O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 20 de março de 2014

AMOR E SAUDADE "VERSUS" TEMPO E DISTÂNCIA

20 DE MARÇO DE 2014 -  Agora são 40 meses completos sem meu Filhote ao mesmo tempo o Blog completa 3 anos, eu ainda não sei explicar detalhadamente como estamos sobrevivendo, se já nós reabilitamos com esta fase de vida. Não, eu ainda não consigo definir, só sei com tanta clareza que Deus tem nos carregado em seu colo, algumas vezes Ele nos coloca no chão para que possamos caminhar e quando percebe que iremos cair, Ele nos pega de novamente em seu colo e com isto avançamos.
AMOR E SAUDADES "VERSUS" TEMPO E DISTÂNCIA - Eu lembro-me Filhote que fomos surpreendidos com a separação tão prematura, e que estávamos e estamos sobre a Força Sobrenatural do Poder do nosso Deus e Pai Celestial, os dias foram passando, queríamos estar perto de você, começamos a mexer em seus pertences, abrimos seu guarda-roupa, mexemos em suas roupas buscando o teu cheiro, olhamos seus cadernos e livros para encontrar alguma notação pessoal tua, peguei teu celular para ver o que havia sido armazenado em sua memória, abrir teu perfume, baforei sobre mim, fechei meus olhos para sentir o teu cheiro e a tua presença, teu travesseiro por várias vezes eu abracei, sua cama nela muitas vezes eu deitei, fui ao cesto de roupas sujas e encontrei a última troca de roupa, peguei em minhas mãos, abracei, chorei ao sentir teu cheiro ainda presente nelas. Teteu, eu queria mais de você meu Filhote, mais e mais, muito mais ...
Foi quando liguei teu computador para buscar mais de ti meu Filhote Amado. Ah! Teteu me deparei com seus trabalhos escolares, suas músicas, suas conversas com seus amigos e colegas do msn e suas fotos uma mais linda que a outra. Percebi que você se curtia com a câmera digital na frente do espelho, como manejava bem as câmera e o espelho juntos. 
Em sua vaidade você acompanhava o crescimento do teu cabelo a musculatura do teu corpo que estava sendo definida por causa dos exercícios da academia, você estava ganhando massa muscular, meu Filhote. 
Sabe Filhote lembra quando a Mamãe dizia para você e a kel: "Meus Filhos Amados do meu coração e das minhas alegrias sentidas, vocês são o meu bem maior que eu possuo, eu os amo tanto, mas do que posso imaginar, estou disposta a dar minha vida para que sejam felizes". Não foi a minha vida escolhida e nada pude fazer para impedir o que aconteceu, a tua vida é mais preciosa que a minha, por isto Deus te quis, isto é fato.
Link da Postagem: 
http://maesefilhoseloeterno.blogspot.com.br/2011/06/sem-meu-filho.html
Foram os meus primeiros momentos, meus primeiros dias onde a sensação do vazio tomava conta de mim por completa, no intimo do meu ser eu só queria o meu Filhote Amado. Quando a dor apertava-me por diversas vezes os meu lábios entre abriam e pronunciavam o seu nome. O meu olhar procurava pelo meu Filhote, pela sua presença física por todos os lados e lugares que ia ou me encontrava. Não fui diferente de nenhuma Mãe que vive o luto pelo seu Filhote.
MÃE QUE É COMO A GENTE, QUE AMA, QUE CHORA EM SILENCIO, SENTE SAUDADES E SE ENTRISTECE EM ALGUMAS DATAS DO ANO, É PORQUE AINDA AMA COM MAIS FORÇA E PARA ISTO NÃO TEM TEMPO E NEM DISTÂNCIA, BASTA SER MÃE COMO A GENTE.
O que eu sei, é que tudo está diferente agora, as alegrias os momentos, eles são  incompletos, a minha vida mudou, mas não a minha família. Teteu seremos sempre sua família, nada mudou entre nós, porque temos você vivo dentro do nosso coração, não podemos vê-lo com nossos olhos, mas as  suas fotos deixada por ti, nos permiti vê-lo constantemente. 
"Meu Filhote você nos presenteou com 2153 fotos em 4 pastas no seu computador as quais uso no Blog, quando partiu ficamos todos anestesiados pela dor gigantesca, pela tristeza tão profunda que imundou nossa vida e pela saudade imensa que aperta a todo instante o nosso coração, muitas vezes parecendo um pesadelo que não acaba nunca e, não conseguimos ser despertados. Suas anotações em seus cadernos, em minhas agendas, seus bilhetes todos são de certa forma o meu conforto maternal. E tudo isto não tem preço  seja sentimental ou moral, não quem possa substituir".
Através do Blog tenho compartilhado as fases da minha evolução de luto interno pelo meu Filhote., ou a minha trajetória. Sim a minha evolução com Mãe e como ser humano deste que Teteu partiu, tudo que tenho vivido ao lado da minha família, fomos excluídos por alguns familiares, por outro lado outros nos agregaram, mudamos completamente e fomos além mudando de casa.
Mães e Pais Enlutados pelos seus Filhotes agem de formas diferentes, trocamos experiências e posso perceber que alguns estão em fase mais avançados da qual me encontro, outros ainda não chegaram, mas eu sei que irão chegar, todos iremos chegar. O Amor de Deus rege as nossas vidas. Eles nos amou primeiro é conhecedor de nossos sentimentos como de nossas fraquezas, sabe das nossa necessidades neste tempo de ausência física dos nossos Filhotes, que nos faz distância de um época que eramos completos e felizes. Ele irá nos fazer felizes e completos novamente: "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem" -  1 Tessalonicenses 4:13-18
SAUDADE - É uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular. "Saudade" descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. No Brasil, o dia da saudade é comemorado oficialmente em 30 de Janeiro.
O tempo e a distância não são capazes de eliminar o nosso Amor, apesar de toda saudade que possamos sentir pelos nossos Filhotes, o Amor sempre será maior e por ele e por causa dele somos conduzidos a continuar. É neste Amor que iremos encontrar nossos Filhotes. Tempo e Distância contribuem para nossa evolução no luto, estranho dizer, mas é isso mesmo, saímos e entramos de fases, num processo que nem percebermos, mas fica evidente com o tempo pela forma como nos comportamos diante de certas situações impostas em nossas vidas.
Eu ainda procuro vestígios físicos do meu Filhotes, qual a Mãe ou Pai que não procurão. Aceitar que a matéria tenha se findado antes do que possamos imaginar é muito cruel, mas nossos dias materiais já foram determinados por Deus e por mais que não aceitamos não podemos evitar, se assim fosse tínhamos evitado que os nossos Filhotes partissem antes de nós: "Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles" - Jó 14:05.
REFLEXÃO MÁRCIA SANTOS - O tempo seguirá o seu curso em nossas vidas, a distância do passado aumentará e diminuirá a nossa estada terrena, mas é claro o Amor que temos esse prevalecerá incondicionalmente em nossos corações, a saudade fará parte do presente de nossas vidas, somente do presente. Pois o futuro ela não mais existirá: "Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou e posso acrescentar que a saudade não existirá" -  Apocalipse 21:4. 
Hoje irei fazer diferente do demais anos, apesar de confessar uma fé convicta em Deus e sobre todas as coisas que d'Ele emana, eu procuro não ser fanática e nem religiosa, apenas ser de Deus, para mim isto basta. Com todo o meu carinho e respeito dedico a esta belíssima música: "I can't stop loving you" - Ray Charles, ele compôs esta música para retratar a saudade
que sentia pelo seu irmãozinho que partiu aos 6 anos de idade, pelo qual sentia uma imensa culpa e pela sua
Mãe que partiu anos depois. Não preciso explicar, porque sabemos bem sobre estes sentimentos
A tradução desta música é "Eu não consigo parar de Amar Você". Ela expressa tudo o que sentimos pelos nossos Filhotes embora eles estejam ausentes em nossas vidas, mas o Amor se faz presente em nossos corações o tempo todo, a todas as Mães e Pais Enlutados pelos seus Filhotes. 
É uma forma de agradecer o seu carinho por estes 3 anos de Blog através de sua leitura, os comentários, os e-mails, os telefonemas e a cumplicidade do Amor, da Dor e da Saudade e acima de tudo agradecer a Deus que nos uniu para que juntos possamos caminhar nos sonhos de outrora.

