O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

terça-feira, 24 de julho de 2012

O SORRISO EM PLENA DOR

Hoje 24 de Julho de 2012, vinte meses sem você meu Filhote Amado, um mês de muitas emoções, mas nenhuma delas me completam. Quando serei completa novamente? Quando um sorriso fluirá dos meus lábios sem meu coração chorar por dentro? 
DIA 19 DE JULHO DE 2011- Minha Filhota completou 11 anos de vida em meio a dor e tristeza cantamos parabéns à ela, havia resolvido que não iria confinar minha Filhota ao meu "luto interno", que a sua vida teria que seguir enfrente com tudo que o Senhor Deus preparou para ela. 
Neste dia meu pai (Dantas), minha irmã Meire (Tatá), meu cunhado Márcio (Carioca), os meus sobrinhos Carolina (Carol), Caio e Núbia (Núnu) estiveram conosco parabenizando a Kekel, tínhamos que começar a trazer vida na vida da minha Filhota:"Porque eu quero e preciso ser para ela a mãe que ela sempre teve"
Quando comecei a entender que o meu Amor pelos meus Filhotes é bem maior que tudo, que nenhuma dor poderia ser maior que o meu Amor, então era hora de vencer a dor com o meu Amor. 
Ah!.... não é fácil nunca será para nenhuma Mãe ou Pai que viu o seu Filhote partir tão inesperadamente de sua vida para nunca mais voltar. Obter a certeza que ele continua vivo, muito mais do que antes, e que ele goza do melhor na Presença de Deus, isto requer um esforço de espiritualidade  e  reflexão de Vida Eterna para que o teu espirito possa capitar esta realidade que vem para todos "cedo ou tarde todos partirão", o ciclo de vida e de morte continua sempre presente "uns vão e outros vem", nascemos para viver uma vida física em um mundo onde tudo é matéria destrutiva, partirmos para viver uma vida espiritual onde tudo é espírito perpetuo. 

DIA 19 DE JULHO DE 2012 - Passaram os segundos, os minutos, as horas, os dias, as semanas, os meses e o ano e novamente chegamos no dia 19 de Julho de 2012, desta vez meu esposo espontaneamente resolveu leva-la ao Mc Donalds, sempre que levávamos ela e o Teteu eles diziam: "Mc Donalds nós amamos muito tudo aquilo" e riam entre eles. Fiquei surpresa por ver o meu esposo decidindo algo por nós, deste quando o Teteu partiu em 20 de Novembro de 2010 éramos impulsionando pela Kekel. 
Então fomos a Mc Donalds e junto conosco para parabenizá-la pelos seus 12 anos de vida, estavam os meus cunhados por parte do meu esposo Roselene e Gilberto.
Através da Roselene conhecemos o Gilberto uma pessoa que aprendemos a conhecer melhor  que nos acolheu em nossa dor e as minhas sobrinhas Babará, Bruna e Ana. Eu observava e pude ver minha Filhota rir como antes, quanto íamos simplesmente os quatros juntos. 
As lembranças vieram e por uns minutos eu viajei no tempo no passado quando falei pro meu Teteu que a familia ia aumentar, recebeu com um sorriso largo em seus lábios a novidade de mais um ente querido na família, ele foi meu grande companheiro durante a gestação, em nenhum momento ele sentiu ciúmes de sua irmã, embora isso aconteça com frequência em famílias onde o Filho presente sente ciúmes do que estar por vim. Este processo não aconteceu em nenhum momento durante o tempo que vivemos com o Teteu, ele recebeu a chegada da irmã com alegria e sempre tratou-a bem, sempre protegeu. Eles eram cúmplices em tudo, confidentes, não era só o irmão mais velho, ele era o amigo que escutava, que brincava e tudo mais. Pode até parecer estranho mas eles não brigavam, pelo contrário eles sempre estavam unidos, muito unidos.
“ - Filhote você não está aqui fisicamente para vivermos juntos os momentos que teremos que viver em sua presença em nossas vidas, e isto dói porque queremos ver o teu olhar, o teu sorriso, escutar a tua voz, dando as tuas opiniões o seu parecer, observar teus gestos, teus movimentos, sentir você, o teu cheiro, senti-lo de todas as maneiras que uma família deseja sentir o seu ente querido...”

