O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

POR QUE A VIDA TEM QUE SER ASSIM ?


DIA 20 DE AGOSTO DE 2012 - Mais um mês se completou sem você, ao todo já somam vinte e um meses da tua ausência, tantas coisas poderiam ter acontecido conosco, coisas boas e ruins, mas a tua partida não tenho como expressar o que ela significa para mim, já me expressei de várias maneiras e formas, mas não foi definida dentro de mim, às vezes eu sinto consolo porque sei onde estás e com Quem estás, outras vezes sinto tristeza porque não estás comigo ao meu lado como deveria ser o ciclo da vida.
Tantas coisas você deveria ter vivido, tantas coisas para conhecer, tantas coisas para se fazer, coisas aqui na terra que jamais viverá, pois a tua vida hoje se encontra em outro Plano Celestial, Deus havia programado que seria assim, mas não me revelou em nenhum momento; "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor" Isaías 55:8você continua evoluindo mesmo distante de sua família que tanto te ama, continua descobrindo coisas maravilhosas neste Reino; "Meu Filhote mesmo na dor, na saudade na falta que tu faz, ao passo lento do dia após dia estamos caminhando, aqui evoluir é um pouco mais difícil por causa dos sentimentos contidos em nosso coração. Entre os dias que se vem e se vão em minha vida alguns deles são muitos saudosos, outros imaginários com você na minha vida, outros são desejosos por te ver e outros num vazio sem igual sem a sua presença e tudo que você é para mim".
Quando penso que o tempo fará a distância na minha vida, como serei daqui há 10, 17 ou 20 anos? Acredito que os anos passarão mas os sentimentos que sentimos pelos nossos Filhotes eles permanecem dentro de nós imutáveis, não porque queremos estes sentimentos dentro de nós, que nos consome lentamente, parece que vamos sucumbir à qualquer momento, relutamos muitas vezes, mais eles permanecem ali imutavelmente dentro de nós. Sempre colocarei meu Filhote no presente de minha vida, ele nunca estará no passado, ele faz parte de tudo que sou.
Não me importo com as pessoas, não me interessa o que elas pensam, o que elas acham, o que elas cogitam entre si, num determinado grupo de roda, não precisa ser cristão, basta ter um pouquinho de bom senso para "não se assenta na roda dos escarnecedores" Salmo 1:01.  
ESCARNECEDOR - É uma pessoa irreverente que gosta de zombar, criticar e ridicularizar os outros. A "roda dos escarnecedores" é a reunião dos zombadores, que ridicularizam à Deus e o próximo, o pior que elas se julgam e se sentem muito mais abençoados que os outros, adotados de muitas virtudes e qualidades que só elas tem e ninguém mais, e isto, é lamentável, enquanto o próximo chora em plena dor, buscando o Consolo que vem do Senhor, ela consegue tripudiar em cima da dor do próximo, e ainda consegue dizer: "faço o que posso para ajudar, mas não quer minha ajuda". Será mesmo que está fazendo? Que tipo de ajuda é esta?
Também não precisa ser cristão, basta ter um pouquinho de bom senso e que já é o bastante para reconhecer a dor que se faz presente na vida do próximo, isto reside na capacidade de abraçar o ferido e o entristecido de coração. Quando somos feridos nos entristecemos, e ai, choramos mostrando a nossa capacidade e fragilidade de chorar pelo que sentimos. 
Às vezes choramos de mais, às vezes choramos de menos, mas choramos...  sempre acreditando, ainda que ninguém venha chorar conosco, somos Consolados pelo Espírito do Senhor, isto é o que sempre acontece sem que percebemos:"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" Mateus 5:04, estas são as palavras do Senhor Jesus e Ele é fiel à Sua Palavra no que se revela ao homem.
O Ser Humano tem a capacidade de Amar, de Amar o tempo todo, seja qual for a situação imposta para ele Amar. Ele pode Amar Incondicionalmente qualquer ser, sem reservas. Quando amamos e nos separamos, os nossos amores nos deixam marcas, para que lembremos de sua passagem em nossa vida, nossos amores nos esculpem, eles nos definem, para o melhor ou para o pior. É como um fliperama, colidimos com eles e seguimos na direção oposta, impulsionados pelo contrário. E após a separação podemos ficar marcados, mais fortes, ou mais frágeis, ou carentes ou zangados, ou culpados, nunca é imutável. Nosso Amor ou a quem amamos permanecem dentre de nós para sempre....

