O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

LEMBRANÇAS & RECORDAÇÕES

20 DE FEVEREIRO DE 2017 -  Nossas digitais não se apagam das vidas que tocamos,  o conhecimento do passado nos limita ou nos beneficia?  O que quer que você faça na vida, será insignificante. Mas é muito importante que faça, porquê ninguém mais fará. Como quando alguém entra na sua vida e metade de você diz: "você não está preparado". Mas a outra metade diz: "torne-a sua para sempre!" Das lembranças que eu trago na vida, você Filhote Amado é a saudade que eu gosto de ter, porque só assim sinto você bem perto de mim outra vez, agora são exatamente setenta e cinco meses de pura saudades e lembranças plenas. 
Sabe Filhote o tempo passa, e não para e com ele a vida que segue, as saudades que ficam e as lembranças que afloram, na verdade eu preciso delas para viver. 
Eu preciso da nossa história para continuar o presente, tenho tantas coisas de você, meu Deus! Eu poderia ficar a minha vida inteira só expressando todas as lembranças que se projetam em minha memória, algumas haviam ficado perdidas durante a sua existência conosco aqui na terra Algumas tristes como no dia em que tivemos que dar adeus para a vovó, como você chorava e eu não pude acalmar a tua dor, sofremos juntos cada um a sua maneira. Outros emocionantes, quando estava grávida da Kel, e ela começou a mexer, coloquei tua mãozinha em minha barriga para que sentisse Filhote o seu sorriso largo, seus olhos brilhantes como esquecer, se tudo isto faz parte da nossa história, alguns momentos são tão nossos que até o papai desconhece.
Ocorre Filhote que por mais que o tempo passe jamais em tempo algum poderei esquecer o que vivemos juntos.
LEMBRANÇAS - É algo que fica presente na memória. "Um acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas uma chave para tudo o que veio antes e depois"; ou RECORDAÇÃOÉ aquilo que está guardado na memória; o que se recorda como uma experiência já vivida; o que expressa uma situação já passada, acontecida num determinado momento na vida de alguém.
LEMBRANÇAS & RECORDAÇÕES - Então, nada está claro se é algo que pertence a nós, ou se é algo que já passou! Porque quanto de real tem uma lembrança? Quanto tem de imaginação? 
Que devemos considerar boa por ter acontecido, ou ruim por terminar? A lembrança é o melhor presente para tornar um momento inesquecível? Ocorre que é muito triste lembrar de algo que não acontecerá mais, principalmente com aqueles que já se foram.
As vezes me pergunto se uma lembrança é algo que se tem , ou algo que se perdeu (...). Eu ainda não encontrei a resposta, assim como milhares de pessoas que escrevem e falam sobre lembrança ou recordação não há uma resposta que seja convincente o suficiente. É justamente essa controvérsia, essa magia, essa contradição e essa mistura de sentimentos que fazem com que uma lembrança seja o mistério que é. E sabemos que é melhor não entender determinadas questões. 
Eu tenho tantas lembranças do meu Filhote, não estou falando de momentos que foram registrados em meu cérebro, falo de bilhetes e cartas escrito por ele, das mensagens deixadas em minhas agendas, as quais jamais irei desfazer.
Naquele momento meu Filhote expressava o seu Amor por mim, fora de uma data comemorativa, fotos e tantas outras coisas, que não podem ser tiradas de mim, porque eu não quero, eu preciso delas para sobreviver ao meu luto interno e eterno. 
Se isto é apego ou idolatria não me importo, o Filho é meu, a dor é minha, a saudade é minha, o luto é meu, assim como tudo que se refere ao meu Filhote é meu, é do meu interesse e se for bom muito me agrada e me faz bem.  
REFLEXÃO MÁRCIA SANTOS - Apenas sei e repasso que no  decorrer do tempo do meu luto vivenciado pelo meu Filhote aprendi de forma muito dolorosa que a lembrança ou a recordação é a saudade uma ente muito amado e querido ausente em nossas vidas.
Meu conselho é: Deixam que te invadam e te arrastem para terrenos desconhecidos, ou coisa parecida. Que ajam como um conforto em teu coração. E que consigam, por um momento, acalentar você da dor, da ausência e da saudade que sente. Se deter numa lembrança ou recordação do(a) filho (a), enquanto esquece o que realmente te machucar ao alembrar que de uma forma ou de outra te pertenceu (…)
A dor da perda de um ente querido doí e se tratando de filhos doí mais ainda, a ausência deste ente amado só é preenchida com as lembranças que temos, isto acalma os olhos , mas não o coração de uma mãe ou pai que vive um luto interno e eterno.
Desejo que todos os pais Enlutados pelos seu Filhos Amados; "Sejam fortalecidos com todo o Poder, segundo a maravilhosa Força da Glória de Deus, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo para  tão esperando Reencontro - Colossenses 1:11
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br