- Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo.
- Alteração de visão: turvação ou perda da visão, especialmente de um olho; episódio de visão dupla; sensação de "sombra" sobre a linha da visão.
- Dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples.
- Tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos.
- Dores de cabeça fortes e persistentes.
- Dificuldade para engolir.
MÃES E FILHOS ELO ETERNO - Me chamo Márcia Santos - Sou uma Mãe que chora a dor da partida prematura do meu Filhote Amado Mateus Vieira dos Santos, carinhosamente chamamos de (Teteu), aos 17 anos e 24 dias de vida, sinto saudade dos momentos vividos ao seu lado. Estou aprendendo que "As pessoas que amamos elas nunca morrem, apenas partiram antes de nós, permanecendo vivas nos corações de quem as ama". Eu Amarei Incondicionalmente e Levarei o meu Filho por onde for (...)
O ELO MATERNO
PESQUISAR NESTE BLOG
sábado, 19 de dezembro de 2020
AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL) ISQUÊMICO TRANSITORIO
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
DEZ ANOS SEM VOCÊ "MATEUS SANTOS"
Já passou dez anos, meu filhote amado! Você se foi e me deixou com infinita saudade. Tenho aprendido a viver sem sua presença do meu lado. É claro que não tem sido fácil, mas tenho conseguido superar todos os desafios. Sinto falta do seu abraço, do seu jeito de enxergar a vida e do modo como sempre me apoiou nas grandes decisões da minha vida! Você estará sempre vivo no interior do meu coração! Até um dia, meu filhote amado!
Hoje exatamente as dezessete e trinta (17:30) da tarde de um sábado foi quando percebi que meu filhote não estava entre nós, mas sim com o Pai Celestial, não foi nada fácil deste então.
Todos os dias procuro por você, chamo seu nome e recordo como era escutar sua voz ou me deslumbrar com o brilho do seu olhar. Todos os dias procuro mas só encontro silêncio e vazio, e uma saudade de arrepiar.
Meu filhote você foi dos meus braços antes do tempo, ou assim acredito eu, mas o meu amor por você é o mesmo. Pois sua vida pode ter acabado, mas eu continuo sendo sua mãe para sempre.
Tento entender e aceitar, continuar minha vida sem olhar demais para trás, mas a saudade que arrasto comigo às vezes não tem como conter, e enche meus olhos de lágrimas de dor.
Meu filhote um dia você encheu nossas vidas de luz e amor, tempos que fui plenamente completa e feliz, só que não sabia
Como queria poder abraçá-lo mais uma vez, dizer que o amo e ver um sorriso largo iluminar seu rosto. Tanta saudade, filhote!
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
MATEUS SANTOS VINTE E SETE ANOS - SAUDADE INFINITA
Esta foto retrata a última vez em que comemoramos o seu aniversário aos 17 (dezessete) anos de vida, hoje ele completa 27 (vinte e sete) anos, mesmo não estando presente conosco, porém eu acredito que a sua essência vive e continuará nesta dimensão espiritual sendo eterno. Ao longo deste anos que se passaram não foi nada fácil reviver este momento e não será para os demais anos que virão.
O dia já amanhece triste como o meu coração, o céus completamente nublado, apesar do silencio dentro de mim, escorreu lágrimas dos meus olhos. É claro que é impossível terminar este dia, se não olha para entro de mim e começar orar, eu preciso falar com Deus, somente assim me alivio, e apesar de tudo mesmo assim eu não posso deixar de Agradecer a Deus pelos anos vividos ao lado do meu Teteu (...) Esta é a minha oração:
Senhor meu Deus e meu Pai Celestial, Senhor de tudo que eu tenho tanto no céu como na terra, eu quero Te agradecer com toda a força do meu ser, por ter me escolhido para ser a mãe do Mateus Vieira Dos Santos, por 17 anos e 24 dias de vida, a quem eu chamei e continuo chamando carinhosamente de Meu Teteu - Meu Eterno Teteu, meu Filhote amado.
E deste então, ele se encontra sobre a Tua Presença, sobre os Teus Braços, diante dos Teus Olhos e sobre os Teus Cuidados. Eu sei que os Teus Cuidados são melhores que o meu, por isto eu tenho a certeza que ele estar muito bem.
