O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

domingo, 20 de outubro de 2013

NOS PASSOS DO MEU FILHO

Aos 35 meses da partida do meu Filhote, analiso a minha jornada deste então. Meu Deus! Quantas coisas aconteceram comigo, com o meu esposo e com a minha Filhota, na verdade, tudo o que nos envolveu. Foram tantas coisas ruins que foram ignoradas por nós (...) Por outro lado aconteceram coisas boas, que não posso deixar de dizer que foram boas, não é porque o meu Filhote não se faz presente conosco que não foram boas. Ainda estamos tão feridos e fragilizados, que para não sucumbir em meio a tanta indiferença por parte alguns familiares, resolvermos recuar e deixar Deus cuidar de nós. Eu estaria sendo ingrata com a Sua Presença e o Seu Mover sobre a minha família. Nem preciso dizer que não foi fácil, tivemos que ser fortes para continuar a nossa jornada, tivemos que fazer escolhas, tivemos que permitir aproximação de outras pessoas, tivemos que busca uma razão, alguma coisa que nos desse um sentido.
Nenhuma família age da mesma forma que a outra, porque existem muitos fatores que contribuem para que sejam diferentes, mas todos querem se encontrar novamente. Eu parei de trabalhar, enquanto meu esposo se pôs a trabalhar com fervor. Minha Filhota é o nosso orgulho é o nosso consolo, ela está indo muito bem nos estudos não fraquejou, mostrou-se ser forte, guerreira é uma ótima aluna, para nós, isto é muito mais que bom. Tão pequena, tão guerreira, tão valente, tão forte e tão capaz.
Neste tempo tão longe do meu Filhote, do nosso amado Teteu não há um só dia que não pensamos ou falamos nele, não nos cansamos nunca, não podemos deixar de imaginar quais seriam seus passos se conosco estivesse. Acredito que meu esposo e minha Filhota sonham com Teteu, como eu sonho quase que todas as noites. Ao fechar meus olhos, eu o vejo sempre sorrindo para mim dizendo; “Mãe caminha, você consegui”, e ao despertar estou ciente que vou conseguir dar mais um passo ainda que pequeno e lento, eu irei dar.
Agora nós temos a certeza tão nítida e clara do que ele faria. Meu Filhote estava concluindo o segundo ano do ensino médio, havia expectativa para Enem em 2010 ou Prouni, mas ele partiu (...) Seu objetivo era se formar em Engenharia Eletrônica, seu alvo criar games, ele tinha uma paixão por games - Tantas coisas deixadas para trás, sonhos, conquistas realizações e vitórias e tantas outras que não conseguimos nem imaginar.
E muitas vezes penso que o fato dele estar ausente, eu estou seguindo os seus passos. Será que isto foi a razão dada ou encontrada para continuar. Por quatros meses me encasulei, depois me desabrochei, tentando encontrar na Presença de Deus a minha estrutura espiritual, emocional, psicológica, e não é um exagero quanto falo, me achar novamente como ser humano que faz parte deste mundo. 
Quantas  vezes, lembrava e lembro das nossas conversas e uma delas era assim:  "Teteu quando você chegar na universidade, iremos cursar juntos, a mamãe em direito e você engenharia”, eu via um sorriso largo em seus lábios, ele dizia: “seremos bons alunos mamãe”.  
Deus  de uma forma ou de outra, me impulsionou a isto. Após o meu primeiro ano de luto, voltei e terminei o ensino médio, prestei o Enem, tive boa pontuação, depois prestei o vestibular, passei com mérito acadêmico para Direito entre os 10 melhores da UNIVERSIDADE IBIRAPUERA. Me pego pensando e afirmando ao mesmo tempo; “eu estou fazendo o que planejei junto com meu Filhote .” Me pergunto: “E por quê, se ele não esta mais aqui?” A resposta que eu encontro é sempre a mesma, ouço tão claramente uma voz dizendo dentro de mim: “Porque ele não teve tempo de fazer, mas você tem, então faça.” Sim, ele faria e teria êxito em tudo, e de uma certa forma me sinto bem.
Lembro-me quando parei de trabalhar por causa do abalo e tudo mais que veio a tona, as pessoas ficaram surpresas. Elas queriam que eu continuasse, alegavam que seria o melhor para mim. Quando comecei a estudar as pessoas ficaram ainda mais indignadas com a situação, diziam que eu precisava trabalhar e não estudar. É, eu faço tudo diferente dos que as pessoas esperam. Dou graças a Deus, por Ele me fazer ser diferente.
Eu sei que é Deus que me capacita, me fortalece e também me conduz, eu não faria se não fosse por Ele. Eu continuo tendo os meus momentos de extrema saudade pelo Filhote, mas aprendi me colocar na Presença de Deus nestes momentos orando e o adorando na beleza de Sua Santidade: "Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra" - Salmos 96:9. 
Este é o remédio, o antídoto para as crises de choro movido pela saudade, é o Bálsamo que vem sobre a minha ferida para ameniza-la. Quando a Presença de Deus vem sobre mim, não há distância, as fortalezas do luto, a depressão, a desistência, a solidão e as fraquezas não resistem. Porque orar e adorar me faz conhecer cada vez mais as riquezas do caráter de Deus, a grandeza do seu Amor, as riquezas celestiais insuperáveis e incomparáveis que o homem natural não poderá ter em seu estado natural. Orar e Adorar me leva para o sobrenatural de Deus. Com tanto de Deus para conhecer e receber, eu não posso perde o meu precioso tempo com picuinhas humanas e banais. E até nisto, eu sigo os passos do meu Filhote. Ele já esta na Doce Presença Santa de Deus Pai, no eterno lar celestial, e eu quero estar também. Orar e Adorar não existe à distância.
Orar e Adorar  é o que me leva a um nível de confiança de que tudo vai dar certo no final da minha caminhada, não sei como e nem quando acontecerá, mas sinto no mais intimo do meu ser que acontecerá. Abro o meu coração, fecho os meus olhos olhando para o nada, esqueço o que está a minha direita e a minha esquerda, e ergo a minha voz. Sabe dentro de cada um de nós existe um universo espiritual riquíssimo que é tocado por Deus, sua Presença Divina é invisível, mas absolutamente real e quando tocamos o que é aparentemente intangível, o que é supostamente inalcançável, encontramos um lugar de paz e descanso.
Podemos começar uma comunhão com Deus através da oração espontânea, sem regras, sem paradigmas, sem uma sequencia de palavras a serem ditas, podemos estar cansado, perturbado, aflitos, doloridos, cheio de problemas, achando que nada vai dar em nada. Mas ao exercitar a musculatura da fé, se não pararmos, chega um momento que algo acontece, a certeza "Que vamos conseguir sair deste túnel, deste buraco escuro onde estamos, das crises, dos desafios, das necessidades. Então, somos supridos, saciados e sustentados pelo Força Sobrenatural da Própria Presença de Deus em nós." Eu confesso que isto é muito bom, me faz saber que Deus não se esqueceu de mim, e que continua cuidado como sempre fez, nos tempo da presença de do meu Filhote em minha vida, Ele cuida, dando o seu melhor para que eu me sinta amparada pela Sua Presença. E isto não tem preço.

