O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MÃES ENLUTADAS E FILHOS ETERNIZADOS


Exatamente hoje 20 de Fevereiro de 2012, completa quinze meses da partida do meu Filhote, e nesta minha caminhada para encontrar-me novamente como mãe, esposa e um ser vivo, neste mundo frio e cruel por causa da incompreensão e do desamor existentes em algumas pessoas que desconhecem o que seja isto na vida de Mães e Pais que viram seus Filhos Amados partirem prematuramente, deixando uma vida inteira pela frente à ser vivida com sonhos, conquistas, vitórias e realizações onde tudo foi interrompido inesperadamente num dia comum de nossas vidas. 
A minha busca pela Força, Conforto e Amparo de Deus Pai sobre a minha vida, onde alguns dias foram terríveis, outros aniquilantes, outros massacrantes, outros cruciantes e outros ainda desesperadores... 
Eu acredito que o pior já passou, nada poderá ser pior de agora em diante, deste a partida do meu Filhote, tudo o que veio após, às vezes nem acredito que estou vivendo dia-a-dia com todos os sentimentos estabilizados ou estáveis em minha vida... Ao lembrar do meu Filhote e esboçar um leve sorriso em meus lábios, por saber que ele faz parte do melhor que possuo em minha vida. 
Nesta minha caminhada desconhecida e estranha, cheia de sentimentos dolorosos, sendo eles incompreensíveis para aqueles que se encontram no caminho paralelo ao meu, percebi que todos os seres humanos caminham paralelamente em caminhos diferentes ou estradas diferentes como queira definir. 
As diferenças existem nesta caminhada, alguns andam no caminho da alegria, outros no caminho da enfermidade, outros no caminho do preconceito, outros no caminho do fracasso, outros no caminho dos vícios, e outros, como Eu e muitos Pais Enlutados que andam no caminho da dor provocada pela Ausência do Filho Amado que partiu antes de nós, sim, existem vários caminhos paralelos ao nosso, todos na mesma direção. 
No final, destes caminhos paralelos que nos levam para o mesmo eixo inicial (Deus) de onde começamos a caminhar. Ao sairmos deste eixo para iniciarmos a nossa caminhada não dizemos; "que todos os homens vem de Deus!", só não sabemos quem voltará para o mesmo eixo, depois desta longa caminhada percorrida.
Não nos perguntamos; "será que todos voltarão para Deus?", ou se alguns "se perderão no caminho?", por esse ou aquele motivo que os levaram a sair fora da reta do eixo (Deus) e perderam a visão no meio da caminhada.    
Compartilhei e compartilho meus sentimentos com muitas Mães e Pais Enlutados pelos seus Filhos Amados, e eles, compartilham seus sentimentos comigo, em nossa dor e fraqueza, fazemos bem um ao outro, somos impulsionados a temos e sentimos os mesmos sentimentos, quase sempre temos as mesmas atitudes em tempos diferentes, descobrimos que os mais nobres de tudo que começamos a viver juntos são os sentimentos: " O Amor ao nossos Filhotes, O Respeito pela Dor que sentimos e a Solidariedade pelo nosso próximo no âmago de sua vida, queremos de uma forma ou de outra ajudar", nesta caminhada.