Passe as mãos em seus cabelos, porque eu não poderei fazer isto;
Toque em seu rosto, porque eu não poderei tocar;
Olhe em seus olhos, pois seu não poderei olhar;
Diga à ele: "Você é um ótimo Filho", porque eu não poderei dizer isto à ele;
E diga também "Feliz Aniversário", pois eu não poderei dizer à ele;
Este é o desejo do meu coração que o Senhor tenha com ele, neste dia tão especial a comunhão que eu não poderei ter.
Pai Amado, aqui na terra envolva a mim e a minha família com Teu Amor e Tua Paz, nos conceda a força que precisamos para continuarmos, pois em Ti estar a Salvação da minha família. Guarda-nós oh Pai, como a meninas dos Teus Olhos, não somente hoje mas para todo o sempre Amém.
domingo, 20 de setembro de 2020
A TRAVESSIA DE UM LUTO.
A partida de um(a) filh(a) independentemente do tempo que tenha de vida que constitui, com toda certeza é uma das experiências mais traumáticas para os seus pais. O sentimento de plenitude e felicidade são violentamente esmagados pela dor da partida, pela ausência de sentido, pela incompreensão e, claro, pela necessidade de viver um luto involuntário.
TRAVESSIA DE UM LUTO - A vida não para. Vem em ondas, uma se sobrepondo à outra, às vezes parecendo nos afogar. Ou aos atropelos. Se não se freia, entra em congestionamento e engavetamento. Ou descarrilamento. E se é preciso coragem para se estar vivo, necessita-se ainda mais para seguir, continuar; morrer algo aniquila algo por dentro e, ainda assim, continuar vivendo. São ruínas, que precisam se reconstruir e se reconstituir, ainda que dos fragmentos e estilhaços restantes. Cujos remendos permanecem aparentes, posto que não se colam como antes. Faltam partes, ainda que mínimas… Embora gigantescas! Com veios remanescentes que não escondem suas marcas da própria vida.
Pais que fizeram esta travessia do luto, não tem mais o medo da partida ou de partir e nem do que a vida poderá proporcionar momentos bons ou ruins. Ao passar por isso já conhecem um pouco da morte, já fez um contato com ela, então desmistifica um pouco. Claro que num primeiro momento não. Durante a existência do Teteu conosco, eu e meu esposo tínhamos muito medo de que acontecesse alguma coisa com ele. E num dia comum de nossas vidas o pior aconteceu (...)
Encarar um luto não é e nunca será vergonha deixar a dor aparecer, muito pelo contrario é luto vivido, doído na alma, no coração, no corpo físico. Sentir vontade de chorar, gritar, xingar, emputecer, mas é preciso falar do quanto dói com Deus, com as paredes isto é encarar.
Ninguém passará pela trajetória da vida sem sentir dor por algo ou alguma coisa que perdemos, seja sofrer pela perda de um amor, pela perda de uma oportunidade, pela perda de um ente querido entre outra perdas, porque simplesmente somos vulneráveis e frágeis. No entanto não é o que acontece que nos marca, mas o que podemos fazer a partir de nossas dores.
É preciso deixar ir, é preciso saber perder, é preciso deixar-se perder para então apropriar-se do que resta. O luto é assim "não apresse o rio pois ele corre sozinho. 0 luto é assim, ele se faz no seu próprio tempo, ele tem a sua própria travessia"
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
O TEMPO PASSA E A SAUDADE AUMENTA MAIS (...)
O tempo passa e a saudade aumenta, é muito complicado este sentimento chamado saudade, que o tempo não leva, ao contrário ela resisti ao tempo com toda força que possui em cada um de nós, e cada saudade tem um nome, uma história a ser contata.
A saudade que fica é do riso, do toque e do cheiro. É a vontade de te ter por perto, de sentir energia e a alegria. Do amor que viveu e que inda poderia viver, a saudade que fica todos os dias é de lembrar tudo o que se foi vivido juntos uma sensação não passa.
Tenho vivido deste modo, o que para muitos chamaria de uma experiência de vida , e provavelmente a mais dolorosa de um ser humano, porém para mim , é só saudade.
Viver com a saudade é ter consigo uma mistura de sentimentos o qual tem por referencia a pessoa amada ausente de nossas vidas, afinal é a falta da presença que provoca a saudade que machuca, que comprimi o coração e parece que ira nos sufocar sem dó.
E ainda com o passar do tempo nada melhora e não se caleja, apenas vamos sobrevivendo um dia após outro. Claro que cada um tem a sua própria maneira de lida com este sentimento saudade.
