O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

LUTO O CAMINHO DA ETERNA SAUDADE

20 DE FEVEREIRO DE 2015 - Mais um mês que se completa ao mesmo tempo que distância as nossas vidas daquele dia triste que você partiu para nunca mais voltar . Parecia ser um pesadelo do qual eu queria acordar, e quando acordei, vi que não era um sonho mau, nem tão pouco um pesadelo,  nem uma brincadeira de péssimo mal gosto e nem um pressentimento ruim, era a minha verdadeira realidade. De forma dura e cruel que me paralisava por completa, cinquenta e um meses de pura ausência e saudade de você meu Filhote. Somente Deus com seu Amor em minha vida,  digo em nossa família para nos ajudar o tempo todo a suportar tamanha saudade que se faz em nós o tempo todo.
Começo a entender, que deste aquele dia 20 de Novembro de 2010, eu tenho caminhado a passos lentos e pequenos, que muitas vezes podia-se pensar que eu estava parada no mesmo lugar, por mais que o tempo passasse. Embora, eu tenha a sensação que a minha vida estagnou por algum tempo indeterminado do qual eu não tenho a nítida clareza do momento.
Penso que talvez foi quando eu me senti desamparada por Deus. Quando na verdade Ele era o único a me amparar de todas as formas para que eu não sucumbisse ou me aniquilasse como ser humano. O seu Amor por mim permanecia o mesmo, embora muito mais complacente, por querer, que eu voltasse a viver a vida que Ele mesmo havia outorgado para mim: "Ainda que minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é tudo o que eu sempre preciso"- Salmo 73:26
Sabe aquela família onde há muitos filhos para serem cuidados cautelosamente, e de repente uns deles precisa de maior cuidado, da maior atenção exigida por um pai.  Assim estava eu, exigindo o tempo todo o melhor de Deus em minha vida. É neste caminho de luto da eterna saudade pelo meu Filhote, que Deus me dar o seu melhor - Um caminho que eu devo seguir com resignação.
RESIGNAÇÃO - É um "aceitar", mesmo não concordando, pois quem manda não dá escolhas, na verdade é conforma-se "com", apesar de não aceitar, não concordar, não acatar, você é obrigado a resignar-se, abdicar-se em prol de algo, mesmo não tendo a mesma visão, opinião ou ponto de vista. A sua vontade é sucumbida. Na verdade é o ato de submeter-se com atitude de passividade perante determinada situação familiar em nosso caso a partida prematura dos nossos Filhotes, profissional ou pessoal. A resignação traz o amadurecimento, ou o crescimentos que precisamos como seres evolutivos.
Como não há compreensão, este ato nos agride, por acharmos que não temos controle ou saída e acabamos fazendo o que os outros querem ou esperem de nós, mas não encontramos alegria nisto. O mais profundo do nosso ser estar infeliz. Então, resignar-se se implica na força do interior de reconhecimento de imponência diante de um fato ou uma situação contrária a nossa vontade. 
É exatamente neste ponto da humildade que se faz presente ou manifesta a fé, que espera  ou  busca por um milagre. A fé em Deus nos compromete não somente com Ele, mais com uma vida no futuro ao lado daqueles que amamos - Nossos Filhotes.
Acredito que quando pensamos e almejamos tal acontecimento, por já ter-lo vivido no passado de nossas vidas, queremos repeti-lo e não importa o tempo que levará, ele acontecerá novamente, mas não será neste mundo jamais, e sim, em um outro mundo muito além do que podemos imaginar e de como será. Isto é o que nos infla a continuar ainda que saudosos, feridos e doloridos.
LUTO O CAMINHO DA ETERNA SAUDADE - Mães e Pais em tempo algum deveriam ter o luto em seu caminho, ou seja, em suas vidas, mas se o temos, é porque somos especiais demais, não porque fomos merecedores, mas por que os nossos Filhotes foram tão amados, tão queridos, tão desejados e tão especiais por Deus que nos fizeram especiais. O que me leva acreditar que somos muito mais fortes do que pensamos, pois não compreendemos a nossa Missão diferenciada de outras Mães e Pais que existem neste mundo afora. Será que eles suportariam, o que já suportamos?
No incio tudo é tão cruel e dilacerante, estamos fragilizáveis e vulneráveis demais, com uma necessidade demasiada de falar dos nossos Filhotes o tempo todo e para quem quer que seja, pelo fato de não ter-los mais conosco. Haja disposições para nos ouvir, algumas pessoas com tempo se afastam por não aguentar mais ou talvez por não compartilhar dos nossos anseios lutuosos. Mães e Pais Enlutados Eternamente e Internamente com tantos sentimentos contidos dentro de si.
O tempo passa, passa e passa (...) Nos faz caminhar lentamente a passos pequenos e lentos, o estranho é que Deus nos ampara, nos fortalece. nos ajuda quando damos o primeiro passo rumo a vida. A vida que Ele nos deu e que pensamos por algum tempo ter pedido pela partida prematura dos nossos Filhotes. Conseguimos perceber mesmo doloridos e saudosos que não perdemos a vida, ela apenas ficou um pouco vazia.
E este vazio, Deus preenche com seu melhor de acordo a nossa permissão, ainda que para nós não seja o melhor para receber, por acreditar que nada mais que venha D'Ele seja melhor que os nossos Filhotes. Pode parecer estranho, mas Deus continua a nos abençoar com seu melhor o tempo todo.
Eu entendi, que a minha vida continua e que mesmo na saudade plena pelo meu Filhote eu precisava seguir enfrente dando o melhor de mim, pois de alguma forma ou de outra mesmo sem relevância, alguém na mesma situação que a minha, porém sem forças poderia ter animo a prosseguir deixando Deus trata das feridas e abrindo o coração para receber ainda que não fosse a volta do Filho Amado, mas sim, o melhor que Deus pode lhe dar em tal circunstância deste luto o caminho da eterna saudade de um ente querido, para nós, um(a) Filho(a) Inesquecível e Insubstituível em nosso coração.
Deus será sempre a nossa força e o nosso refúgio, em suas Mãos o carinho, o afago que precisamos para  sermos acalentados, sua voz é a voz de comando que nos estimula a continuar, a continuar, a continuar, não temos previsão quando iremos chegar, mas temos a confiança, a certeza e a fé inabalável que chegaremos ao tempo determinado por Deus ao Reencontro dos nossos Filhotes e lá: "Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará em eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois as primeiras coisas terão passando" - Apocalipse 21:03-04.
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26
ABRAÇOS FRATERNOS AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA.


CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br