Fatalidade ou Tragédia - De repente nossos Filhos Partiram! Eles se foram. E para sempre... E sabemos que a partida de um Filho ou Filha "é a experiência mais universal ao mesmo tempo mais assustadora, cruel, dolorosa e desorganizadora que vive o ser humano", e essa dor é tão profunda, que paralisa, emudece, ensurdece, "Ninguém entende a dor de uma Mãe, só mesmo quem viu seu Filho partir”, mesmos sendo diferentes, juntas somos unificadas por sermos Orfãs de Filhos e vivermos um turbilhão de sentimentos dolorosos e esmagadores.
Dizem por ai: “Que ser Mãe é padecer no paraíso”, quanta alegria e celebração à mulher que pode dizer isso – ela é Mãe de Filho vivo... Mãe de Filho que partiu é mulher que desce ao inferno da dor, do desespero e da depressão. Sua vida, de céu não tem nada, há apenas um quedar-se insone, ansioso e impotente diante de um destino que não pode mudar, numa busca onde os sentimentos e conflitos surgem em proporção devastadora em nossas vidas, ainda que tenhamos outros Filhos um não substitui o outro, o que se foi é irreparável, não há substituto...
Poder Inexistente - Se as Mães pudessem pressentir a partida inesperada de Filhos, em crimes e acidentes, ou salvá-los da partida anunciada por enfermidade que vai se estendendo, simbolicamente tentaríamos aquilo que é fisiologicamente impossível: pelo mesmo e agora já inexistente cordão umbilical, através do qual os colocamos no mundo, os traríamos de volta ao aconchego do nosso útero. Sim, é nele, útero, que a constante dor emocional da partida, quase sempre psicossomatizada, lateja fisicamente. 
Psicólogos afirmam: “Muitas mulheres, ao perderem suas crianças, sentem pontadas no útero” – útero que já foi preenchido pelo feto, feto que virou Filho, Filho que virou sepultura. “A dor não passa jamais”, diz Luciana Mazorra, psicóloga clínica e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. “Emocionalmente e fisicamente, é como se ela fosse mudando de lugar e machucando a mãe em espaços diversos.”, a verdade que; “A Partida de um Filho Amado é dor que dói na alma e no corpo” e mais “não há superação”, mas tão somente adequação de seu dia-a-dia ao sofrimento. 
Luto  - É a dor causada pela partida de um "ser amado" e viver o luto é viver essa dor. É um tempo obrigatório entre duas fases da vida: a que se deixa, pela separação do ente querido, e a que vem depois. É preciso se soltar da relação que existia para se construir uma verdadeira vida nova, para ter um novo recomeço dentro desta realidade de vida apresentada, e isto, é muito difícil, esta é a fase da que eu chamo de "Reestruturação", sem esquecer a pessoa amada que partiu, é impossível esquecer meu Filhote.
O luto não é uma doença, mas pode vir a ser um "Luto Mórbido" se a pessoa não o viver. Choque, negação, raiva, culpa, depressão são as reações mais comuns que surgem no processo de luto. Estudos mostram que, quando as pessoas não lidam com esses sentimentos, a dor não passa. Compreender as emoções e os sintomas da perda são passos importantes para a superação do luto, se é que podemos superar. Por tudo isso, a missão principal dos demais é apoiar o luto e não ignorá-lo... Este momento é tão decisivo na vida de enlutados, e se tratando de enlutados por Filhos, somente o Poder Sobrenatural da Presença e da Força de Deus para nos ajudar...
Tratamento para Luto -  Não há uma receita única para resolver o luto. Algumas pessoas procuram o terapeuta, o padre, o amigo, a família, o pastor, o mentor espiritual, o trabalho e até o isolamento; outras se juntam com seus pares para trocar suas experiências. Além disso, cada um lida com os sentimentos de um modo particular. Entretanto, algumas atitudes podem auxiliar na superação da dor: falar com amigos; não se culpar de nada; perdoar-se pelo que fez ou deixou de fazer; cuidar da própria saúde; procurar uma instituição ou grupos de auto-ajuda... Bom também é ouvir o testemunho não são só as palavras de quem já passou pelo luto, mas a sua própria sobrevivência. 
Isto significa que o convívio com os pares é importante para a amenizar o luto. Mas de tudo, é não se culpar e se perdoar por tudo o que fez e o que deixou de fazer durante a existência do ente amado, em nosso caso nossos Filhos, este momento é a fase que eu chamo de "Reflexão" dos meus atos, onde armazenei os melhores momentos vividos com meu Filhote em meu coração e em minha memória.
A Partida - De um ente querido, em nosso caso nossos Filhos, por si só, constitui um mistério incompreensível, desde o começo dos tempos, e é um assunto que ninguém gosta de falar, e não há profeta na terra que saiba explicar, entende-a como uma etapa da existência cumprida. Não dizemos que a partida do ente querido (Filhos) foi "vontade de Deus", que a pessoa "já cumpriu sua missão" e agora se encontra "num lugar mais feliz" ou qualquer outra afirmação vinculada às crenças ou credo religioso ou ao conceito que já se tenha.
O que eu sei, que neste longo interminavél processo eu aprendi: “Com ele, é, com ele, Meu Filhote Amado, que estou aprendendo a viver melhor, a ser uma pessoa melhor para mim mesmo e para os outros”, que compõem o Grupo de Mães e Pais Enlutados do Elo Eterno, acho que isso é o resultado de busca para me encontrar novamente e da Presença de Deus em minha vida, Ela faz toda diferença.
Como Mães aprendemos amar os nossos Filhos deste quando estavam em nosso ventre, deixar de ama-los, isto é impossível, apesar de sermos Mães Enlutadas, por um luto involuntário e vários turbilhoes de sentimentos que não escolhermos para sentirmos e vivermos, mas aprendemos a conviver com todos ele, neste processo tomamos ciência: "que o nosso Amor e a nossa Saudade são bem maiores pelos nossos Filhos Amados... Ah! nossos Filhos..."
Nossos Lindos e Amados Filhotes ainda que as pessoas ou que o mundo esqueçam, nós, Mães e Pais, jamais, em tempo algum esqueceremos. Eles serão sempre nossos Filhos Amados.... Pois o nosso Amor, é incondicional ao tempo e a distância...

