O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

SEMPRAR O QUE É BOM DO QUE É RUIM - #MateusSantos#olutoémeu#odireitoémeu

20 DE FEVEREIRO DE 2025 - Quanto mais eu me distâncio da data de tua partida, e vou avançando para viver um renovo de cada dia, e muita vezes, não é fato de ter mudado ou ficado diferente, é que o tempo passou e aprender faz amadurecer, e vai se desapegando de tudo que não é recíproco, que por sinal é muito bom, pois não ficamos em débito com ninguém, e aprededer fazer escolhas e saber escolher e separar o que é bom, do que qué ruim e desgastante.

Mas entendo que pessoas que tem por hábito falar mal dos outros, é claro que estaremos sempre na mira das maldades e das depreciações. São pessoas que semeiam maldade em nossas vidas, mas que acabam colhendo e suas próprias vidas. Portanto, devemos ficar em paz. 

Na verdade nunca sabemos qual o lugar que estamos ocupando  ou que representamos na vida de uma pessoa, porque uma hora ela nos trata como alguém tão especial, e depois nos descarta como se fossemos qualquer um. Sim, são pessoas que não tem firmeza em suas considerações.

Quando passamos por experiencia de perda e chegamos no fundo do poço e saindo deste fundo e sobrevivendo a dor da perda, a saudade intensa nada mais em nossas vida nos assustará, ainda que seja extremamente desconhecido. Nosso objetivo é colocar a prioridade de reestrutura a nossa família que se encontra em pedaços, em meio a dor que todos sentem, e nesse processo não importa que fica quem vai, o que importa é a família.

No decorrer do tempo enho bservando, que tem muita gente exausta. São pessoas  que testam no automático porque, se parar, desaba. Pessoas que acorda já no limite, que sorri no trabalho e chora no banheiro. Pessoas que tá segurando a barra como pode e às vezes, como não pode também. Tem pesssoas que não sabe como vai pagar a fatura do cartão esse mês, estão contando moeda pra fechar o aluguel.

Pessoas que estam lutando contra um problema de saúde, do corpo ou da mente, e que não consegue nem respirar direito de tanta preocupação. Tem quem esteja voltando pra casa agora, depois de um dia inteiro de esforço, só pra encontrar frieza onde deveria haver acolhimento. Tem quem perdeu pai, mãe, filho, e está aprendendo a viver com a ausência, como quem reaprende a andar depois de perder uma parte do próprio corpo. 

Tem pessoas passando por crise de ansiedade sem nem saber onde dói. Tem quem esteja sorrindo com o coração completamente quebrado. Pessoas com medo do futuro, sem saber nem por onde começar.  Pessoas sofrendo por um amor que acabou, sofrendo pra ter coragem de terminar o que já acabou faz tempo. Todo mundo enfrentando um leão. Maior ou igual ao que você ou eu enfrentamos todos os dias.

Por isso, seer empático. Com quem cruza o nosso caminho, com quem trabalha conosco, com quem as vzes nos atende, com quem nos ama e até com quem mal nos conhece. Não precisa saber o que o outro carrega pra tratá-lo com respeito. Gentileza acompanhada de empatia não exige contexto. E empatia nunca é exagero. 

O mundo atualmente esta cheio de tanto ódio, tanta violência, não há tolerância para mais nada, as agresões de todas as formas vêm do nada e credito que devido  sensibilidade em querer que tudo tenh harmonia podemos perceber com tanta nitidez.

Eu mesma afastei de lugares de muita hostilização, por enteder que sai do meu lar para encontrar ambientes hostis e com muita ranço, pessoas om sentimenos de aversão, antipatia, raiva, desprezo ou repúdio, até mesmo a inveja, por muitas vezes sem nenhum motivo específico ou racional, apenas por ouvir o que não condiz com tal pessoa, por muitas vezes sentir um mal-estar, aquela incapacidade  de suportar a presença ou ações dealguém que dilata muito ódio sem razão.

Me afastei sim! Me afastei de muitas pessoas, ou melhor, exclui da minha convivência, dos meus contatos e não faço questão nenhuma da presença tais pessoas na realização dos meus sonhos futuros. Me afastei e não me arrependo do que fiz pelo simples fato de ter tentado várias vezes fazê-los conhecer o meu coração verdadeiramente e tais pessoas nem sequer tentaram me entender,  ou apenas respeitar os meus sentimentos e a minha fé.

Sou do tipo de pessoa que reconheço o valor dos outros,  respeito, defendo quando injustiçadas, chamo de amigas, e digo "conte comigo sempre". Sou daquelas que torço mesmo para a felicidade das pessoas que gosto, e não meço esforço algum para ajudá-los. As protejo em amor e dou  uma, duas, três, quatro talvez chances além do limite porque entendo que todos temos o direito de tentar de novo e continuo neste mesmo entendimento.

Mas quando  me canso, quando sinto que não fazem questão de mudar, e percebo que a minha alma está desconfortável dentro de uma amizade oportunista, me posiciono. Então, deixa ir, outras  vezes fazer as malas e ir, sem despedidas para que o outro não encontre uma oportunidade de nos manipular outra vez. Dói, mas passa. Isso não quer dizer que devemos carregar mágoas e ressentimentos, isso quer dizer que é o nosso dever perdoar quantas vezes for necessário, amar sem exigir nada em troca, estar sempre pronto para fazer o bem até para quem não nos quer bem, tolerarmos os fracos na fé, mas que também precisamos guardar o nosso coração e nos distanciarmos de tudo que nos distancia de Deus, seja por atos, palavras ou sentimentos.

Deixo com essas pessoas  o meu perdão, a minha gratidão,  e as minhas orações. Me afasto silenciosamente. O que não me acrescenta, sabota a minha paz. Decisão de vida. Doída talvez, mas muito necessária. Nichos emocionais não carrego comigo nunca mais. Os amigos verdadeiros permanecem,  e levo comigo para onde eu eu vou. Muito amor e pouca intimidade, em alguns casos, é só assim que funciona.

Desejo que todos os pais Enlutados pelos seu Filhos Amados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para o tão esperando Reencontro" Colossenses 1:11.

"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26.

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br