                                            

                 Obs:  Click no rodapé do blog para pausar musica Angel - Cantora Sarah Mclachlan


(Não posso parar de amar você)/Eu estou decidido
A viver da memória nos momentos de solidão
(Não posso parar de amar você)
É inútil dizer/Então vou viver minha vida nos sonhos de outrora

(Sonhos de ontem)/Aquelas horas felizes que tivemos
Embora faça tanto tempo, ainda me deixam pra baixo

Dizem que o tempo cura um coração partido

Mas o tempo parou desde que nos separamos

(Não posso parar de amar você)/Eu estou decidido

A viver da memória nos momentos de solidão
(Não posso deixar de querer você)
É inútil dizer/Então vou viver minha vida nos sonhos de outrora

(Aquelas horas felizes)/Aquelas horas felizes

(Que tivemos)/Que tivemos
(Embora faça tanto tempo)/Embora faça tanto tempo

(Ainda me deixam pra baixo)/Ainda me deixam pra baixo
Dizem que o tempo)/Dizem que o tempo

(Cura um coração partido)/Cura um coração partido

(Mas o tempo parou)/Mas o tempo parou

(Desde que nos separamos)/Desde que nos separamos
(Não posso parar de amar você)/Eu disse, estou decidido

A viver da memória nos momentos de solidão
(Não posso deixar de querer você)

É inútil dizer/Então vou viver minha vida nos sonhos de outrora
(De outrora)

"O Senhor te abençoe e te guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz hoje e sempre"- Números  6:24 ao 26
ABRAÇOS FRATERNOS AOS SEGUIDORES E LEITORES EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA.

CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br