MÃE É SEMPRE MÃE EM QUALQUER SITUAÇÃO - Quem dentre vós poderá julgar uma  Mãe...   um Filho, é para Sempre... 
Existem ex-maridos, ex-mulheres, ex-sogras, ex-sogros, ex-namorados, ex-namoradas, ex-amantes uma infinidades de ex... mas não existem ex-Filhos... Filhos são para sempre, estejam eles "presentes ou ausentes", eles são para sempre... Só partem quando nós, Mães, fecharmos os nossos olhos um dia, enquanto vivermos eles vivem dentro de nós com toda a intensidade que ser possa ter o coração de uma Mãe. 
Neste mundo de dores e sofrimentos, existem tantas Mães sofrendo e sendo sufocada pela dor. Mães que não chegaram a conhecer os seus Filhos e pensarão sempre como eles seriam se tivessem conhecido o mundo, como seria a sua voz chamando: "Mãe!"; Mães olhando os Filhos a definhar com doenças incuráveis sem nada poderem fazer até o fim; Mães que em segundos perdem os seus Filhos nas estradas ou em circunstâncias acidentais mais diversas; Mães que sofrem vendo os seus Filhos se perderem com más companhias, nas drogas, na prostituição, na violência, no crime, ou nas situações complicadas que nem imaginamos que possa existir... até que partam, sem nada poderem fazer.
Porquê? Porque fomos as Mães escolhidas? Porque foram os nossos Filhos os escolhidos? Será que aconteceu e pronto? Chegaram em nossa vida trazendo alegria em nosso coração... Partiram de nossa vida deixando nosso coração ferido e sangrando pela dor. Procurar entender e aceitar é algo difícil, por não conhecermos os Desígnios de Deus aos seus escolhidos (nossos Filhos) que partiram antes de nós Mães, que intensamente e profundamente ferida e desfalecida pelos sentimentos, buscamos força, amparo e consolo neste mesmo Deus que os levou para Si, e temos que aprender a sobreviver neste mundo de dor, onde fomos introduzidas involuntariamente, sem preparo algum, sem uma segunda opção, sem uma escolha, nos sentindo impotente diante da realidade dura e cruel que se faz presente a todo tempo em nossa vida.

