O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DOR É SEMPRE DOR - SENTINDO NA PELE.

DIA 20 DE SETEMBRO DE 2012 - Aos vinte e dois meses da partida do meu Filhote, entre os dias saudosos, outros muitos saudosos e alguns de saudade agonizante eu vou sobrevivendo quem sabe superando... Não sou tomada pela crise de choro desesperador como antes, não sei se esta fase das crises de choro desesperador do luto interno se encontra controlada ou estável no meu emocional. 
A dor continua presente o tempo todo, mas já eu estou tão calejada por ela ou de tanto doer seu efeito é menor sobre mim. 
A saudade, ah! meu Deus, ela aumenta cada instante, neste espaço de vinte e dois meses ela só tem aumentado progressivamente sobre mim, sinto saudade de tudo que vivemos juntos,  dos momentos que são só nossos, saudade dos beijos e abraços, da voz, do assobio, saudade dos passos lagos dentro de casa, saudade do sorriso, enfim saudade e mais saudade.
A ausência física do meu Filhote se tornou cada vez mais perceptiva, é tão notável ao entrar no seu quarto e ver que tudo permanece igual, não há mais bagunça, não há cama desarrumada, não há cadernos e livros espalhados, não há roupas jogadas sobre a cama ou chão, não há guarda-roupa desorganizado, não há o cheiro do seu perfume no ar como também não há os cds de músicas e games misturados e com eles o fone de ouvido sobre o rack.
O luto interno tem suas fases e não segue regras, cada Mãe ou Pai vive de maneiras diferentes uns dos outros, o que está acontecendo comigo neste vinte e dois meses de ausência do meu Filhote em minha vida, não é o mesmo para outras Mães e Pais Enlutados neste mesmo tempo de luto, e não irei desrespeita-los jamais, porque cada um sobrevive um dia após outro do seu jeito, da sua forma. Eu não sei se esta é a melhor definição para a dor que sentimos dentro de nós pela ausência dos nossos Filhos, mas vou tentar explicar desta forma.
ESFOLAMENTO -  É a remoção da pele do corpo de um ser vivo. Parece cruel pra você? Mas é isto mesmo, embora não fomos esfolados, mas sentimos o esfolamento por causa da retirada dos nossos filhos de nossas vidas, estando nós ainda vivos. Então imagine que o seu corpo foi esfolado, estando você vivo, todo o teu corpo é tomado pela dor, tudo dói. 
Através do esfolamento o corpo sangra o tempo todo, durante o sagramento você deseja que tudo termine, porque você acredita que partir terminará com o teu sofrimento eliminando a dor presente em teu corpo. 
E até que comesse fazer pequenas cascas para dar início há uma cicatrização teu corpo continuar doendo, doendo sem parar, doendo sem dar trégua, até mesmo o respirar é doloroso. Quando começam as formações das cascas em todo corpo, porque você sangrou tudo o que tinha que sangrar e o sangue foi coagulando e petrificando na superfície da carne, que se prepara para cicatrização, mesmo assim, a dor continuar ali, e você percebe que ela não cedeu. 
E mesmo ocorrendo as cicatrizações o teu corpo não será mais o mesmo,  marcas de cicatrização por todo o corpo acompanhada pela dor, agora você conhece a dor, sabe o que provocou a dor e com tudo ela continua doendo. Mas você está calejado pela dor, o seu efeito já não é tão grande quando era no começo, mesmo assim, você sente a dor, porque a dor é sempre dor ela continua com o tempo, apesar das cicatrizações.
Será que agora as pessoas conseguem entender o que acontecem com Mães e Pais Enlutados, nós estamos doloridos, o tempo todo é dor... Dor da partida, Dor de saudade, Dor de amor, Dor de ausência, Dor das lembranças... dor, dor, dor, dor, dor.... só dor, ela não tem piedade, ela não é misericordiosa em nenhum momento, ela fragmenta, ela perfura, mas não tira em momento algum a nossa capacidade de continuar amando os nossos Filhos Ausentes em nossas vidas. O amor tem esse poder sobre nós, ele não tem fases, ele é sempre o mesmo em qualquer situação quando se ama.
Não dá para generalizar achando que a partida de um(a) Filho(a) é como as partidas de seres, ou melhor, de entes queridos que amamos diferenciandos; mãe, pai, avô, avó, tio, tia, primo, prima, sobrinho, sobrinha, marido, esposa, noivo, noiva, namorado, namorada, amigo, amiga, colega ou apenas conhecidos (...) Para cada grau de parentesco a dor é diferenciada, ela não é igual, ela se faz destindamente na sua intensidadee profundidade. Somente as pessoas tão sem conhecimento, tão sen noção em relação a dor, é capaz de generalizar, sem difundir, vulgarizando o seu efeito naqueles a quem sentem, tornando comum este sentimento em suas vidas.

