O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL) ISQUÊMICO TRANSITORIO

O Acidente Vascular Cerebral (AVC)conhecido popularmente como "derrame cerebral" acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. 

AS CAUSAS - O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.
IMPORTANTE SABER - Que nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve ser considerado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira. 
Existe outra condição chamada "Ataque Isquêmico Transitório" (AIT ou TIA, do Inglês) que consiste na interrupção temporária do fluxo sanguíneo, causando sinais e sintomas iguais ao AVC que, porém revertem-se espontaneamente em um curto período de tempo. O ataque isquêmico transitório deve ser encarado como um aviso de que algo está errado. Sua causa precisa ser descoberta e tratada, antes que o AVC ocorra.
PRINCIPAIS SINTOMASOs sinais e sintomas do AVC se iniciam de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, de acordo com a lista abaixo:
  • Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo.
  • Alteração de visão: turvação ou perda da visão, especialmente de um olho; episódio de visão dupla; sensação de "sombra" sobre a linha da visão.
  • Dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples.
  • Tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.
O QUE FAZER DIANTE DA SUSPEITA DO AVC - A identificação rápida dos sintomas é muito importante para o diagnóstico e o tratamento adequado, além de redução de incapacidades. Dirija-se imediatamente a um serviço hospitalar especializado. Não perca tempo! Cada minuto é importante, pois quanto mais tempo entre o surgimento dos sintomas e o início do tratamento adequado maior a lesão no cérebro.  
Toda esta previa para falar do ACV que eu tive, e que me deixou por meses ausente do Blog. Então vamos ao que interessa.

23 DE NOVEMBRO DE 2020 - Data em que completei cinquenta e dois ano de idade, um bolo simples para uma data rotineira de uma mãe que sobrevive um luto involuntário interno e eterno por um filho amado, que em seu coração traz as marcas de cicatrizes dolorosas.
27 DE NOVEMBRO DE 2020 - Eu sempre pensei que havia vivido os momentos mais piores da minha vida com a partida do meu Filhote em 20 de novembro de 2010. 
Estava completamente enganada, na madrugada deste dia exatamente as quatro e trinta (4:00hs) da manhã, acordei do meu sono com vontade de fazer xixi, levantei-me e fui ao banheiro, após terminar com o procedimento urinário,  voltando para cama logo nos primeiros passos comecei a sentir de forma muito rápida formigamento e dormência do meu lado direito do pé até a cabeça.
Olhei para minha mão que estava com espasmos contínuo ao mesmo tempo que sentia o meu rosto repuxando da boca para orelha, ou seja minha boca estava ficando torta.
Neste momento estava perdendo o desequilíbrio do corpo ao mesmo tempo que gritava tentando acordar o meu esposo  dizendo: "amor repreende o que você está vendo", porém ele não acordava do seu sono profundo.
Muito rápido pensei já que vou cair, caio sobre o meu esposo e lá fui eu caindo sobre ele, que acabou acordando todo atordoado enquanto dizia: "repreende meu amor o que você ver, repreende em Nome de Jesus, não aceite, repreenda ..."
Olhando para mim percebeu a situação que me encontrava e começou a orar e eu em concordância com ele, e no final da oração dizemos juntos: "amém, assim seja graças a Deus", então eu perdi a consciência, ou seja, eu apaguei.
CONTINUA (...)
Desejo que todos os pais Enlutados pelos seus Filhos Amados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para o tão esperando ReencontroColossenses 1:11.
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26.


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br