O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 20 de março de 2017

O TEMPO QUE PASSA, A VIDA QUE SEGUE E A SAUDADE QUE FICA (...)

20 DE MARÇO DE 2017Entre os dias, as semanas, os meses e os anos que passaram, percebo que me distancio daquele terrível dia, o qual marcou a tua partida de nossas vidas tão repentina, uma ruptura tão dolorosa que apesar do tempo que se passou ainda causa dor mesmo estando aos setenta e seis meses distante de ti. 
Tantas coisas já aconteceram, tantos momentos eu vivi de forma intensa, mas nunca foram plenos e por mais que eu viva outros momentos intensos, eles nunca serão plenos. Falta você, meu saudoso Teteu, o tempo todo falta você (...) A sua voz, o seu olhar, o seu sorriso falta tudo de você, e não há quem te substitua. Você é único e mesmo ausente é presente em meu coração.
Muitas vezes eu pensei que não iria conseguir ou melhor, continuar vivendo sem você, mas o Amor que tenho e sinto por ti é tão grande,  tão intenso e tão forte ao ponto de sufocar a minha dor pela tua partida. 
Sim, foi o Amor que me deu forças para continuar, e ainda ser melhor do que eu era. 
Não dá para voltar atrás, pois seu eu pudesse, seu tivesse tal poder voltaria no momento que você pegou o caiaque para dar a sua última voltinha, foi o que você dizer para sua tia Solange, ela te viu e não te impediu, não esboçou nenhuma reação, em seu depoimento afirmou não saber o que havia feito desviar os olhos de você. Eu queria estar no pier, olhar atentamente para e sem desviar o meu olhar de você. Ao menor sinal de perigo ir ao teu encontro par a tentar impedir o que aconteceu.
O TEMPO QUE PASSA, A VIDA QUE SEGUE E A SAUDADE QUE FICA (...) - Mas cá estou eu, sentada a frente do computador exteriorizando mais um dos meus sentimentos saudosos. O tempo passou e continuará passando. A vida que segue e seguirá tanto para mim como para você, mesmos estando em mundos diferentes, eu sei que os cuidados de Deus Pai são melhores que os meus, eu não questiono isto, apenas se a minha missão ao seu lado fosse ter uma ruptura tão repentina que pelo menos a dor não existisse. E que a saudade não fosse tão presente e constante em minha vida, porque ela nasceu com sua partida a quem eu amo tanto,  e ela cresce com a sua ausência e não para de crescer em momento algum.
SAUDADE - É um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém em nosso caso (filhos). Tem a origem do latim, com significado de solidão. É uma palavra que não tem tradição literal em muitas línguas. Saudade é uma das palavras mais utilizadas nas poesias de amor, nas músicas românticas da língua portuguesa. 
Ou seja, a saudade significa a memória de algo que aconteceu e a intensa vontade de reviver certos momentos. A saudade é alguém dizendo  a todo tempo um "Adeus"
Assim surge o termo saudoso que é muito utilizado quando nos referimos a alguém que veio a partir, e que nos traz grandes lembranças.
A realidade é que todos nós anônimos e famosos estamos sujeitos a sentir saudade. Por este motivo a sentir saudade de um filho ou de alguém, é um dos sentimentos doloridos que podemos experimentar. Sentir saudade vai mais além de se lembrar dos bons momentos vividos com a pessoa amada e mui querida. Mesmo em sua ausência, por não fazer mais parte de nossa vida e mesmo que o tempo passe e se faça muito tempo iremos ter em nosso coração, por vezes a recordação ou lembranças vem assolar seja  dia ou noite.

Então por que sentimos saudades? É porque não é possível evitar? Qual é o problema de sentir saudades de alguém? É por causa que reside um vazio que foi criado em nós quando a pessoa partiu e sabemos que não mais voltará. O espaço deve ser preenchido de alguma maneira ou de outra, porém nem sempre a solução é deixar entrar outra pessoa. Filhos não são substituíveis.
Então é impossível não sentir saudade, porque é algo que não podemos controlar e portanto dói demais. Além da falta que este ser amados e situações que vivemos nos fazem sentir. A sensação  é uma pressão no peito que faz com que lágrimas brotem de nossos olhos silenciosamente r e não podemos evitar, pois faz parte da própria essência da saudade. É o tal  buraco na alma que ficou vazio e que não podemos mais preencher com nada.
REFLEXÃO MÁRCIA SANTOSO fato é que temos uma nítida consciência, que quando amamos profundamente alguém e fomos realmente felizes ao lado desse alguém, a realidade de já não estar mais juntos é um motivo de tristeza enorme. É claro que isso é natural e compreensível nos primeiros momentos, mas depois ao decorrer de certo tempo o ideal é seguir adiante e continuar com a vida.
RECORDAÇÃO - São as imagens de momentos que vivemos e que ficam registrados em nosso cérebro. Ou seja, não estão relacionadas ao nossos sentimentos, e por isto não nos entristecem e não nos fazem chorar. Para resumir, sentir saudade não é só lembrar, é ansiar por uma pessoa e pelos momentos que foram vividos com ela.
LEMBRANÇA - É trazer as lindas cenas a nossa mente, mas deixando de lado qualquer ânsia ou nostalgia. Ou seja, sem os sentimentos que foram experimentados nessas cenas. Claro que é difícil arrancar as emoções de uma memória, não somos robôs nem máquinas. Mas muitas vezes vale a pena tentar para evitar a depressão e o pranto e até mesmo o ódio que as memórias por vezes geram.  Podemos e devemos nos lembrar do filho amado ou do ser amado, mas não podemos deixar o vazio nos dominar, pois é ele que impedira de seguir adiante.
Aprender a seguir em frente com a  intensa  e interna  saudade do filho amado por toda a nossa existência , não é nada fácil, talvez seja o maior desafio de pais enlutados sejam anônimos ou famosos.
Desejo que todos os pais Enlutados pelos seu Filhos Amados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para  tão esperando Reencontro" - Colossenses 1:11
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26.

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br