O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

QUATRO ANOS DE PURA SAUDADE E RECORDAÇÕES

20 DE NOVEMBRO DE 2014 Agora são exatamente quarenta e oitos meses, ou seja, quatros anos completos de tua partida.  É estranho  parecer ser tanto tempo e ao mesmo tempo que parecer ser tão recente, é o que chamamos de concomitante. Até a este momento e talvez eu nunca irei entender como estou sobrevivendo a tudo que aconteceu deste o momento que notório que você Filhote Amado havia parte do nosso meio. Tento explicar de todas as fases que tenho vivido, relatando neste cantinho chamado Blog  Mães e Filhos Elo Eterno, expresso todos os meus sentimentos verdadeiros, todas as coisas pelas quais passei, tudo que tenho aprendido e o quanto tudo me modificou. Aprendi respeita, aceitar e amar o meu próximo quando se trata de luto, Sim, porque o luto é continuar amando um ente querido,em sua ausência. 
MORREMOS PORQUE PERDEMOS A partida (perda) de um ente querido ( Filho/a) é a prova mais dolorosa que o espírito humano enfrenta em sua breve passagem pela Terra. Como entender um fato que parece fechar todas as portas à esperança? Conviver sem a presença física de quem tanto estimamos? Controlar a saudade dos mínimos gestos? Saudade essa que ao contrário do que dizem, parece aumentar com o tempo. Como suportar a voz que se calou trazendo um terrível silêncio? E o que fazer para conter as lágrimas diante das fotografias de um passado que não retorna?
Manter a confiança torna-se tarefa complicada quando o futuro nos parece tão incerto. Tudo a nossa volta parece sem sentido e penoso, falta coragem para os mínimos atos. Emoções se misturam, num instante a revolta, a descrença, a vontade de gritar sem parar e em outro momento, reina a melancolia, o pranto, a vontade de desistir.Desesperados queremos nos apoiar em algo, mas parece não haver remédio para nossa dor! Como almejamos por notícias, por provas de que a vida prossegue, de que um dia o reencontro realmente ocorrerá, mas nossos apelos parecem em vão.
Por que tamanha dor que dilacera nossas almas e ceifou nossos sonhos? São as perguntas que continuamos a buscar. Assim é a minha vida, como milhares de outras vidas de Mães e Pais Enlutados, não existem remédios, não existe a cura, não existe regras a serem seguidas, apenas as fases que vivemos.
A cada manhã, travamos uma intensa luta para levantarmos e principalmente nos mantermos de pé. O sofrimento é imenso, que fica complicado até para compartilhar, faltam palavras para expressá-lo. Daríamos tudo por apenas um minuto na presença do ente querido, pela chance de encontrarmos o mesmo olhar, de acariciarmos a face e sentir novamente o seu calor. De termos a certeza de que a vida continua, mas a nossa frente só escuridão (…) Onde está a piedade divina?Aqui, sempre! Porque são nessas horas que devemos buscar a presença de Jesus em nossas vidas e novamente ouvir a sua voz amorosa a nos confortar: "Vinde a Mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" - Mateus 11:28
O AMIGO CERTO PARA HORAS CERTAS DE DORSim, será sempre O Senhor Jesus que segurará as nossas mãos nesse momento tão complicado, com a sua infinita bondade, enxugará nossas lágrimas, permitindo que nossos olhos enxerguem outros horizontes. Com sua misericórdia, aliviará nosso íntimo, acalmando a tempestade de sensações conflitantes em que nos encontramos mergulhados. É Jesus que nos devolverá a alegria de viver, comprovando-nos que a morte não existe, é apenas uma passagem.
Que apesar da distância existente entre o céu e a terra, cada ser espiritualmente pertencente a deste dois mundos diferentes seguem seu caminho. Sim, o espírito prossegue em sua evolução e ainda encontra-se em sintonia com Amor de Deus Pai, sentimento que rompe qualquer fronteira. 