PENSAMENTOS E REFLEXÃO CELESTIAL - "Meu Deus posso sentir o que minha Filhota senti, posso saber os seus pensamentos, eles tinham tantas coisas para viverem juntos, e, isto foi impossibilitado pelo Teus Desígnios que nunca entenderei e não acharei uma explicação para o que aconteceu conosco? Com a minha família? Por que teve que ser assim? Por que fomos os escolhidos? Por que o nosso Filhote o escolhido do Senhor? Os anos que deveriam ser vividos com alegria intensa e profunda pelas realizações, conquistas e vitórias eles serão vividos, não podemos evitar mesmo estando feridos a vida segue o seu curso natural, nada além de um dia atrás do outro. 
Teremos conquistas, vitórias e realizações só não teremos a alegria completa em nosso coração, pois de todas as Bençãos que o Senhor derramou e ainda derramará sobre nossas vidas a que me realizava com mãe por completa me pertenceu por 17 anos e 24 dias de vida".
"Meu Senhor Amado, eu continuo sendo mãe só que agora pela metade e por mais que busco o consolo através do teu Espirito isto ainda me dói, e tudo que eu conseguia suportar com facilidade por Amor aos meus Filhotes, hoje já não consigo ser tão forte, mas tenho ciência que o meu Amor é muito mais forte e maior, não há extensão, profundidade ou dimensão. Sei que estou debilitada humanamente afetada pela dor, pela ausência, pela saudade.......mas não pelo Amor"
"Ah! Meu Senhor Amado o meu ser espiritual que a verdade do que sou para Ti, sabes que o Teteu está bem em seu estado de espírito perpétuo, não possue parte, nem ciência de nada do que acontece na terra: “Pois os vivos sabem que partirão, mas os que já partiram nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles (dos sentimentos existentes na terra) - (Eclesiastes 9:5-6) o  Teteu  não sabe como estamos vivendo e lidando com a dor e saudade que são gigantescas dentro de nós. Para ele que partiu o amor, o ódio, a inveja e os demais sentimentos há muito desapareceram; nunca mais terá parte em nada do que acontece debaixo do sol”. 
"Eu sei meu Senhor: “Assim como a nuvem se esvai e desaparece, assim quem desce à sepultura não volta. Nunca mais voltará ao seu lar; a sua habitação não mais o conhecerá” -  (Jó 7:9-10), somente: "eu no tempo determinado por Ti poderei estar com ele novamente" - (2ª Samuel 12:23), e tudo que eu faça em meu tempo de vida não trarei meu Filhote de volta para os meus braços materno".
Entre tantos pensamentos e reflexões com Deus e Seu Reinado sobre o meu Filhote e as lembranças marcadas em minha vida eu vou além desta dimensão terrena, eu viajo mesmo, faço uma viagem espiritual no Reino de Deus onde busco ver tudo que há de bom ao seu lado, imagino tudo muito calmo, cores alegres, os anjos voando paralelo ao chão, os seus escolhidos andando em plena harmonia uns com outros no meio dos anjos, sem nada para impedir o fluir do Amor de Deus que emana sobre tudo e todos, onde não existe dor, doença, lágrimas, indiferenças e acima de tudo saudade sentimento este que nos consome dia após dia. 
Deus nunca jamais em tempo algum levaria os nossos Filhotes para sofrerem ao seu lado, isto contradiz a sua natureza Celestial Divina: "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas" (Apocalipse 21:3-4) e: "Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima"  -  (Apocalipse 7:16-17), é desta forma que eu idealizo o Reino de Deus Pai, há tantas coisas ocultas e desconhecidas para nós, entre tantas crenças, credos e religiões onde há variação de interpretação sobre Deus e Sua Palavra, mas uma coisa é certa o "Céu é lugar de Paz e de muito Amor".
Entre os pensamentos e reflexões do meu ser espiritual, onde eu viajo ao Reino de Deus Pai, eu sinto o Seu Bálsamo sobre mim, por saber que meu Filhote está bem, muito bem, tão bem que o seu Bem Estar está além do que eu posso imaginar como mãe e desejar o melhor para ele aqui na terra, se comigo aqui estivesse. 
Quando tentamos deduzir o que nos aguarda no Reino de Deus somos capazes de sorrir, mesmo com toda dor, toda saudade e toda ausência do Filho Amado em nossas vidas e por mais que demore sabemos que chegará a nossa vez de partir, para vivermos essa realidade junto com os nossos Filhos, não temos como evitar O sorriso em Plena Dor que surgi entre os nossos lábios  por esperar este dia...
Voltando a realidade atual de minha vida, ver a minha Filhota rindo ao lados de suas primas e tios, isto me fez bem. Meus cunhados Rose e Giba é assim que os chamamos perguntaram se deixaríamos a Kekel viajar com eles para Natal/Rio Grande do Norte local escolhido para passarem as férias de Julho. 
Refletimos, apesar do momento ser delicado, eu e meu esposo concordamos em deixa-la ir com eles. Sabíamos que eles estavam querendo proporcionar uma férias cheias de emoções para minha Filhota, como dizer não para estas pessoas? E por quê do não? Deixaria eu, a minha Filhota confinada ao meu luto interno por quanto tempo? Até que ponto ela suportaria viver assim? Eu como mãe, que a amo e desejo o seu melhor tenho que deixa-la viver intensamente a porção de sua vida e a porção que caberia ao nosso Teteu, e para isso "darei o melhor de mim para que a minha família possa sorrir"... Porque esta é a minha família e sempre será, escolhermos servir à Deus aqui na terra durante nossas vidas para servi-Lo no Seu Reino de Glória por toda eternidade do nosso ser espiritual, ao tempo certo Deus transformará a minha dor, a tristeza contida em meu coração em alegria. 
Eu creio que assim será... ainda que a minha família de geração em geração venha se findar na terra com a partida dos que a compõem, "todos" sem exceção estarão juntos novamente no Reino de Deus Pai: "O Teu Nome, ó SENHOR, dura perpetuamente, e a Tua Memória, ó Senhor, de geração em geração.... " - (Salmos 135.13), as promessas do Senhor, elas são minhas por Herança Perpetuamente.

