O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

DIA 24  DE JANEIRO DE 2014 - Aos trinta e oito meses da partida do meu Filhote caminhando para o quarto ano de sua ausência em minha vida, parece ser um tempo tão longo e às vezes tão recente. Eu não teria vivido todo este tempo se não fosse o Poder de Deus sobre mim que muitas vezes me traz calma e paz quando idealizo a dimensão espiritual que o Teteu se encontra onde tudo é belo e harmonioso, onde a vida é vivida em sua essência de plenitude, onde todos somos verdadeiramente iguais perante o Senhor e n'Ele somos um só.
É estranho mas quando me deparo com qualquer tipo de fatalidade ou tragédia que levou a mortis de forma cruel e desumana, agradeço a Deus pelo Teteu esta em sua Presença, embora tenha partido antes de mim aflorando sentimentos dilacerantes os quais pareciam que iam me sucumbir da fase da terra, ou me aniquilar como ser humano.Às vezes eu não gostaria de saber das verdades a cerca da Palavra de Deus, ela é tão real em nossos dias: Saiba disto; nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder...” 2ª Timóteo 3:1-5. Eu não sei o que será desta geração de jovens bons que serão vitimas de jovens maus.
Parece que estamos caminhando para uma humanidade caótica, o meu coração se aperta pela minha Filhota Kekel que viverá numa geração que somente o Poder de Deus é capaz de mudar. Atualmente percebo que a ausência de Deus é muito grande o que ouvimos e vemos  no cotidiano é pavoroso. E no meio deste caos a pergunta que não se quer calar. Cade Deus? Esta onde sempre esteve, mas o coração do homem: "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando" os maus e os bons." - Provérbios 15:3.
Podemos pensar que no momento que estamos tomados pela dor estamos sozinhos sem o amparo de Deus. Mas não é bem assim. A dor que sentimos é tão profunda que nos asfixia lentamente provocando um tipo de anestesiamento criando a impossibilidade de pensarmos sobre qualquer outra coisa, apenas pensamos e queremos os nossos Filhos de volta. Em meio a tantas perguntas sem respostas e tantas outras coisas que nos tomam por completo a noção de vida que ainda existe em nós. 
A Presença de Deus nestes momentos é imperceptível, estamos focados somente na dor. Mas Deus esta presente em nossas vidas, Ele é o Emanuel o Deus conosco: "...o Espírito ajuda as nossas fraquezas..." Romanos 8:26, prefiro esta tradução: "...o Espírito nos assisti em nossas fraquezas..."para ajudar é preciso estar presente envolvido na mesma situação. Com ajuda de Deus aos poucos voltamos a respirar, saímos do anestesiamento e começamos a viver não como antes, pois nada será como antes, reabilitamos em um novo tipo ou estilo de vida totalmente dependente de Deus. É verdadeiro que os olhos do Senhor estão sobre os maus e os bons aos que choram e que se alegram.
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE - Eu estou no meio desta humanidade que caminha para uma direção, algumas pessoas assim como eu marcadas pela dor provocada pela partida prematura do(a) Filho(a) Amado(a) outras provocadas pelas drogas, pelo crime, por uma doença degenerativa com um processo lento e tantos outros fatores. Sempre digo que existe dois mundos paralelos que abrange a humanidade - os Enlutados que choram e os Alegrados que riem.
Quando tudo era completo em minha vida me sentia realizada, vivia no mundo dos alegrados. Hoje não é mais completo, falta o meu Filhote e não me sinto realizada pelo mesmo fator, vivo no mundo dos enlutados gente como a gente que sente saudades todos os dias daqueles que amamos e vivem em nossos corações, os quais nos recordamos constantemente e que levaram consigo parte de nós e de nossa vida.
Talvez,  "A mais bonita lágrima é a da saudade, pois ela nasce dos risos que já se foram, dos sonhos que não se acabaram e de lembranças que jamais se apagam." Caminhei no mundo dos alegrados e agora caminho no mundo dos enlutados e de uma coisa tenho a plena convicção em nenhum deles: "não compreenderei os planos de Deus para mim, mas sei que Ele é conhecedor do meu caminho"