Assim, quando a saudade parecer chegar ao seu limite, sufocando-nos, transformemos nossas vibrações amorosas no carinho que gostaríamos de fazer. Se a face não pode mais ser tocada, o Espírito sempre poderá.
Se palavras não podem ser pronunciadas, a linguagem do Amor permanece em qualquer tempo e local. As lembranças vividas jamais se apagam, todavia, não façamos dessas motivo de eterna tristeza. É a tristeza quando se prolonga que aumenta a distância, tornando-nos mais suscetíveis às influencias negativas que impedem o auxílio divino de nos amparar e fortalecer. Tristes e cabisbaixos rompemos com a fé, físico e espírito se abatem e por mais que ouçamos falar da esperança, fica a sensação de que recomeçar é impossível.
Claro que lágrimas serão derramadas, jamais nos será pedido por Jesus que sufoquemos nossos sentimentos, porém, Ele nos estende suas mãos disposto a enxugar cada uma dessas lágrimas. A aliviar a tensão que carregamos no coração e tudo faz para que percebamos que a vida continua a se renovar, assim, permanece a nos convidar a vivê-la.
E é vivendo que amadurecemos, evoluímos espiritualmente e passamos a compreender tantas coisas e a descobrir novos valores. É vivendo que vamos dia a dia encurtando a distância e nos preparando para o reencontro que um dia ocorrerá.
Assim, quando a melancolia bater a nossa porta e não tivermos forças para combatê-la novamente busquemos Jesus e Ele nos orientará. Se for necessário nos carregará no colo, quantas vezes forem necessárias, nos envolverá com seu carinho e estará a velar nosso sonho.
Quantas noites mal dormidas (…) E quando buscamos abrir o coração e através de uma singela prece, que seja oração para nos ligar ao alto, parece que nos acalmamos e nem que seja por minutos, a serenidade se apresenta ao nosso lado. De fato, a oração sincera nos eleva acima das tempestades que desabam em nossa vida e elevados espiritualmente vamos ao encontro da espiritualidade maior que nos aguarda de braços abertos. Ao acordarmos, sentimos uma nova atmosfera nos envolver, não sabemos como explicar, mas a paz adentra nosso ser. É a paz de Jesus que sempre nos é oferecida! E como mantê-la? Trazendo Jesus para a nossa vida! Jesus é o consolo, o porto seguro, não foi em vão que declarou ser: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" - João 14:16. E não há forma melhor de Jesus estar vivo em nossa existência, do que compartilhar o seu Amor. O Amor cobre a multidão de pecados, e ainda podemos completar que aquece, liberta, alegra, conforta, renova e alimenta a Vida. Amor, que se encontra nos gestos de fraternidade que realizamos.
DAR E MELHOR QUE RECEBER - Que cresce cada vez que somos capazes de sair do nosso sofrimento e enxergar a dor alheia. Enxergar e também auxiliar. Ah, quanto amor se derrama sobre nós num simples gesto (…) E os olhos físicos ainda não conseguem enxergar, mas quando praticamos a caridade, o amor, fica o sorriso estampado no local daquele que tanto estimamos, por romper toda e qualquer fronteira. 
E como diz a oração: amando somos amados, consolando somos consolados. Toda vez que fizermos um gesto de amor em prol de um necessitado, estaremos fazendo bem a nós mesmos.
O cultivo do amor será sempre o melhor tributo que podemos prestar aos que não mais se encontram fisicamente entre nós. Eu sei que é difícil dar amor em meio a tanta dor sentida. Mas precisamos tentar compartilharmos o Amor! A dor não pode ser em tempo algum maior que o nosso Amor. É ele que nos erguerá das trevas,  deste imenso abismo nos aproximando de Jesus. 
