O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

TUDO IGUAL DE NOVO

20 DE DEZEMBRO DE 2018 - Estamos próximos das comemorações natalinas e do ano novo, enfim, estou a noventa sete meses sem você. Que saudade meu Teteu. As vezes nada faz sentido. Sair de um ano e entra em outro o que se muda é somente os números de um calendário sobre os dias das semanas permanecem os mesmos, os meses do ano também só serão incorporados a numerologia. E assim tudo continua. 
Eu também continuo. Embora, não sei até onde é possível compreender ou entender que o tempo me permitiu evoluir, me proporcionou o crescimento e amadurecimento em pelo luto.  
E que também me permitiu conhecer o lado da mais profunda dor que um ser humano possa aguentar e contudo sobreviver com força de vontade para viver, a cada ano que passou tudo igual de novo enfrentando e sobrevivendo as fases de luto interno e eterno.
TUDO IGUAL DE NOVO - Em alguns casos tudo permanece igual nada muda e nem vai mudar, a nãos ser a numerologia do ano. Entra ano e sai ano tudo permanece igual na vida de milhares de pessoas, vem natal passa sai natal e os momentos são sempre repetitivos, as mesmas pessoas, o mesmo lugar, as mesmas comidas e bebidas natalina, São tão poucas pessoas que fazem algo diferente, a grande maioria faz desta época um ritual,e por ai afora vai.
Na verdade o ano é novo porque inicia um novo tempo com grandes expectativas de progresso em todos os sentidos, embora muitas vezes as expectativas se frustam no findar deste ano.
É claro que algumas pessoas alcançam as suas expectativas e tem motivos de sobra para comemorar da  forma que quiser a sua realização e o seu progresso, mas são exceções.
E ai, sendo assim nada se fez novo, tudo permanece igual como antes. E lá vamos nós mais uma vez para as comemorações natalinas e do ano novo.
Então qual é o prazer da vida, é olhar para trás e sentir orgulho dos feitos realizados. É viver cada momento construindo a felicidade aqui e agora. Contudo, a vida prega peças e muitas vezes são dolorosas e outras vezes o bolo não cresceu, o pneu furou, chove demais, faz sol demais, o celular quebrou, alguém pisou no pé dentro do ônibus, o salto do sapato saiu, a alça da bolsa soltou, o zipper da calça abriu (...) entre tantas  outras coisas que ocorrem no cotidiano.
Pensando bem, não tem graça se vivermos sem rir, sem gargalhar pelo menos uma vez ao dia mesmo em luto. Não há sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida ou no trabalho e ficarmos remoendo por dentro o resto do dia.
O ano que se vai teve coisas boas, mas também teve problemas e desilusões, até então, é normal, as vezes a espera é demais, tudo bem que o dinheiro não veio, o melhor amigo decepcionou, o relacionamento amoroso acabou, e não será diferente no novo ano que se inicia.
Muda o século, o milênio, mas o homem tem as sua imperfeições, a natureza tem a sua personalidade que nem sempre é a que esperamos ou desejamos, mas temos que aceita-la.
Esta fora do nosso controle, então o que fazer? Acabar com o nosso dia ou a nossa vida? Com nosso humor e a nossa esperança? Precisamos de sabedoria para transformar tudo que nos importuna em uma grande experiência e aventura. 
O nosso desejo não se  realizou, não era o momento vamos aguardar que virá no tempo certo. Chorar de dor, de solidão, de tristeza e de amor, tudo isto isto faz parte do ser humano. 
É claro, que seremos surpreendidos por situações impactantes, veremos novas tragédias e desastres acontecerem e a questão é se podíamos evitar? Também veremos novas fatalidades que deixarão muitos chocados,  e ainda fatos inusitados e corriqueiros (...)
Enfim, estes momentos tão relevantes acontecerão  e alguns não temos como impedir, isto faz parte deste novo ano e como fez parte do que se vai, talvez, sobreviver a eles será uma consequência seguinte de uma vontade humana dentro de cada um de nós.
Também teremos nascimentos e mortes real e natural, mas não saberemos o que irá se superar mais. A vida e a morte estão em caminhos paralelos, basta pegar um atalho que cruzar os caminhos.
Se vamos rir ou se vamos chorar, tudo isto faz partes dos momentos que iremos viver.
Contudo devemos aprender olhar o outro, o mundo com generosidade a medida que permitimos entender que as coisas ficam diferentes, e este, é o olhar especial porque é diferente.
Estaremos com toda certeza evoluindo, se tão somente conseguimos compreender as nossas fragilidades e egoísmos para com outro, pois podemos melhorar se entendermos o outro. Sim, podemos ser melhores.
Para ser melhores é preciso querer, e isto vem da vontade humana que há dentro de nós.
O amor é o melhor presente para se oferecer para qualquer pessoa e principalmente a quem amamos. Então seja cheio de amor, porque ele se renova a cada dia.
Desejo que todos os pais Enlutados pelos seu Filhos Amados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para o tão esperando ReencontroColossenses 1:11.

"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26.

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS



Um comentário:

  1. Sim Amiga tudo igual de novo, no ano que passou e que chega.
    A vida nos dá cada rasteira que pra levantar e sobreviver, tem que ser forte, só a partida dos nossos filhos que ficou tudo diferente nas nossas vidas, tem dias que acordo com um tédio tao grande da vida, Ai entra Leonardo em cena e tudo muda, não 100% que eu sei que isso não volta mais, tem dias que a saudade é de matar, ai eu procuro fazer alguma coisa, porque mente vazia é oficina do Diabo.
    Quando estou lendo cada postagem que você coloca no Blog as minhas lagrimas rolam, porque sei que as nossas vida não serão, mas as mesmas, só saudade.

    ASS: Ivone

    ResponderExcluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br