O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 21 de maio de 2018

SE EU TIVESSE UMA SEGUNDA VEZ

21 DE MAIO DE 2018 - Aos noventa meses de tua partida, posso repensar em tudo que ocorreu deste o dia em que você nasceu até o dia de tua partida. É algo como uma tragédia de vindas e idas. Você veio e preencheu a minha vida completamente. Você se foi e deixou um vazio existencial na minha vida. O fato é que eu sentir um vazio absoluto, tão imenso profundo e extenso sem a sua presença. Sabe Filhote foram dias tão difíceis.  Meu Deus! Como foram árduos, muitos custosos, exigentes e doloridos. 
Como a partida prematura de um filho é devastadora aniquiladora para suportamos, ficamos tão inerte diante de tudo que acontece, que não sentimos o tempo passar. Quando percebemos que a nossa vida continua, então notamos que o tempo começou a passar lentamente e depois parece que o tempo voa. Então é tudo que precisamos é de tempo, não para curar, mas sim para nos adaptamos com a mutilação que ocorreu em nós. Sim uma mutilação irreparável.
É irreparável, pois não se pode repara, recuperar ou suprir, e por mais que eu tente explicar, só compreenderá quem já passou por isto. 
Neste sentido e se tratando de filhos a dor é única em todos os pais e mães enlutados, o que no faz diferentes é exatamente o tempo de partida de cada filho e as fases do luto que vivemos passando por elas sem um regra a seguir, apenas vamos entrando e saindo delas.
É claro que descobrimos e também aprendemos coisas sobre nós. O Quando de dor somos capazes de suportar e como mudamos diante de um fato inesperado que mudará a nossa vida por toda a nossa existência, seja para melhor ou pior. 
Eu posso dizer que ao decorrer deste tempo, eu não sinto mais a dor que quase me devastou e aniquilou como ser humano. Por amor ao meu Filhote, este amor foi muito maior que todos os momentos dolorosos que vivi até então.
E foi neste amor, que eu aprendi que sou a mãe do Mateus Santos para sempre, que o tempo e a distância que existem em dois mundo diferentes jamais mudarão este fato. Somente a saudade de todos os momentos que vivemos permanece em minha vida. 
Os momentos que vivemos juntos tem muita ternura, carinho, beijos, abraços, risos, alegria e orgulho foram tão verdadeiros e são maiores do que aqueles que precisei corrigi-lo não só com palavras firmes mais com palmadas educativas. 
Eu amei o meu Filhote intensamente e muitas vezes eu expressei que morria caso ficasse sem ele. Imagina eu dizia que Deus teria que me levar primeiro, sabe essas coisas que as mães dizem aos seus filhos, acreditando que tem poder para livra-los de tudo. Grande engano! Quem somos nós diante dos atos e escolhas de Deus Pai.
Eu continuo caminhando lentamente, um passo depois do outro, é assim que estou vivendo a vida que Deus escolheu. Não é mais a vida que eu almejava viver ao lado do meu Filhote até ficar velhinha até que me escolhesse. Sem o meu Filhote esta vida é muito diferente, descrevo que ela é insuprível por causa de sua ausênciaA saudade só existe na minha vida pela ausência constante do meu filhote, pelas coisas que não posso mais compartilhar.
SE EU TIVESSE UMA SEGUNDA VEZ - Sempre me pergunto: "Se eu tivesse uma segunda vez". A resposta é sempre a mesma: "Não mudaria nada até um dia antes da tua partida, somente o dia da tua partida".  Desta forma, sem o poder  sobrenatural nada posso fazer para mudar este dia. Então eu me resigno diante da decisão de Deus. Foi a vontade Deus Pai, chamou-te antes de mim. Deus quis ter-te ao lado Dele e quem sou eu para questionar a vontade de Deus? 
Mas a verdade é que desde que tu partiste, não há um só dia em que não pense em ti. Sinto a tua falta todos os dias, a tua ausência ainda é sentida eu procuro por você, chamo seu nome e recordo como era escutar sua voz ou me deslumbrar com o brilho do seu olhar. Todos os dias procuro mas só encontro silêncio e vazio.
Filhote os meus olhos não podem mais enxergar você. Minhas mãos não podem mais tocar em você. Meus ouvidos não podem mais escutar a sua voz. Mas meu coração baterá de saudade e amor eterno sempre por você, meu Filhote Amado!
O tempo passou e o desespero e a tristeza foram atenuando e no lugar deles foi ficando esta saudade, que eu sei será eterna e interna.
REFLEXÃO MÁRCIA SANTOSTodo dia é dia de sentir saudades. "Hoje eu pensei em você com intensa saudades e meu coração se encheu de tristeza, e fez as lágrimas em silenciosamente transbordaram pelos meus olhos. Mas não há nenhuma novidade nisso, porque sou sua mãe, eu pensei em você ontem, e anteontem, e todos os dias desde que você partiu para não mais voltar. 
Eu penso em você com ternura e muitas vezes em silêncio, e outras vezes chamo o seu nome "Mateus - Meu Teteu". 
Penso que você ainda está aqui, ao meu lado. 
Mas infelizmente tudo que me resta são memórias, são imagens, objetos, músicas e poemas que me fazem lembrar de você meu Filhote Amado,  aflorando ainda mais o amor dentro do meu coração. 
No seu lugar ficaram estas saudades eternas, que eternamente serão apreciadas e sentidas por te amar incondicionalmente.
A sua lembrança continua viva, presente, latente em minha vida. 
Deus agora tem você em Seus Braços, eu porém terei você eternamente em meu coração.
Eu sei que um dia Deus me escolherá e estaremos juntos novamente, mas até lá terei que esperar".
Desejo que todos os pais Enlutados pelos seu Filhos Amados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para  o tão esperando Reencontro" - Colossenses 1:11
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26.


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS

Um comentário:

  1. Olá Amiga, o que falar se você já falou tudo, o que sentimos. Faço minha a suas palavras, "Sempre me pergunto: "Se eu tivesse uma segunda vez". A Resposta é sempre a mesma: "Não mudaria nada até um dia antes da tua partida, somente o dia da tua partida." "Filhote os meus olhos não podem mais enxergar você. Minhas mãos não podem mais tocar em você. Meus ouvidos não podem mais escutar sua voz. Mas meu coração baterá de saudade e amor eternos sempre por você, Meu Filhote Amado!"
    Márcia, a vida de uma mãe enlutada é muito difícil, e quando nós sabemos que outra mãe perdeu seu filho, vem aquele turbilhão dentro da nossa cabeça novamente.
    Só queremos está lá para abraça-lo, 2 anos e 9 meses que Leandro se foi e a minha revolta ainda é grande. A minha "DOR" ainda não passou, sinto muita falta dele, a saudade não tem fim, as vezes penso que vou enlouquecer, quando me deito pergunto ao meu Esposo, O Por que? E ele diz que não tem uma explicação para mim dá. Só um abraço!
    Assim vou sobrevivendo dias após dias, dentro deste PESADELO.

    Ivone Mãe de Leandro.

    ResponderExcluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br