O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

NATAL SEM CHOCOTTONE

O Natal de 2010, eu estava petrificada, impactada, anestesiada, entorpecida com a partida inesperada e prematura do meu Filhote, a dor, o vazio, a saudade e a tristeza eram gigantescas em minha vida, não que estes sentimentos tenham amenizado com o tempo, por experiência própria, as pessoas nunca deveriam falar; "que o tempo cura tudo", pois a partida de um filho amado nunca é curada na vida de uma mãe ou pai enlutado pelo seu filho. 
Fotos em Tupã Natal de 1993
Neste ano que se passou, exatamente treze meses, eu continuo sentido dor, vazio, saudade e tristeza, estes sentimentos se fazem presente todo tempo da minha vida, eu apenas me habituei com eles, é como se estes sentimentos fossem uma cicatriz em qualquer parte do corpo, ainda que o tempo passe ela vai continuar sempre ali, esta deixada pelos sentimentos esta no mais intimo do meu ser, nem adianta falar que ainda é cedo para eles amenizarem, isto tudo não tem sentido as pessoas falam o que querem, porém sem sentir, pensam que o tempo cura tudo e que tudo pode ser substituído, pode ser que cura um amor com outro amor, um emprego com outro emprego, um namorado com outro namorado, uma casa com outra casa, um carro com outro carro, uma jóia com outra jóia e assim por diante, mas um filho não substituí com outro filho, o que partiu é Insubstituível, por isso pensar, falar e não sentir, então é melhor que não fales nada, pra não falar o que não tem noção, sem sentimentos, o que realmente não sente no coração.
Não existem teorias, regras ou práticas para amenizar a dor da partida de um Filho Amado, o que existe é algo sobrenatural que nos fazem nos apegar a Ele mediante a nossa confiança e fé acreditando que Ele fará a diferença em nossa vida neste momento onde ninguém mais fará, é a Presença de Deus Pai.
Novamente o Natal de 2011 se aproxima o dia 24 de Dezembro, a véspera do Natal, sei que ela chegará e terei que enfrenta-la, como tenho enfrentado todas as datas comemorativas do ano com tristeza no coração e com muitas lembranças que vem em minha memória de tudo que vivi, sozinha não tenho forças para suportar, em todas tenho me apegado com Deus, e esta data não será diferente, peço a Deus que me ajude a suportar, pois eu sei que o mundo estará em plena festa pelo nascimento do Senhor Jesus a este mundo, e eu, estarei triste pela partida do meu Filhote para Reino de Deus Pai, é tão estranho, mas exatamente no dia 24 de Novembro estava sepultando o corpo do meu Filhote, a separação só houve fisicamente, eu o amarei e levarei meu Filhote em meu coração por onde for ... por toda a minha vida...