INATINGÍVEL - É uma pessoa ou algo que é um alvo que não se atinge ou não pode ser atingido, pois ele se encontra muito longe da mirra seja ela qual for. Na postagem Desígnios e Milagres de Deus postaram um comentário chamando-me de INATINGÍVEL, não sei nem porquê? Linkhttp://maesefilhoseloeterno.blogspot.com.br/2012/09/designios-e-milagres-de-deus.html Era tão óbvio. Tão fácil de entender. Eu estava tomada pela tristeza originada pela partida do meu Filhote, o ciclo natural da vida havia se quebrado comigo e isto foi o motivo que me  trouxe este sentimento de tristeza ou desgosto, eu expressava o meu desânimo, minha frustração, minha decepção e nada do que me falavam amenizava a minha dor, porque homem nenhum tem este poder, assim como muitas vezes não conseguem entender o que está em evidência. 
Eu fui atingida pelo ciclo natural da vida,  fui o seu alvo, ele se quebrou e ninguém podia mudar este fato ocorrido na minha vida e nem seus efeitos.
A dor me dominava por completo e nada mais me comovia, estava vulnerável diante da partida do meu Filhote, nada poderia ser pior que isto, nada... Eu me pergunto: "será que as pessoas tem noção do que falam, quando abrem a boca para expressar certas palavras?". 
Entendo que cada pessoa tem sua visão e opinião em determinados assuntos da vida e sentenciar as pessoas sem passar pelo que elas estão passando isto é muito ruim, porque ninguém aqui pode condenar atitudes, gestos e sentimentos de Mães e Pais Enlutados pelos seus Filhos. 
Se as pessoas não conseguem nos entender, a culpa não é nossa. Se não conseguimos ir até as pessoas para pedir ajudar não é porque não queremos, e sim, porque não temos forças para ir até elas e qualquer pessoa sensata saberia disto. Acho que está faltando mesmo é sensatez por parte das pessoas, isto praticamente está extinto, aliás muitas coisas estão em extinção no mundo dos homens. 
Não consigo entender quando as pessoas dizem, "que mesmo na distãncia se ama", meu entendimento é muito pequeno para isto, sou muito limitada, não sei amar na distância, porque eu desejo beijar, abraçar, conversar, rir com meu Filhote anseio isto em meu coração o tempo todo.
Eu continuo amando meu Filhote, mesmo não estando presente fisicamente em minha vida, sinto a força deste amor dentro de mim tão nitidamente, mas está foi a condição dos desígnios de Deus imposta em minha vida. Eu continuo desejando fazer o que sempre fiz com ele e não poder fazer isto, também me doe tão profundamente em meu ser.
Lembro-me, quanto trabalhava eu ligava para o seu celular para saber sobre o seu dia, no colégio, no curso, na academia ou simplesmente para ouvi-lo dizer: "E ai mãe, tudo beleza, tá de boa?", eu respondia: "Não, to com saudade", ele dizia: "Eu também", o trabalho me deixava longe dos meus Filhos durante o dia. 
Então, à noite ao retornar para casa eu sempre trazia comigo algumas guloseimas que eles gostassem, ao entrar em casa eles me recebiam com beijos e sorrisos, eu sentia o amor dos meus Filhos e do meu esposo e  isto era muito confortante após horas longe deles, voltar para casa e ficar ao lado de pessoas que eu amo.
Entregava para eles as guloseimas dizendo: "Somente depois do jantar", eles riam e olhavam um para outro, meus Filhotes sempre me esperavam para o jantar. Este momento era tão prazeroso, estávamos os quatros juntos novamente, conversando, rindo se olhando, se tocando... Para mim o fato de sempre poder trazer alguma coisa para eles comerem após o jantar era uma forma de demostrar o meu amor e o quanto eu pensava neles durante o dia.
É difícil, não consigo entender quando as pessoas dizem que amam mesmo na distância, estando você presente fisicamente; Sem te liga para perguntar como você está; Sem vim a tua casa; Sem te beijar ou abraçar; Sem conversar ou rir com você; Sem olhar profundamente nos olhos; Sem tempo para saber se você precisa de ajuda, afinal, que tipo de amor é este que eu não entendo. 
As pessoas que amo, eu quero ficar perto, quero ter comunhão, mesmo quando não me convém, mas pelo fato delas poderem estar precisando de mim, mesmo que eu não seja a pessoa certa naquele momento eu quero demostrar o meu amor por elas. Amar não é gostar e gostar não é amar, são sentimentos bem diferentes, com atitudes diferentes e não dar para generalizar e nem confundir os dois sentimentos como se fosse um só. Se algumas pessoas conseguem amar um ser presente em sua vida mesmo à distância, sem manter um contato, sem manter uma comunhão, elas realmente são superiores à mim.
FILOSOFIA - É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Certas filosofias de pensamentos de vida é muito boa na teoria, pois na prática tudo é difícil, deixam muito à desejar. Claro que para os palpiteiros que gostam de palpitar sem nada fazer para ajudar ela é ótima. É teoria sem prática.
Eu prefiro ficar com o meu conceito; "se as minhas palavras não vão aliviar, então darei um abraço"silenciar é bem melhor do que falar, quando se não entende o que está acontecendo em determinados momentos da vida alheia. Você só consegue entender o que de fato acontece com uma outra pessoa, quanto sente na sua pele o que ela está sentido, do contrário é só noção, não tem nada ver com compreensão.
Eu acredito no sobrenatural do Poder de Deus sobre a vida de Mães e Pais Enlutados pelos seus Filhos, porque apesar de todo o nosso sofrimento que vivemos dia após dia Deus nos concede Forças para continuarmos a nossa caminhada e ainda nos concede à Graça de perdoar tais pessoas.