26 DE OUTUBRO DE 2013 Senhor, Tu sabes que hoje  o meu Teteu completa 20 anos de existência em meu coração, como sempre digo, os anos continuam para ele, porque eu credito na vida eterna, que é vivida através do espírito, sei que posso chora pela ausência do meu Filhote, mas nunca em tempo algum pelo seu fim: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" - Eclesiastes 12:7. Deste que ele partiu, venho demonstrando a Ti, minha dor e minha saudade, não porque quero ser a coitadinha ou a pobrezinha, mas porque eu continuo amando este ser maravilhoso que senhor me concedeu no dia 26 de outubro de 1993, que me fez sentir as primeiras emoções de ser mãe (...) Hoje Senhor Meu Deus e meu Querido Pai Celestial é um dia do ano diferente, dos demais dias dos anos sem a presença do meu Filhote em minha vida. Hoje é muito especial como sempre foi e será.
Hoje eu quero Te agradecer com toda a força do meu ser, por ter me escolhido para ser a mãe do Mateus Vieira Dos santos, por 17 anos e 24 dias de vida, a quem eu chamei  e continuo chamando carinhosamente de Meu Teteu - Meu Eterno Teteu.
Agradecer Pai Amado, pois sei que Tu és conhecedor de todas as verdades existentes em nós, pois Tu és Onisciente e Onipresente de todos os momentos que vivi ao lado do meu Teteu, pelo companheiro inseparável que ele sempre foi, pela nossa cumplicidade compartilhada e pelo amor que nós uni, por este sentimento incorruptível  que é o vinculo do Elo Eterno que há em nós.
Agradecer pelas alegrias vividas, pelos momentos felizes que tivemos, pelas emoções sentidas e até mesmo pelas tristezas que vivemos.
Agradecer por ele que no tempo de sua existência comigo nunca me decepcionou como Filho,  sendo um ser de bom caráter e muito idôneo.
Agradecer por te me dado condições de suprir as suas necessidades quando foi preciso.
Agradecer por me conceder sabedoria para ensina-lo, educa-lo e a cria-lo  para Te honrar e Te servir e Te amar.
Senhor, ele não estar em minha presença, em meus braços e nem diante dos meus olhos para que eu pudesse continuar a minha sublime missão de ser a sua mãe, no dia 20 de novembro de 2010, o Senhor tomou para Si. 
E deste então, ele se encontra sobre a Tua Presença, sobre os Teus Braços, diante dos Teus Olhos e sobre os Teus os Cuidados. Eu sei que os Teus Cuidados são melhores que o meu, por isto eu tenho a certeza que ele estar muito bem.
Senhor que da Tua habitação Celestial no meio dos seus santos que juntos de Ti estão, chegue perto do meu Filho Amado neste dia:
Dê o beijo  e o abraço que eu não poderei dar-lhe; 
Passe as mãos em seus cabelos, porque eu não poderei fazer isto; 
Toque em seu rosto, porque eu não poderei tocar;
Olhe em seus olhos, pois seu não poderei olhar;
Diga à ele: "Você é um ótimo Filho", porque eu não poderei dizer isto à ele; 
E diga também "Feliz Aniversário", pois eu não poderei dizer à ele; 