Aos Leitores Trechos do Texto (O Menestrel): "Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. 
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.  E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na sua vida"William Shakespeare


Dedico esta postagem a minha Filhota Kekel, para Mães e Pais Enlutados que precisam fazer uma escolha mesmo vivendo na dor, na saudade e na ausência dos nossos Filhotes Amados. Porque isto é o que eles esperam de nós, que possamos Sorrir em plena dor.

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS, AOS SEGUIDORES E LEITORES E AOS PAIS ENLUTADOS DO BLOG MÃES E FILHOS ELO ETERNO.
Clique Aqui e veja mais imagens
         

2 comentários:

  1. Márcia, sou Regina tenho dois filhos no céu, sempre leio o teu blog e fico impressionada com tudo que você escreve, hoje ao ler a cerca do Reino de Deus de tudo que você acredita ter lá, sentir um alivio muito grande por saber que meus filhos Iago e Igor se encontram muito bem.
    Sabe eu sou uma pessoa que acredita muito em Deus, mas nunca vi alguém falar com tanta clareza acerca do céu, expressar de forma tão linda aponto de nós aliviar, ouvimos muitas coisas sobre morte, perda, céu, inferno e tantas outras mais de pessoas que tentam nos consolar, que muitas vezes pioram a situação.
    Você tem razão ao falar que o céu é lugar de paz e amor eu achava que no céu as pessoas sofriam os mesmos sentimentos como nós aqui na terra, agora sei que não, faz sentido tudo que escreveu, sei que não terminou a postagem, mas estou ansiosa para saber mais.
    Sou mãe de Iago e Igor que partiram em 2001 através do acidente de ônibus, para jogar bola no campeonato barroquense em 2001 na cidade de Barrocas, meus filhos quantas saudades.

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, sinto tanto orgulho, tanto orgulho de ve-la avançando e sei de todo o esforço que precisou e precisa fazer. Porque sempre, apesar de toda a dor, sempre se coloca se despojando de si e buscando estar no centro da vontade de Deus, a começar pelo seu blog, por sua capacidade de ministrar fé, amor e esperança ao coração de pais enlutados e que choram essa dor de ver o filho cumprindo o chamado de Deus. Que Ele continue te dando força para voce desempenhar sua maternidade com plenitude e que continue te ungindo para fazer desse espaço, um lugar do cuidado de Deus. Um beijo em Kekel e muitas felicidades, que a alegria do Senhor seja a força dela. Amo voce, beijos.

    ResponderExcluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br