Entendo que a saudade é ter tido alguém em sua vida, e num determinado momento ela partiu e muitas vezes de forma inesperada, é assim que eu descrevo a saudade embora ela seja indiscernível. Sendo assim, na memória de quem ama não há e nem jamais haverá lugar para o esquecimento, somente a saudade por tanta alegria sentida, e muita falta.
O coração continuará a chorar por um tempo que não poderá mais voltar, mas este mesmo tempo poderá ser capaz de transformar a dor de uma partida em uma saudade serena. Apesar da serenidade, a saudade continuará incontrolável, quando aperta o coração e as lágrimas escorrem pelos olhos é impossível de retê-la, os sentimentos afloram (...)
Na verdade se não nos apegar com Deus neste momento é possível entrar num estado de tristeza tão profunda até que a depressão tome conta do coração, e para voltar não será nada fácil. Tudo bem chorar, gritar, esmurrar entre outras coisas exteriorizar o momento desta saudade acompanhada de dor e tristeza, mas não deixe a depressão tomar o lugar do amor pelo ente querido que partiu.
Sim, eu sei é difícil, mas não é impossível, o querer precisa ser mais forte do que tais sentimentos. Entendendo que a saudade será uma companheira indesejável e involuntária em momentos de nossas vidas cujo o proposito é fazer sentir a falta da pessoa amada.
segunda-feira, 20 de julho de 2020
INFINITA SAUDADE
A sua falta se faz presente todos os dias de minha vida, e com isto tenho saudades das nossas conversas, risadas e gargalhadas. Saudade daquela música que ouvíamos juntos, tenho saudades de você segurando e apertando minha mão, dos seus beijos sobre o meu rosto.
Tenho saudades daquele seu perfume que costumava usar, alias você sempre estava perfumado. O tempo vai passando e a tal saudade só aumentando dentro de mim.
Não existem palavras no mundo capazes de traduzir o significado que o meu filhote tem para mim, este sentimento que nos une jamais terá um fim, entre eu e meu filho! Talvez o tempo me traga serenidade para entender a partida do meu filhote antes de mim, mas a dor e a saudade que esta partida provocou, ele não curará, em tempo algum.
domingo, 21 de junho de 2020
VIDAS PARTIDAS
21 DE ABRIL DE 2020 - Acredito eu que não há neste mundo um só ser humano que não saiba que exista um momento de chegada e outro de parida. Não há transição que não implique um ponto de chegada e se torna uma partida, tudo depene de um processo. Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente. Temos de saber o que fomos e o que somos, para sabermos o que seremos.
Quantas pessoas estão partindo exatamente neste momento no mundo inteiro, ou quantas vidas estão sendo partidas, quantos vínculos afetivos estão se partindo ou se rompendo de uma forma repentina e bruta, a partida de entes queridos já ocorrem por diversos meios e motivos.
VIDAS PARTIDAS - Existem vários tipos de afetos, mas eles precisam ser verdadeiros, pois serão muitos importante em nossas vidas. Eles serão os únicos bens duráveis, imutáveis e sem preço que sentimos pelas pessoas queridas que amamos. Vidas partidas é o estado do ser humano pelo qual o vinculo se rompeu; "Você pode não estar fisicamente ao meu lado, mas estará eternamente em meu coração com carinho".
CORAÇÃO PARTIDO - É uma metáfora comum usada para descrever a intensa dor psicológica. É normalmente associado com a perda de um entre querido um cônjuge ou parceiro, embora, a perda de pais, filhos, animais de estimação ou amigo íntimo também pode "quebrar o coração" de alguém, mais contudo é suportável. Mas a partida de um filho da vida rotineira de seus pais esta é dilacerante, ocorre que muitos não conseguem suportar, ela é massacrante e pode causa a perda ou adormecer os melhores sentimentos que ser humano possa ter dentro de si.
Este sentimento é frequentemente experienciado durante as fases de luto e pesar. A frase refere-se à dor física que pode ser sentida no peito como resultado da perda, sendo também, por extensão, inclua o trauma emocional, mesmo que não seja acompanhado de dor somática. Embora a dor do "coração partido" não implique normalmente um defeito físico no coração, existe uma patologia conhecida como miocardiopatia de takotsubo (Síndrome do Coração Partido), em que um incidente traumatizante desencadeia no cérebro e a distribuição de substâncias químicas que enfraquece o miocárdio. Isto resulta em vidas partidas.