SENTINDO NA PELE - Quanto você sente na pele o que outra pessoa está sentido, você se torna diferente no pensar e no agir, porque agora você conhece a dor, ela não é mais imaginária, é real e se faz presente todos os instantes em sua vida. É muito estranho porque sabemos que todos nós iremos partir um dia, mas quando chega o dia e muito doloroso para quem fica. Hoje com carinho, com todo meu amor e todo o meu respeito que eu falarei destas pessoas que marcaram a minha vida, ao lado delas eu vivi e com cada uma delas eu aprendi.
ESTEVÃO IN MEMORIAM - Quando meu avozinho e padrinho de batismo Estevão por parte paterna partiu, devido um acidente vascular cerebral aos 62 anos de idade, eu era muito pequena tinha entre 7 à  8 anos de idade, mas me lembro de ver o meu pai chorando em silêncio, por muitas vezes as lágrimas escorriam em sua face e isso durou por um longo tempo. 
Quanto falávamos do meu avô padrinho, meu pai disfarçava, mas ele era tomado pela dor que o fazia chorar, e com certeza vinha em sua memória tudo que viveu ao lado do meu avô, eu nunca conheci minha avó paterna, ela partiu dando a luz a minha tia Dora à caçula do primeiro casamento, meu avó ficou viúvo e com cinco Filhos para criar, após alguns anos casou-se novamente. 
CIPRIANA IN MEMORIAM - Quando a minha avozinha Cipriana por parte materna partiu de infarto fulminante aos 65 anos de idade, eu estava entre 12 à 13 anos de idade, é tão nítida as imagens agora, quantas e quantas foram as vezes que vi minha mãe chorando, as lágrimas desciam em sua face como cachoeira, por muitas vezes o seu olhar estava tão distante e quantas foram as vezes que ela expressava a sua saudade pela minha avó, ela contava para mim e minhas irmãs o que viveu ao lado da minha avó, talvez para tentar amenizar a sua dor, a sua saudade naquela época. 
Não sei se minha mãe superou a partida da minha avó, o tempo foi passando, nós fomos crescendo e muitas coisas foi acontecendo, minha mãe falava pouco sobre a minha avó e quando isto acontecia seus olhos lacrimejava, porém não era mais tão intenso. Hoje eu sei o que foi sentido pela minha mãe naquela época em que minha avó partiu de sua vida.
ANA IN MEMORIAM - Quando minha sogra amada partiu aos 51 anos de idade por um câncer no colo do útero que se avançou de uma forma repentina em sete meses, mesmo fazendo a radioterapia que veio perfurar a sua bexiga e tendo que usar uma sonda urinária, ela resistiu durante o tempo do tratamento com bravura e com sua fé inabalável em Jesus Cristo nosso Senhor, eu estava com 24 anos de idade grávida do Teteu, minha sogra sabia da minha gravidez, ela partiu, e um mês depois o Teteu nasceu. 
Quantas foram as vezes que eu vi meu esposo em silêncio, onde as lágrimas refletiam a sua dor, a saudade pela sua mãe. Ela sempre foi a nossa companheira de lutas, o exemplo de amor e fidelidade para com a Obra do Senhor e seus servos, nunca conheci uma pessoa como ela. 
Eu sei que até os dias de hoje meu esposo chora em silêncio por ela, por tudo que ela representa  em sua vida, se hoje ele é um homem de Deus foi pela bravura, a ousadia, a fé e a certeza da vitória por parte da minha sogra. Não conheci meu sogro Edson, quando conheci meu esposo ele havia partido alguns meses antes devido um acidente vascular cerebral.
CARMELITA IN MEMORIAM - Quando a minha mãezinha partiu aos 57 anos de idade devido uma cirurgia para retirada de um tumor maligno, contraindo uma infecção hospitalar que levou ao choque séptico, eu estava com 35 anos de idade havia chegado a minha hora, era a minha vez de sentir na pele tudo que minha mãe e meu esposo sentiram na pele quanto suas mães partiram de suas vidas. 
