O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

APRENDENDO SOBREVIVER

20 DE AGOSTO DE 2018 Ao longo destes noventa e três meses de tua partida, tenho certeza e plena consciência que o meu Amor por você é inabalável, assim como a dor pela tua partida é irretratável, são sentimentos antagônicos, porém caminham juntos, e representam uma unica coisa  minha vida Mateus Santos.
Sabe filhote estes sentimentos se acomodaram dentro do meu coração. E quando olho para trás, naquele exato momento em que não te vi mais com os meus olhos, e não acreditando no que estava acontecendo comigo, ao me ver sem você ao meu lado e que minha vida jamais teria algum sentindo para continuar.; Sim, é isto exatamente que pensamos "que nada mais vale a pena, que viver não tem mais sentido".
Foram longos meses pensando assim, vivendo num  casulo que eu mesma estava criando. Meu Deus!!! Como ficamos em pedaços, aniquilados pela dor dentro de nós, em plena ruínas, completamente devastados e totalmente destroçados por um luto indesejável e repentino  por transgredir ou violar as normas ou as ordens naturais do ciclo da vida humana de um ser amado que deveria ir depois e não antes de seus pais. Não há compreensão, não conseguimos entender ou achar uma explicação para este fato verídico que atualmente acontece de forma costumeira na vida de muitos pais.
Com o passar do tempo cada um vai se moldando neste luto indesejável, doloroso e tristonho. Já não somos mais os mesmos de antes. Mudamos completamente de dentro pra fora e não há nada que possamos fazer, e as pessoas não conseguem entender e muitas vezes somos excluídos sem ao menos perceber, temos somente opção de escolher se vamos amenizar ou agravar a vivencia deste luto. Isto é só o que temos neste processo, o que vem a seguir é o resultado.
APRENDENDO SOBREVIVER - Não sou exemplo para ninguém, mas o que faço é exteriorizar e compartilhar o meu luto, e aqueles que acompanham o Blog sabem disto. Também não sou psicologa, terapeuta e analista, sou apenas uma mãe que vive um luto interno e eterno pelo seu Filhote Mateus Santos, que não faz uso de nenhum psicotrópicos. 

Apenas eu entendo e respeito o luto de cada um e não simplifico algo que é tão profundo, imenso, intenso que não há dimensão para a sua extensão. 
Aprendendo sobreviver, embora estamos vivendo o pior momento de nossas vidas, o luto também tem momentos onde temos que fazer escolhas. A opção de escolher irá com toda certeza amenizar ou agravar a vivencia do luto. Isto é só o que temos neste processo, o que vem a seguir é o resultado.
O resultado ser for promissor houve uma escolha para abrandar ou amenizar o luto. Caso seja, o resultado regressor a escolha  foi para agravar ou piorar o luto. 
Por muitas vez eu tiver que escolher o que varia a seguir ao passar por uma determinada fase de luto.
Não era fácil mas, eu pensava no meu Filhote e perguntava; "Filhote eu te amo, e por amar vou fazer o que lhe dará orgulho".
Nada foi fácil até aqui. Eu havia feito planos para o futuro como o meu Filhote. Iriamos juntos prestar o Enem  e o vestibular para cursarmos  academicamente. Lembro-me como hoje, dizia ele; "Vou prestar para ciências tecnológicas quero se engenheiro de games", eu respondi; "tudo bem, talvez eu faça Direito já que trabalho na área jurídica".