Não existe perda daqueles que amamos, não existe morte, o que chamamos de destruição, não passa de transformação. E fortalecidos seguiremos nossa jornada, conscientes de que Jesus prossegue a nos guiar e a nos mostrar que a morte significa chegar ao fim e descobrir que o fim, em verdade, é apenas um novo recomeço de vida ao seu lado!
QUATRO ANOS DE PURA SAUDADE E RECORDAÇÕES - De momentos inesquecíveis que estão guardados para sempre em minha memória, sejam eles bons, ruins, tristes ou alegres. Deste a tua concepção são tantas recordações que invadem e tomam os meus pensamentos me dando a certeza que foi bom ter-lo comigo ao longo deste dezessete anos e vinte quatros dias vividos ao teu lado até a tua triste partida num dia inesperado da minha vida. 
Toda vida, todo ser existente tem começo, meio e fim. O fim do ser humano, ou melhor a extinção desta vida prematura é a pior das experiências vividas, para aqueles que ficaram sem saber o do porque? 
Tenho razão de sentir saudade de Ti Filhote, um ciclo foi rompido e sem te despedires fostes embora. 
Detonando a minha vida, a comum aquiescência de viver e explorar os rumos de obscuridade sem prazo sem consulta sem provocação até o limite das folhas caídas na hora de cair. 
Deus antecipaste a tua hora, o teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo também as minhas horas.
Isto foi o mais grave, o que veio depois disto foi os momentos dolorosos acompanhados de muitas saudades e recordações, que me dão razão para sentir saudade de ti, de nossa convivência. Sim, Filhote tenho saudades de Ti o tempo todo.
REFLEXÃO MÁRCIA SANTOS - Existe um dizer que: "As pessoas que amamos não morrem jamais, apenas viajam (partem) na nossa frente…" Processar este dizer logo após a partida de um(a) Filho(a) Amado(a) é tão complicado, por que estamos tão doloridos pela súbita separação ocasionada, que parece ser impossível. Mas, cada Mãe ou Pai enlutado acha uma forma de amenizar a sua dor interna acreditando de alguma forma ou de outra em algo e tenha o nome que tiver.
Eu precisei idealizar para mentalizar e acima de tudo acreditar que meu Filhote fez uma viagem só de ida. Ele apenas comprou uma passagem para um lugar bem longe… Muito longe chamado Reino Celestial.
Porém, ele só tinha apenas o dinheiro da passagem de ida e eu que como não tinha o dinheiro para ir junto, tive que ficar e trabalhar, preciso juntar dinheiro para comprar a minha passagem, para então viajar…
Sabe quanto você se perde olhando um carro na estrada, e o carro vai se distanciando e a gente continua olhando, e mais, e mais, até chegar um ponto que o carro some. Embora, nossos olhos não vêem mais, porém isso não significa que o carro parou de andar… Lá ele continua andando em alguma estrada, em algum lugar, só que não mais ao alcance dos nossos olhos.
Deus o chamou para uma Missão Especial em seu Reino Celestial. Meu Filhote, embora muito mais novo que eu, estava preparado para continuar a sua Missão ao lado de Deus Pai, mesmo estando longe dos meus olhos.
Pense nisso… Em algum lugar no Reino Celestial de alguma forma, já que na casa do Pai tem muitas moradas, essa pessoa, este ente querido, este(a) filho(a) tão especial vai estar dormindo ou prosseguindo sua trajetória. 
Um dia teremos respostas para todas as nossas perguntas que fazemos e que ninguém pode nos responder. Sabemos que tudo é pelo seu querer e quando Deus nos querer em seu Reino Celestial de Glória, virá nos chamar... E precisamos está prontos para partir.
Mas até lá que Deus conforte o nosso coração e seque as nossas lágrimas, e que possamos amar os nossos entes queridos, amar os nossos Filhotes com todo o nosso Amor. Amor que eles sempre tiverem quando conosco estiveram e que sempre pertencerá a eles.
"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26
ABRAÇOS FRATERNOS AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA.

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br