ou me fez ficar mais forte para determinadas situações, por outro lado, sou completamente vulnerável a saudade pelo meu Filhote. Esta é a minha maior fraqueza. 
Contudo, o meu amor é incondicional. Amo meu Filhote mesmo ausente em minha vida e creio que o meu amor de uma forma ou de outra chega até ele.
Sofrer por amor! Sim é isto que luto faz. Silenciosamente sofremos e nada faz parar este sofrimento por amor.
23 DE NOVEMBRO DE 2018 - Estou completando mais uma primavera. Ou seja, a minha idade agora é cinquenta anos completos. Agora que já passou alguns anos de luto, eu já sinto uma pequena alegria, mas é claro não tenho nenhum prazer em querer festejar o que seria natural para qualquer pessoa quando chega nesta idade.

Nos primeiros anos eu não queria ser parabenizada por ninguém, me sentia tão mal, sufocada pelas lembranças do ocorrido. 
Para que você entenda esta postagem, é claro que pode estar se perguntando do que se refere este dia 23 de Novembro, o que tem de tão especial? Digo a você que é o marco da minha vida. E para que tenha ciência vou deixar o link para que você possa acessar e ler: http://maesefilhoseloeterno.blogspot.com/searchq=23+DE+NOVEMBRO+O+MARCO+DA+MINHA+VIDA. Após a sua leitura, você entendera o porque do meu repudio nos primeiros anos que se deu a data do meu aniversário.
Os anos passaram e logo eu entendi que não havia outro meio se não ter que aceitar a viver de uma forma natural. 
Eu teria que achar o meio termo entre a dor e tristeza da partida do meu Filhote em relação as demais pessoas que entrariam na minha sem nada saber  e que iriam me parabenizar nesta data. Isto porque  o problema é meu, pois o luto é meu, e a vida é minha também.
REFLEXÃO MÁRCIA SANTOS (23 de Novembro) - Então vieram os primeiros parabéns, os abraços e beijos, os bolos as velas e o canto, os presentes, enfim, as comemorações. Não foi fácil. Mas, atualmente faço a separação entre o luto pelo meu Filhote e o meu aniversário.
Eu não poderia deixar de viver o dia 23 de Novembro por mais doloroso que seja para mim, pois neste mesmo tempo eu completo mais um ano de vida. E sendo assim, não poderia anular o dia em que eu vim ao mundo.
A verdade que é uma nova fase do luto que se iniciou em minha vida, é de fato muito tênue. Ou seja,  existe um espaço muito pequeno entre os dois o luto e o meu aniversário. Falta pouco muito pouco pra um alcançar o outro. 
Razão porque eu digo "que existe uma linha tênue entre o luto e o aniversário". Desta forma eu pude perceber tal fato com o passar dos anos. 
Conviver com os dois é sempre descobrir novos momentos com novas emoções e novos sentimentos. Contudo, esquecer meu filhote jamais, ele o meu "Teteu", está dentro do meu coração e em meus pensamentos o tempo todo.
Eu sei que deste o momento que percebi que poderia ser feito a separação entre o luto pelo meu Filhote e o meu aniversário seria por toda a minha vida; "Como um ser humano que ama um ente querido, como uma mãe  que ama um filho incondicionalmente".
Desejo que todos os pais Enlutados pelos seu Filhos Amados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para o tão esperando ReencontroColossenses 1:11.
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26.

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS

Um comentário:

  1. Verdade Amiga o que você postou!
    Que quando uma mãe perde o filho amado, não consegue nem comemorar o seu aniversário, faz 3 anos que eu não comemoro o meu aniversário, não faço bolo e nem quero que ninguém faça, me sinto mal, Eu e Leandro somos do mesmo mês de novembro, ai fica mais difícil, Sinto falta do abraço e do beijo que ele mim dava, as lagrimas rolam e o peito aperta, Sei que também o seu aniversário não será mais como antes, sentindo o abraço e beijo do Mateus, também sei que não foi fácil você chegar a essa fase do LUTO, mas fico muito feliz que você está conseguindo comemorar o seu aniversário.

    Ass: Mãe de Leandro

    ResponderExcluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br