Eu trabalhava na Empresa MBM, e quando o Teteu partiu, eu não tinha nenhuma estrutura humana para continuar exercendo as minhas funções, os meus supervisores entenderam toda situação quando eu falei; "não quero ser uma funcionaria peso morto, e só irei trazer atestados e mais atestados de ausência pela fragilidade do meu luto".
Eles fizeram o acordo por mim,  só tive que assinar a rescisão do contrato trabalhista. O que veio depois foi acompanhar os anos que se seguiam. Em 2011, no final deste ano o Teteu prestaria o Enem,e isto,  me incomodava, havíamos feitos planos para este momento. O que fazer, deixar nossos planos partirem também ou seguir enfrente para honrar a memória do meu Filhote.
Eu estava completamente dolorida, o luto ainda era sangrento, mas enfim, eu fiz a minha escolha, comuniquei ao meu esposo e filha que ficaram surpresos com a minha decisão, contudo me apoiaram, com os familiares houve os falatórios e muitos deles eram agressivos. Eu estava determinada deste então honrar a  memória do meu Filhote.
Em 2012 voltei estudar, prestei o Enem e o vestibular na Universidade Ibirapuera, fui bolsista até o termino do Curso Bacharel em Direito Então percebi que havia começado a viver emoções que seriam vividas e compartilhadas com o Teteu, se conosco estivesse, e isto me deu um prazer enorme dentro de mim, pois eu estava aprendendo sobreviver o luto e começando a honrar a memória do Filhote ao voltar estudar.
VIDEOS E FOTOS DA COLAÇÃO 02 DE AGOSTO DE 2018
Eu sei que nunca estive só, Deus estava sempre comigo. Ao longo deste cinco anos o Curso Bacharel de Direito, parecia algo impossível devido o meu estado emocional e psicológico abalados pela partida recente do meu Filhote, meu eterno (Teteu-Mateus).



Hoje quando olho para trás, vejo o quanto caminhei, e sei que não ficarei estagnada, pois sinto dentro de mim que mais Deus fará.
Tanto a Colação e o Exame da Ordem, que darão início a uma outra fase que será regida por Deus, tudo está em suas Mãos. 

Em cada semestre decorrido, em meios a tantos contra tempos, as lutas enfrentadas, as dificuldades superadas entre muitas coisas que passamos no cotidiano, não é fácil e nunca será para ninguém, mas o querer dentro de nós faz a diferença e a força soberana de Deus que nos capacita para um novo amanhecer é que nós leva a prosseguir.


O Senhor Deus, tem me sustentando com Seu Amor e por meio de seus cuidados especiais e sobrenaturais, e, isto me faz ser forte e capaz a cada momento, sentindo a grandeza do Seu Amor sobre mim, e isto é tão indescritível.

Quando em minhas fraquezas, nas lutas, nas dificuldades e nas adversidades encontradas ao longo desta minha caminhada, Ele me concedeu a Força e o Ânimo necessário para continuar.



Agradeço a Ele, por mais um semestre finalizado com louvor e honra, por toda capacidade concedida, neste caminho escolhido por Ele, para que eu possa caminhar com um objetivo MAIOR.

Agradeço ao meu Esposo Valdeni (meu amor) e minha Filhota Raquel (Kekel) que são meus incentivadores incondicionais.

Agradeço aos meus Familiares e aos meus Amigos antigos e novos que tem acompanhado a minha caminhada me encorajam e me inflam. Vocês são demais e tem o meu respeito e o meu carinho, pois são muito especiais (...)



Agradeço pelos meus Docentes dee modo geral que se dedicaram incondicionalmente ao Ensino do Direito deste o primeiro ao decimo semestre que me ensinou apreciar o Saber Jurídico e contribuíram para o meu Conhecimento Jurídico.

O meu caminho é longo, estou apenas no começo DO DIREITO E DA JUSTIÇA.

Sei que ainda irei encontrar novas desafios, novas lutas e muitas outras adversidades. Sei também que muitos não serão mais os mesmos de antes, porque tudo na vida é transitório.

Algumas pessoas passam em nossas vidas para que possamos fazer escolhas de como podemos ser melhores e outras permanecerão para fazer a diferença e contribuirão para a minha evolução e amadurecimento como ser humana.
Até aqui me ajudou o Senhor, o meu Pai de Amor - 1ª Samuel 7:12 - Nele eu posso confiar. A minha força vem do Senhor.