Este é o desejo do meu coração que o Senhor tenha com ele, neste dia tão especial a comunhão que eu não poderei ter.
Pai Amado, aqui na terra envolva a mim e a minha família com Teu Amor e Tua Paz, nos conceda a força que precisamos para continuarmos, pois em Ti estar a Salvação da minha família. Guarda-nós oh Pai, como a meninas dos Teus Olhos, não somente hoje mas para todo o sempre Amém.

OUTROS LINKS 26 DE OUTUBRO:
http://maesefilhoseloeterno.blogspot.com.br/2011/10/outubro-mes-de-aniversario-cade-o.html
http://maesefilhoseloeterno.blogspot.com.br/2012/10/memorias-de-outubro.htm

REFLEXÃO MÁRCIA SANTOS - Entre tantas outras coisas que Deus tem feito em minha vidaTalvez, esta seja a mais especial, porque é, desta forma que eu posso seguir ou estar "NOS PASSOS DO MEU FILHOTE", não que eu queira continuar vivendo por ele, pois isto é impossível. Mas, é porque eu estou fazendo o que planejamos fazer juntos, estou continuando, ou melhor, fazendo sozinha o que estaria fazendo com ele ao meu lado: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" -  Apocalipse 2:10b, porque apesar de toda dor e saudade sentida em minha vida, nada é maior que o meu Amor por ele, eu serei fiel a tudo que se diz ao respeito a Palavra de Deus, a sua Presença, a minha família e a memória do meu Filhote. 
Eu acredito nisto, este é o caminho para chegar novamente até ele, Deus me conduzirá quando chegar a minha hora de partir. Não tenho e não quero seguir outro percurso. Não quero e não tenho que estar longe da Presença de Deus. Não quero e não posso deixar de ter a minha comunhão restaurada e estabelecida com Deus, Ele é antes de tudo o Vinculo de todas as coisas. É desta maneira que eu vou exalar o Amor, a Graça e a Força do Pai Eterno, que me criou a sua imagem e semelhança.

                               Obs:  Click no rodapé do blog para pausar musica Angel - Cantora Sarah Mclachlan

Eu e a minha família compartilharmos dos mesmos sentimentos, a saudade do nosso querido Teteu, seus sentimentos não são, maiores ou menores que o meu, afinal, existe um Elo entre nós que o tempo e a distância não são capazes de eliminar. Um Elo chamado Amor que nos faz ultrapassar as nossas dores, saudades e a sua ausência constante em nós. Descobrimos juntos a força deste nosso Amor e a Magnitude Soberana do Poder de Deus que nos capacita a cada dia, e nos leva a superar aquilo que não podemos superar sozinhos. 
E o mais importante é que nos contratempos da vida eu estarei firme e inabalável em minhas convicções e meus valores na certeza que ambos são inegociáveis neste mundo. Pois eles farão toda a diferença quando chegar a hora de partir, para o Lar Eterno e estar ao lado do meu Senhor e do meu Filhote, ainda que não haja tais sentimentos na Glória de "Mãe e Filho", o que importa é partir tendo em minha consciência que estou voltando para casa, porque as escolhas que eu fiz aqui na terra são elas que me ligaram no céu: "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu" - Mateus 18:18
Agradeço as pessoas que enviaram mensagens por e-mails, orkut, blog, facebook e celular, pelos telefonemas, não há palavras que possam expressar os meus agradecimentos, por estas atitudes tão  carinhosas, cheias de nobrezas e tão solenes...
Peço que o Senhor Deus abênçõe cada um grandiosamente, como também a sua família hoje e sempre.


DEDICO ESTA POSTAGEM A MEMÓRIA DOS FILHOS ETERNOS DOS PAIS QUE SEUS FILHOS PARTIRAM PREMATURAMENTE.


ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AOS LEITORES E SEGUIDORES DO BLOG EM ESPECIAL AOS PAIS ENLUTADOS


CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br