MEMÓRIA DE RAM - Dia 23 de Agosto, precisei ir a Zona Leste, ainda mantemos laços com muitas pessoas. Moramos por 10 anos, na casa pastoral, neste tempo fazíamos parte da Igreja da Graça em Ponte Rasa, meu esposo era líder regional mesmo sendo transferidos para outras igrejas permanecíamos na mesma casa. 
Viemos de Penápolis, interior de São Paulo, quando Teteu estava com 3 para 4 anos de idade. Ali em Ponte Rasa ele viveu grande parte de sua vida, Teteu dizia: "Que os seus melhores amigos estavam lá". E hoje vejo que grande parte de nossa história também foi vivida lá.
Meu coração batia tão forte ao chegar na Ponte Rasa, pude sentir o cheiro do meu Filhote no ar, ali tudo exalava o Teteu, as lembranças tomaram conta de mim e não pude evitar. 
Foi como um disco colocado na CPU e clicado para abrir, e quando abriu todas a imagens colocadas nele estão intactas, nenhuma se perdeu apesar do tempo que passou.
Ao entrar na Avenida São Miguel Paulista, vi as lojas que costumávamos comprar as roupas, calçados, brinquedos e o material escolar... vi a Escola de Informatica onde teve as primeiras noções básicas.
Me direcionei até a casa, ela estava diferente, mesmo assim foi a casa que por muitos anos foi nossa e retrata tudo que vivemos juntos, todos os momentos estavam ali dentro e fora dela. Fui até o campinho onde o Teteu  jogava bola com os seus amigos da escola e com os vizinhos, chegando até a pracinha eu pude ver a rampinha por onde muitas vezes andou de bicicleta. 
Estive nas escolas Marinha do Brasil onde estudo do 1º até o 4º ano, depois foi transferido para o Nello Lorezon onde estudou do 5º até o 7º ano, não aguentei fui até a EMEI, jardim de infância onde ele fez 1º ao 3º ano do primário antes de ir para ensino médio fundamental. Fui até o Parque Tiquatira, onde levávamos o Teteu para soltar pipa, parecia que todos os moradores iam para lá no fim de semana e feriados, o céu ficava tão lindo cheio de pipas de todos os tamanhos, formas e cores. 
Aos 10 anos de idade, ele começou ir com seus amigos ao Shoppim de Tatuapé para assistir os filmes em lançamentos, aqueles que despertavam o seu interesse, é claro que terminavam  sempre no Mc Donalds, isto tudo fazia parte da diversão juntos com seus amigos, que ele conquistou  em sua existência entre nós.
"Em cada lugar que passei, eu vi você Filho, dançando quadrilha, jogando futebol no campeonato escolar ou no campinho, brincando na pracinha com seus amigos sempre com um sorriso largo nos lábios...nunca triste sempre feliz". Tudo está dentro de mim, tudo o que vivemos juntos, toda a nossa história guardada, armazenada na minha memória de ram... E levarei comigo para onde for...


 Video feito pela Magda (Minha Estrela) 
 Ao nosso Teus z2 ou "Branquelooo" 
é assim que ela costuma chamá-lo

O PIPA - Lembrei-me com tanta clareza a primeira vez que fomos ao Parque Tiquatira, meu esposo fez para o Teteu um pipa simples, pois ele iria ensina-lo a soltar pipa, não é só coloca-lo no ar, tem que manter o pipa no ar e evitar que te cortem. Neste dia meu esposo ensinou o Teteu passo à passo como colocar o pipa no ar e o que deveria fazer para mante-lo no ar - deixou o Teteu empinando o pipa - enquanto meu esposo colocava outro pipa no ar, ia gritando e incentivando o Teteu: "isso filho, é assim mesmo", "continua, esta indo muito bem, vai" , "muito bom". Então, percebemos juntos que, de repente o Teteu mudou a sua fisionomia e, disse: "papai, minha linha ficou mole",  "ela tá toda molinha papai". Meu esposo foi em sua direção, observando que haviam cortado o pipa do Teteu e que a linha estava caindo sobre ele e, disse: "tudo bem cortaram o pipa, vamos colocar outro no ar",  "vamos aproveitar esta linha colocando outro pipa", o Teteu balançou a cabeça com um biquinho em seus lábios. Não sabíamos quem foi, o local estava repleto de pessoas soltando pipas, também não fomos atrás do pipa não iríamos encontra-lo mesmo. E deste então, o Teteu ficou esperto com os pipas que começou soltar, ele dizia: "antes o pipa dele, do que o meu...", e ria tão gostoso.
Sabe, tudo que vivemos com nossos Filhotes não se esquece, passe o tempo que passar e por mais que nos distanciamos ao voltarmos aos lugares que vivemos com nossos Filhotes, tudo vem a tona com tanta intensidade, tudo aflora com tanta nitidez em nossa memória de ram, que podemos sentir o cheiro dos nossos Filhotes nos lugares que eles percorreram, uma realidade que vivemos, mas que nunca deixaremos de revive-la no presente através da nossa memória de ram. 

AOS LEITORES E PRINCIPALMENTE AOS PAIS ENLUTADOS - Por tudo que vivemos e ainda temos que viver em nossa trajetória de vida onde a dor e a saudade por alguém que amamos intensamente está anexo em nós. A vida é feita de escolhas, e dependendo da sua decisão, em determinado momento da sua trajetória terá que escolher, pois seja qual for a sua escolha ele já está definida. 

Por isso, se na sua escolha você precisar trazer o passado para o seu presente, para chegar onde deseja, então faça, para que tudo seja realmente Divino em sua vida! Para que possa ser amenizado os seus dias de dor e saudade.
Faça valer a pena a existência daqueles que um dia estiveram com você e marcou a sua vida.
Faça a existência conectada junto a sua, se tornar-se plena harmonia e cheia de coisas boas e, se por acaso algo complicado surgir no seu caminho, utilize a sua memória de ram para direcionar novamente para o caminho Divino.
Saibas que aqueles que amamos tão profundamente com toda a intensidade mesmo estando ausentes, eles nos fazem bem, eles sempre farão bem, eles nunca morrem apenas partem antes de nós ... permanecendo sempre vivos em nosso coração.

TEXTO COMPLETO - A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir; aprender com meus erros.
Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", 
embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente,
como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.
Charles Chaplin 

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS, AOS SEGUIDORES E LEITORES E AOS PAIS ENLUTADOS DO BLOG MÃES E FILHOS ELO ETERNO.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br