RESTRUTURAÇÃO - Certa vez, eu estava na casa da minha cunhada Rosemeire, após o almoço de domingo, fomos cuidar da louça suja, enquanto ela lavava eu ia secando e guardando, a conversa ia fluindo entre nós, entre muitos assuntos que conversamos, estacionamos na partida do meu filhote, em certo momento falei a minha cunhada Rosemeire que eu; "precisava reestruturar minha vida novamente", ela falou: "reestruturar, isso não tem como reestruturar", percebi que ela não entendia a que eu estava me referindo sobre reestruturação da minha vida. É muitas pessoas não entendem o que queremos expressar, acredito que dentro do coração de mãe e pai enlutados pelo seus Filhos os sentimentos mudam e os pensamentos também, alguns vão além mudando nossas atitudes na rotina de nossa vida. 
O apego em certas coisas do mundo desaparece completamente, o objetivo é voltar a estar novamente ao lado do Filho que partiu "o Senhor o deu e o Senhor tomou;"  Jó 1:21b, desejando que o tempo passe rápido, quanto mais acelerado for, melhor, talvez menos dor e saudade sentiremos. É como se tivéssemos nos preparando para partir á qualquer momento, os anseios das coisas do mundo não nos atraem como antes, o que as pessoas jugam ser tão importantes em suas vidas, deixam de ser para nós mães e pais enlutados, a nossa visão vai além de uma mãe e pai que ainda tem seus Filhos em seu regaço, nós percebemos que nada do que existe neste mundo levaremos conosco, quando olhamos para os pertences e tudo mais que ficou do nossos Amados Filhos conosco, nem o nosso corpo que carrega o nosso espírito não entra no Reino de Deus, essa matéria chamada corpo humano apodrecerá com um odor tão insuportável á sete palmos de profundidade da terra dentro de uma caixa de madeira, restando somente os ossos que chamamos de "restos mortais" para serem guardados na gaveta ossária por tempo indeterminado até que sobram somente as cinzas ou de um modo mais acelerado a cremação, o final é sempre o mesmo voltaremos ao pó "e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus que o deu" Eclesiastes 12:07, ainda que muitos vivam neste mundo como se isto nunca irá acontecer com eles, este é o verdadeiro final do ser humano virá pó.
Fotos em Tupã Natal de 1993
Voltando a reestruturação, antes do nascimento do Teteu eu tinha uma estrutura de duas colunas como base de vida. Desde que o Teteu nasceu a minha vida ganhou uma estrutura diferente, a base de três colunas, depois veio a Kekel a base de quatros colunas, aos meus olhos nada poderia ser melhor, estava realizada como mãe e esposa.
Minha vida tinha quatro colunas que a sustentava, pontos que eu julgava firmes e inabaláveis, sendo a Presença de Deus a cobertura. Tudo do Teteu, incluindo seus hábitos, gostos e costumes foram colocados nesta estruturação agora com três bases. Ir ao supermercado e pegar nas prateleiras tudo que ele gostava e trazer para casa deste pequenino, ir a feira e trazer suas frutas prediletas, ir a lojas para comprar as roupas, tênis, boné que melhor combinava com seu estilo, com seu jeito de ser, o que lhe agradava, o seu perfume, etc ... enfim tudo aquilo que ele necessitava para o seu dia-a-dia de existência, para cada data comemorativa algo que ele gostava ao seu modo.
Eu tive que aprender a me estruturar, pois, as quatros bases se tornaram três, mas a Presença de Deus continua sendo a cobertura e sempre será. Hoje continuo indo ao mercado, a feira, as lojas, o que era habitual do gosto dele, não trago para casa, apenas olho com tristeza no coração de não poder trazer, pois não terá ninguém para saborear, a minha Filhota Kekel tem outros hábitos, gostos e costumes diferentes que não são os do Teteu. Nesta época do ano sempre íamos ao supermercado ou as lojas comprar panettones, antes de chegar o Natal já estávamos tão fartos de comer panettones, quanto chegava o dia do Natal só em olhar, já estávamos por satisfeitos, o Teteu se deliciava com uma coca-cola e chocottone.
Recentemente fomos ao supermercado e compramos panettones de frutas, o chocottone ficou na prateleira do supermercado somente o Teteu gostava de chocottone em casa, o de mousse era o seu predileto, aliás tudo para ele deveria ser de chocolate, ele saboreava com um vontade tão gostosa que dava prazer de comprar.
Não sei se algum dia poderei sentir alegria contínua em meu coração, agora em tudo que faço por mais simples que seja, eu sinto a ausência física do meu Filhote, com isto a lembrança de uma determinada situação vivida ao seu lado toma conta de mim, mesmo que seja um momento novo e diferente, minha mente fala ao meu coração: "Ah! se o Teteu estivesse aqui...", talvez seja porque ele não esta presente, e eu não posso ver a sua reação, o seu sorriso de algo que fosse bom ou engraçado, o seu olhar de assustado de algo que fosse estranho ou esquisito. Tenho sempre a sensação que falta alguém, claro, faltando o meu Teteu, nem as doces lembranças nestas datas comemorativas preenchem a falta que você faz, meu Filhote Amado.
Este Natal não teremos chocottone, outros que virão também não teremos, nem mesmo o panettone de frutas não tem o sabor que tinha antes do Teteu partir, não há alegria ou satisfação em tê-lo nesta data em casa, aliás não há satisfação em tudo que façamos sem a presença do meu Teteu. Sei que Eu, meu Esposo e minha Filhota Kekel precisamos continuar, a nossa missão não acabou, o livro da vida não se fechou para nós, a nossa história ainda continua sendo escrita, e por mais que doa e sangre a ferida, precisamos continuar, por mais que não achamos razão para nossas vidas, precisamos encontrar uma, ter um alvo, um objetivo, um desejo que seja constante para nós aqui na terra, pois a Graça nós já a temos, de vivermos espiritualmente junto ao nosso Filhote Amado Teteu, e será Eternamente ... Por toda a Eternidade...