Eu não gostei, ninguém gosta, porque dói demais, não há controle sobre os sentimentos que afloram em nós com tanta intensidade e profundidade, eles surgem sem limites, sem barreiras... Minha mãe foi guerreira, com bravura lutou, eu já falei como tudo aconteceu na postagem "Dose Dupla." 
Linkhttp://maesefilhoseloeterno.blogspot.com.br/2011/04/dose-dupla.html
Minha mãe nos ajudou muito, sempre nos deu incentivo quando tudo parecia perdido. Foi a única avó que meus Filhotes Teteu e Kekel conheceram na vida. Minha mãe era tudo que meus Filhotes tinham como exemplo de avó, amiga, companheira e cúmplice, os mimos que ela fazia para eles, os presentes dados em cada aniversário, dia das crianças, natal e mesmo fora das datas, sei o quanto meus Filhotes sentiram a sua partida. 
O Teteu foi seu primeiro neto homem, então já podemos imaginar o que ela fazia por ele, depois de mim, acredito que só a minha mãe fez pelo meu Filhote tudo que estava em seu alcance com prazer, sem reclama, sem enfardo, sem bisbilhotar e muito mais, o seu amor pelo neto falava mas alto em sua vida.
MATEUS IN MEMORIAM - Meu Teteu, meu Filhote Amado, são tantas coisas para falar de você. Como todos já sabem meu Filhote partiu por asfixia mecânica por afogamento aos 17 anos e vinte quatros dias de idade, eu estava com 40 anos de idade, justamente no mês de novembro onde eu completei 41 anos de idade, até então não conhecia a dor de ver um Filho partir sem nada poder fazer para impedir que o ciclo da vida quebrasse na minha vida.  
Vê-lo partir deixando para trás os seus sonhos, as conquistas, as vitórias, as realizações de uma vida inteira para ser vivida ao lado de pessoas que realmente o amam e querem todo o bem e o melhor que a vida pode oferecer, o que eu sinto, é algo que somente é compreendido por Mães e Pais Enlutados pelos seu Filhos, fora desta condição ninguém entenderá ou compreenderá.
Isso não é bom, nunca será, e para compreender tudo isso só "quem sente na pele ou quem está sentido na pele", porque assim se conhece a realidade da dor, só assim é possível conhecer a dor, o que ela faz, quais são seus efeitos e quais são seus estragos e diante dela o quanto somos fracos. 
Quando conhecemos a dor deixamos de ter noção que é a teoria tão falada, para vivermos a compreensão que é a prática. tão sentida.
É, talvez a dor seja capaz de nós fazer INATINGÍVEL, talvez ela tenha mesmo este poder ou efeito sobre nós em relação ao comportamentos, atitudes, gestos, conversas, opiniões, questionamentos, julgamentos e críticas de outras pessoas. 
Quem sabe, estas coisas não nos atingem mais, pois já fomos atingidos pelo ciclo da vida, portanto elas se tornaram tão pequenas e fútis para nós.
Através da dor conhecemos a intensidade e a força do nosso Amor pelos nossos entes queridos que partiram, onde ela nos ensinou a dizer; "até logo" às pessoas que amamos, contudo sem tirá-las do nosso coração... 
E diante de tudo que eu expresso, pois eu sei, eu conheço a pura realidade sobre a dor, o que ela causa e por mais que muitos não gostem de saber desta verdade, esta é a pura verdade é assim mesmo, não podemos passar por cima da dor e fingir que tudo está bem, porque convém para a vida alheia, conosco isto não funciona, porque estamos "sentindo na pele", o que não queríamos e nem gostaríamos de sentir jamais.