Meu TCC - (TERMINO DE CONCLUSÃO DE CURSO) -  "A PROTEÇÃO DO FETO MICROCEFALICO NA PERPASSA DIVERSAS ESFERAS DO DIREITO", com todo mérito é o meu primeiro Titulo Jurídico.
O presente estudo tem como enfoque principal discorrer sobre o que de mais relevante, sob a ótica, de uma pesquisa elaborada para o Termino de Conclusão do Curso sobre o tema a Proteção do Feto Microcefálico da Universidade Ibirapuera – UNIB. 
O aborto é um tema polêmico, por suscita muitas divergências que sempre gera grandes debates envolvendo questões éticas, sociais, emocionais e religiosas, claro que pelo fato do Brasil ser um país laico, não se deve embasar política pública em aspectos religiosos, em casos comprovados de microcefalia, como ficará esta questão? 
O surto epidêmico o qual vem apresentando em nosso país gerando incertezas e dúvidas em torno da síndrome são, de fato, causas motivadoras para elaboração deste trabalho sobre “A Proteção do Feto Microcefálico na perpassa as diversas esferas do direito Constitucional, Penal, Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Previdenciário (LOAS) Lei Orgânica Da Assistência e do Estatuto da Pessoa com Deficiência”. Contudo não podemos deixar de considerar que o aborto é um procedimento considerado como um ato atentatório contra a vida. Vidas de fetos microcefálicos que tem a proteção em nosso ordenamento jurídico brasileiro. 
Assim, a análise deve ser feita criteriosamente dentro dos parâmetros legais. 
O trabalho traz informações relevantes a cerca da proteção do feto microcefálico, leis aplicáveis no âmbito do ordenamento jurídico, mas não restrito ao mesmo.
PALAVRAS-CHAVE: Feto Microcefálico – concepção – vida – direito do nascituro – proteção – personalidade.
REFLEXÃO MÁRCIA SANTOSDe fato, aprendi a sobreviver e também a caminhar ainda que a passos lentos no luto, de uma forma ou de outra fiz a minha escolha para amenizar e abrandar o meu luto, o resultado é claro, não poderia ser outro, foi promissor.
E talvez, o mais importante desta minha escolha e caminhada foi ver a minha família com este sorriso. E isto não tem preço.
É assim, desta forma eu posso visualizar o sorriso do meu Teteu, o plano foi realizado e concluído com mérito em prol de sua memória, e, de agora em diante viverei com este propósito de tudo que eu vier a fazer por escolha será promissor.
Meu Filhote mesmo ausente dos meus olhos mais dentro do meu coração merecerá sempre o melhor de mim. Isto é questão de honra.
Desejo que todos os pais Enlutados pelos seu Filhos Amados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para o tão esperando Reencontro" - Colossenses 1:11
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26.
ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS



Um comentário:

  1. Aprender a Sobreviver a perda de um Filho é terrível, Não tem coisa pior no mundo, pois a dor é tão grande que pedimos para morrer. Mas o AMOR que sentimos por um filho é maior que tudo!.
    Há minha amiga, você não é psicóloga, terapeuta e nem analista, mas é mãe de Mateus e da Raquel, uma mulher que ajuda Pais enlutados com seu Blog, Contando a perda de um filho Amado, expando a sua família pra ajudar o próximo, sim para mim você é o exemplo de vida, estou muito feliz por você está conseguindo realizar seus sonhos em memórias do Mateus.
    O Blog fala todo sobre isso, aprendendo a sobreviver a Perda de uma filho, por isso que você está sempre contando a sua história para Pais enlutados seguirem em frente, como você diz não é fácil e nem sera!, mas vamos tentar pelo nossos filhos que se foram e pela nossa família que Amamos tanto, Sou uma Mãe enlutada também, tentando sobreviver, tem dias que penso que vou morrer, mas estou tentando, Por isso que sempre estou lendo seu Blog para me fortalecer.

    Assinado: Ivone Mãe de Leandro

    ResponderExcluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br