Procurar neste mundo de dores, o que poderá amenizar a nossa dor, somos impulsionadas a fazer algo de bom ao nosso próximo, de uma forma ou de outra que possa nos aliviar, nós Mães cada uma ao seu modo e ao seu tempo busca a mesma coisa "A CURA" pela dor causada pela Ausência de nossos Filhotes Amados que partiram de nossas vidas....  E descobrir que no final de cada dia, podemos aguentar ou suportar muito mais do que acreditamos ... Porque Deus acredita em nós.
REALIDADE - Estamos vivendo em tempos em que os dias são maus, não basta o seu dia o seu próprio mal? Vivermos em um mundo que se desencandeia para a inclinação do desamor e da maldade, onde o amor e a bondade são sentimentos quase que extintos nos seres humanos; "As Mães de Filhos Presentes não estão livres de se tornarem Mães de Filhos Ausentes", não é nossa escolha, nada escolhemos, somos apenas escolhidas no dia-a-dia em que vivemos... onde o amanhã é desconhecido por nós seres humanos, conhecido somente por Deus, o Grande Ser Supremo, pois o amanhã à Deus pertence e à mais ninguém ...


           COMPARTILHO COM VOCÊ A MINHA ORAÇÃO 
"Querido Senhor Deus, não compreendo os Teus Desígnios no percurso da minha vida nesta caminhada, pois os Teus pensamentos são maiores que os meus, mas Te darei meu coração para que possas dele cuidar, me sustentar em minha dor e me levas para perto de Ti...
Meu Senhor Amado, sei que não prometestes dias sem dor, risos sem sofrimento, sol sem chuva, mas Tu prometestes estares comigo, no dia da minha angústia, no dia do meu temor, no dia da minha assolação e no dia da minha aflição...
Tu me prometestes, que nestes dias maus o Senhor estarias me sustentando com a Destra da Tua Justiça, me fortalecendo e me ajudando a caminhar nos dias da minha fraqueza...
Tu prometestes, estares comigo Querido Senhor em todo tempo, concedendo-me o Teu Amparo até a consumação dos meus dias, pois a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-me do Teu Amor, que está em Cristo Jesus meu Senhor e Salvador...
Confio em Ti, meu Amado Senhor, pois sei que não és homem para mentir e nem filho do homem para que se arrependas do que falas ou fazes...
Tu prometestes, que a Tua Presença estarás sempre comigo aonde quer que eu ande, no vale da morte para sobreviver a dor da partida, mesmo sendo a dor da partida do meu Filhote Amado, no vale das águas e dos rios das lágrimas elas não me submergirão e no vale do fogo não haverá chama ardente para transforma-me em cinzas e não me queimarei diante do fogo abrasador da ira, da cólera, da decepção, da frustração ou da irreverência do meu próximo.
Meu Amado Senhor, guardas o meu espirito, conserva-o junto de Ti, permitas que repouse em paz em Tua Presença,  que na Grandeza do Teu Amor meu espirito possa aconchegar e na Beleza da Tua Santidade conservar-se puro para sempre.  Amém, Graças à Deus."

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA
           AOS SEGUIDORES E LEITORES E EM ESPECIAL AS MÃES ENLUTADOS












2 comentários:

  1. A dor maior de nossa existência é da perca de um filho(a),Dor maior...só Deus pode nos mostrar...é uma dor que sentimos o coração sangrar, a palpitação da saudade sair pela boca e pelos poros. Dor maior que esta é de não ser compreendida, por quem não passou por isto. Escutamos às vezes de até parentes: ....Já está na hora de esquecer e voltar a viver...,mas como? Sobrevivemos cada dia, viver nunca mais, aprendemos lhe dar com este sentimento, mas não significa que esquecemos, ...jamais...até o último suspiro. É muito triste, ou seja ouvir das pessoas que temos que esquecer....como esquecer de um filho que convivemos 24 anos e carregamos 9 meses em nosso ventre. Se alguém solene me ajude, faça minha memória se apagar....É impossível. Só lamento a incompreensão de quem não passou por isto.....não desejo para meu pior inimigo.

    ResponderExcluir
  2. Perdi meu filho e minha dor é sufocante um filho é tudo na vida de uma mãe , um acidente sem explicação não deixou ele volta pra casa depois de um dia de trabalho dói muito e fica sempre a pergunta o por que, e pessoas pedindo para se confortar uma mãe jamais si conforta com a ida de um filho.😭

    ResponderExcluir

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br