REFLEXÃO DE MAGDA: "Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração."
REFLEXÃO DE MÁRCIA SANTOS: "As pessoas que amamos elas nunca morrem, apenas partem antes de nós, permanecendo vivas no coração de quem as amam... e as amam muito."
REFLEXÃO DE PENSAMENTO DO ANTROPÓLOGO E HUMANISTA INGLÊS - Palavras ditas por um homem que popularizou relações entre raça, o gênero humano e a politica ao desenvolvimento: "Ao perdemos o interesse do amor pelos nossos semelhantes perdemos a capacidade de sermos felizes." - Ashley Montagu


Dedico esta postagem aos Pais Enlutados os de ontem, os de hoje e aos de amanhã...
Email para contato: "marushasantos@uol.com.br/marushavieira@hotmail.com"


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS AOS ELEITORES,  SEGUIDORES E AOS PAIS ENLUTADOS DO BLOG MÃES E FILHOS ELO ETERNO





Um comentário:

  1. meu nome é Liliane vi o seu blogger e também fiquei emocionada com a perca do seu filho amado Teteu hOje compartilho da mesma dor,pois também perdi meu filho amado, luis Felipe que partiu com 17 anos a 9 meses, deixando dor e saudade. Queria te dizer q somos mães especiais diante de Deus. Se quiser entrar em contato comigo pode me enviar uma solicitação de amizade no Facebook https://www.facebook.com/andreza.fernandes.7965 é da minha sobrinha mais pode mandar recado q eu te responderei. Um grande abraço

    ResponderExcluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br