Na música; Assim caminha a humanidade do Cantor Lulu Santos tem um trecho que é bem real: 
Ainda vai levar um tempo/Pra fechar
O que feriu por dentro/Natural que seja assim
Tanto pra você/Quanto pra mim
Ainda leva uma cara/Pra gente poder dar risada
Assim caminha a humanidade/Com passos de formiga/E sem vontade. 
Ele fala de uma perda amorosa, não deixa de ser o nosso caso perdemos algo que amamos que possui um elo indestrutível  maior do que pudemos imaginar. O nosso Amor pelos nossos Filhos que não está suscetível a mudanças; que não se abala; inabalável ou imutável: sentimento puro e fortemente indestrutível. 
É desta forma que eu sinto o Amor pelo meu Filhote nada na minha vida pode elimina-lo, nem mesmo quando eu partir pois este sentimento é Eterno e levarei comigo para onde eu for.
A dor, saudade e ausência dos nossos Filhotes não impedem o Amor que sentimos por eles  de fluir com intensidade dentro de nós, jamais em tempo algum deixaremos de ama-los e não importa o que os alegrados irão dizer, eles não tem motivos para chorarem. Não são como nós e não poderão compreender. Eles só sabem a teoria o que conhecemos e vivemos na prática e que muitas vezes não coincidem. Porém, sabemos que por amar os nossos Filhos a saudade que sentimos deles, os eternizarão enquanto vivermos.
REFLEXÃO MÁRCIA SANTOS - Compartilharei um texto de um autor desconhecido, temos tantos autores desconhecidos com tamanha grandeza de sabedoria sinalizando que no final de toda uma jornada de caminhada enlutada por entes queridos que amamos de forma intensa haverá o reencontro, e para este evento acontecer em nossas vidas precisamos nos preparar estruturando emocionalmente, psicologicamente e acima de tudo espiritualmente, chama-se: Todo ser humano é um poema!! 
"Um discípulo pergunta a seu Mestre: Mestre, o que é a vida e a morte? E o Mestre começa a escrever na areia o mais lindo verso que ele já vira, poema maravilhoso de divina inspiração. Mas, subitamente, surge uma onda mais forte a ao bater na areia leva todo o poema. Dois sentimentos tomam conta do discípulo: um de perda e outro de raiva. Perda, pois o poema era único. Raiva, pela ação inesperada da onda. E aí o Mestre lhe pergunta:- Gostou do poema? - Amei, mas não gostei da onda tê-lo levado. O Mestre pergunta:- Lembra-se do poema? - Sim, jamais irei esquecê-lo, como poderia, se é de uma beleza magnífica?- responde o discípulo. E o Mestre lhe diz:- Nossa vida é assim como as palavras e os passos sobre a areia. Um dia a onda ou o vento vêm e leva a areia. É da natureza das ondas e dos ventos e nem por isso deixam de ser belos. O "porque" não nos interessa, pois sabemos que assim é a lei universal. Não sabemos quando todos nós seremos levados. Todo ser humano é um poema, independente da matéria. O poema pode não estar mais escrito na areia, mas sempre estará em nossas mentes e corações até o dia em que o nosso próprio poema se juntará a ele, formando o infinito no livro de poesia do cosmos. Somos parte de um todo, mas ao mesmo tempo únicos. Saudade, é claro, sentiremos muitas, pois é mais do que normal querer a quem amamos por perto. O desafio, que não é impossível, está em compreender que essa separação não é para sempre. Que um dia encontraremos de novo quem amamos. Enquanto isso, devemos seguir nossa jornada com alegria e com amor para podermos valorizar ainda mais o poema que carregamos dentro de nós."
Assim caminha a humanidade e temos que continuar caminhado junto com ela. Somos humanos e acima de tudo somos Mães e Pais Enlutados que se aproximam cada vez mais daqueles de quem amamos. 


DEDICO ESTA POSTAGEM A MEMÓRIA DOS FILHOS ETERNOS DOS PAIS QUE SEUS FILHOS PARTIRAM PREMATURAMENTE.


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS LEITORES E SEGUIDORES DO BLOG EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS


CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br