RECEBI ESTE E-MAIL  DE CONFRATERNIZAÇÃO CONTENDO ESTA MENSAGEM DE UM AMIGO, PARA NOS CONFORTAR, ACHEI INTERESSANTE, POIS A VIDA É BEM ASSIM MESMO, AINDA QUE SEJA REPRESENTADA COMO UM TREM OU COMBOIO ONDE CARREGA MUITAS PESSOAS COM SUAS HISTÓRIAS, COMPARTILHO COM VOCÊS:
O trem da vida/Comboio da vida - Autor Desconhecido
Há algum tempo atrás, li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura muito interessante, quando bem interpretada. Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.


Quando nascemos entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos que estarão sempre conosco: nossos pais. Infelizmente, isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos no cominho, amizade e companhia insubstituível... Mas isso não impede que durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser mais que especiais para nós embarquem. Chegam nossos filhos, irmãos, amigos e amores maravilhosos.

Muitas pessoas tomam esse trem apenas a passeio. Outros encontrarão nessa viagem somente tristeza. Ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por este trem de forma que, quando desocupam seu acento, ninguém sequer percebe.

Curioso é perceber que alguns passageiros que nos são tão queridos, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante o percurso, atravessemos, mesmo que com dificuldades, o nosso vagão e cheguemos até eles... só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado para sempre.

Não importa, a viagem é assim, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperanças, despedidas... porém, jamais retornos. Façamos essa viagem, então da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e provavelmente precisaremos entender, pois nós também fraquejamos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.

Eu me pergunto se quando eu descer desse trem sentirei saudades... acredito que sim. Separar-me de algumas amizades que fiz será, no mínimo, dolorido. Deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito riste, mas me agarro à esperança de que em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram... e o que vai me deixar mais feliz será pensar que eu colaborei para que ela
tenha crescido e se tornado valiosa.

O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros, ou até aquele que está sentado ao nosso lado. Façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranquila, que tenha valido a pena e que, quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem da vida.

Todas estas paradas que o trem da vida faz, irá continuar a fazer e até aquelas paradas inesperada deixando um dos nossos entes queridos e amados em uma determinada estação, onde sentiremos a dor da separação, carregando a saudade e a tristeza em nosso coração. O final da nossa viagem nos levará a Presença de Deus. 
E Ali apresentaremos a Ele a nossa bagagem...      Boa viagem e siga em frente ...

Então é Natal em breve será Ano Novo, que seja Feliz quem souber o que é o Bem...

Música Original
So This is Cristimas
Cantor:  John Lennon
Versão: Então é Natal 
Cantora: Simone




          COMPARTILHO COM VOCÊ A MINHA ORAÇÃO DE NATAL
Grandioso Deus e Eterno Pai Celestial, em Nome do Teu Filho Amado o Senhor Jesus Cristo que enviastes ao mundo para demostrar o verdadeiro Amor aos homens da Terra, nesta noite Santa, depositamos diante de Tua Majestosa Presença todas as nossas lágrimas pelo nossos entes queridos que partiram de nossa vida e com eles todos os nossos sonhos e esperanças contidos em nossos corações.
Senhor Amado pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue as lágrima, por aqueles que gemem sem ter quem escute o seu clamor, suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar, e por aqueles que gritam paz, quando nada mais podem gritar.
Abençoa Senhor Jesus, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da Luz da Tua Palavra Eterna que vieste acender no trajeto escuro de nossa fé.
Ah! Senhor Jesus, que o Seu Olhar de Amor Misericordioso penetre em nossa vida, como a brisa morna da primavera, e acorde a esperança adormecida sob as folhas secas das ilusões, dos medos, da indiferença, do desespero e das perdas que tivemos ...
Senhor que o Seu Perfume Suave, exale com ternura envolvendo todo o nosso ser, confortando-nos e despertando a alegria que jaz esquecida por trás das lamúrias e distrações do caminho e das lágrimas pela perda dos nossos Eternos e Amados Filhos...
Senhor que o Bálsamo do Seu Amor acalme as nossas dores, silencie as nossas queixas, socorra a nossa falta de fé e cure as nossas feridas abertas.
Senhor que o Calor da Sua Presença de Bondade se derrame sobre o nosso espírito e derreta o gelo milenar do egoísmo que nos infelicita e faz infelizes nossos semelhantes...
Senhor que o Seu Coração Generoso permita-nos crescer em nossa intimidade, e que possamos  tirar todo e qualquer preconceito que faça morada em nós...
Senhor Amado que o Sua Paz seja presente em todos os povos da Terra, do Oriente e do Ocidente, e as guerras nunca mais sejam possíveis entre a raça humana, pois perante aos Teus Olhos Puros somos todos iguais e merecedores da Tua Graça...
Ah! Senhor de minha vida,  que as Suas Mãos Santa e Poderosa sustentem as nossa vida, e nos arranquem dos precipícios dos vícios, da ira, dos ódios que tanto nos infelicitam... que possamos alcançar a liberdade concedida em Ti e sejamos livres de tudo que nos aprisionam.
Senhor Querido que a Água Cristalina que emana dos Seus Olhos de Misericórdia percorra nossa alma no mais íntimo do nosso ser, e remova o lodo do ciúme, da inveja, do desejo de vingança, e de tantos outros vermes que nos corroem e nos matam lentamente... extirpando a mágoa que se aloja em nosso íntimo e nos turva as vistas, impedindo-nos de ver as virtudes e qualidades dos nossos semelhantes...
 para que os abracemos sem receio, sem defesas, sem prevenções... 
Senhor que a Pureza do Teus Olhos se faça presente em nossos olhos para que possamos ver tudo com pureza e inocência, deixando as impurezas que nos contaminam impedindo de
 amar os nossos inimigos a fazer desabrochar em nosso ser toda luz que te Ti irradia impedindo de sermos luz por inteiro...

Senhor que o Sopro do Teu Espírito nos impulsione na direção da Sua Presença onde todo o firmamento do Céu consiste, onde não mais se ouvem gemidos de dor, e onde a felicidade plena  é realidade. Ajude-nos a desenvolver o gosto de buscar o Teu Reino e o conhecimento da Tua Vontade mediante a Tua Palavra, para que possamos encontrar a verdade que nos liberta da ignorância pertinaz e dos anseios deste mundo...
E, por fim, Amado Senhor Jesus, que  cada ser humano possa sentir a Sua Presença Santa, e  o Calor do Teu Abraço Amigo, convidando a todos a uma vida mais feliz em todos os cantos da terra para que sejamos um em Ti... Deste agora e para sempre eu Te Agradeço... 
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ...  Amém....

REFLEXÃO DO NATAL - Lembrar do verdadeiro sentido do Natal, qual seja a renovação da fé, da esperança e do amor… Amor no sentido mais puro e simples da palavra...  Amor universal...  Amor pelo próximo....
Por que falo tanto de amor? Por que friso tanto o amor? Podes questionar. Porque o amor é tudo. Afinal, como já disse o Senhor Jesus Cristo: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". João 15:12.

Então, pense nisso. Aproveite para encher tua vida de amor. Rancor? Raiva? Vingança? Etc. Ainda guardas tais sentimentos dentro de ti? Liberta-te deles e apenas ame. Ame muito. Ame até quem te fez sofrer, quem te fez chorar, quem te magoou, etc... Quem sabe não é a oportunidade de que esse alguém precisa para se redimir de seus erros. Abre o peito e deixa o amor fluir… Verás como o maior beneficiado será tu mesmo. 
Que o amor nasça nos corações dos homens de boa vontade, e se a dor nascer, resista-a pra sorrir...



AOS SEGUIDORES E LEITORES DO BLOG MÃES E FILHOS ELO ETERNO E EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS QUE O SENHOR DEUS E PAI CELESTIAL NOS ABENÇOE COM SUA GRAÇA INFINITA EM NOSSA VIDA, PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR A BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL VONTADE DO NOSSO DEUS E PAI CELESTIAL...  Romanos 12:02
ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA


2 comentários:

  1. Linda homenagem Marcia !!!
    a distância pode causar saudades mas nunca o esquecimento!!!!!!!! lindo o amor que vocês sentiam um pelo outro, existem coisas na vida que a gente se arrepende de não ter feito, momentos que deixamos pra depois sendo que o amanhã é a Deus que pertence.
    Peço a Deus que de forças para suportar esta perda em nossas vidas ... sempre que precisar conversar pode contar com migo!!! abraços ANDREA
    LINDO, MUITO LINDO MESMO......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha amiga pelas palavras, realmente eu ainda não conseguir entender e aceitar, mas vivo hoje muito mais para Deus do que antes, pois eu tenho a certeza em meu coração que esta separação é física e temporária, sei que quando chegar a minha partida, eu estarei eternamente ao lado do meu Filhote Amado.
      Ainda que lá, não sejamos cientes do que ocorreu conosco, de tudo que vivemos juntos. mas a certeza esta aqui comigo...
      Beijos em teu coração minha linda Andrea

      Excluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br