O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O NOME DO MEU FILHO


Quando nasce um bebê, nasce uma mãe, nasce um Elo Eterno, nasce um novo coração, um coração mais compreensivo, amoroso, forte, corajoso e grande, um coração que irá armazenar muitas emoções maternas! Nasce um nome pelo qual nosso coração vibrará mais forte ao ouvi-lo. 
Antenas ligadas, será que vez xixi, será que está com dor, será que fez coco, será que está com fome... Não ele só quer se aconchegar nos braços de sua mãe...

Momentos Eternos guardados no Coração de Mãe, que o tempo não pode apagar por mais distante que o leve, que a dor não pode sufocar por mais que doa, que a memória sempre lembrará trazendo as emoções de um Elo que faz parte de duas vidas vividas em uma vida, uma história vivida e construída por dois corações que a distância e o tempo não podem aniquilar a intensidade deste Elo Inquebrável.
Ser Mãe é uma grande Bênção de Deus para mulher, é uma das realizações consumadas na vida de uma mulher, o seu valor muito se exceder quando é mãe convicta pela sua cria ao reconhecer que através de sua cria, ela se completa... E que através de sua cria ela também ficará incompleta.
No sentido restrito e no uso comum, o nome é um vocábulo ou locução que tem a função de designar uma pessoa, um animal, uma coisa nascente. 
Alguns pais escolhem o nomes dos seus filhos por razões diversas e essa diversidade é que faz a diferença no mome, as vezes o nome só é nome, não tem nada haver com cultura ou as origens da pessoa.
Significado dos nomes e sua origem na mitologia, e lendas. 
Significados dos nomes indígenas/ significado de nomes em Tupi. 
Significados dos nomes da Grécia / Significado de nomes Gregos. 
Significados dos nomes da Itália / Significado de nomes em Italiano.
Significados dos nomes da Inglês / Significado de nomes em Ingleses.
Significados dos nomes Hebreus / Significado de nomes do Hebraico.
Significados dos nomes da Biblia / Significado dos nomes Bíblicos.
Significados dos nomes em Latim/ Significado de nomes Latinos.
Significados dos nomes Hindus/Significado de nomes do Hinduísmo.
Significados dos nomes Indianos, Sanscrito, Teutonicos, Português, Japonês, Havaianos, Alemães, Deuses, Deusas, Guerreiros, Francês, Galês, Gaulês, Gaélico e muitos outros, cada nome tem um significado, a partir da primeira letra. Basta somente os pais escolherem o nome para o seu bebê.
Quando estava grávida fiz duas ultra-som naquela época os métodos não eram tão avançados, e não foi possível ver o sexo do bebê, mas todos torciam para ser uma menina, e já tinha nome Raquel, meu esposo dizia que era para chama-la de kekel, e todos aguardavam este momento para regozijar  conosco. 
Uma mãe sabe o que espera em seu ventre, para não contrariar o meu esposo e os demais falava que era uma menina, ao conversar com minha mãe dizia a ela, que era um menino, ela simplesmente sorria de alegria e dizia que sabia que seu primeiro neto estava por vim e que logo teria em seus braços, aquele momento era encantador, mágico e único em nossa vida, nos abraçávamos e ela passava a mão em minha barriga toda orgulhosa e sorridente. 
Como falei na postagem anterior "A Vida nos Surpreende - Dose Dupla"http://maesefilhoseloeterno.blogspot.com.br/2011/04/dose-dupla.htmlminha mãe não teve filhos homens, somente mulheres, somos em três; Eu (Márcia) me chamam de cinha, Maristela a do meio que chamamos de "Tela" para alguns "Stela", e a Meire a caçula a quem chamamos de "Tata", para minha mãe este momento era tão esperado quanto para mim, pois ela também se realizaria através da chegada do meu bebê.
Conforme, os meses passavam o meu bebê desenvolvia e crescia dentro de mim, minha mãe já tinha a sintonia de avó, com o meu Filhote, que sempre acabava correspondendo o seu toque de mão e a sua voz... eu via os olhos de minha mãe brilharem de tanta felicidade.
PREVISÃO - O parto seria uma cesariana no mês de Novembro de 1993, com 210 dias de gestação com 28 semanas, ou seja, aos sete meses comecei sentir pequenas contrações uterinas, tendo que fazer repouso, ao termino do oitavo mês para o nono com 34 semanas ou 238 dias de gestação, ao retornar a obstetra Dra. Silvia achou melhor antecipar a cesária para dia 26 de Outubro de 1993, nos informando que neste período o bebê já não tinha risco de vida e já estaria pronto para vim. 
Lembro-me que falei a ela; "mas eu não estou com nove meses completos", ela riu dizendo; "que as mulheres com 40 semanas de gestação geralmente já estão com quase dez meses", ela me deu a carta de encaminhamento para internação para dia 26 de Outubro de 1993 no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis - Tupã - SP. 
A CHEGADA - Fim de noite de segunda-feira, no centro cirúrgico estava eu, Dra. Silvia e sua equipe obstetra às 23:56 horas com 3580 kg e 52,5 cm o meu bebê veio ao mundo calmo e tranquilo, a Dra. Silvia exclamou rindo ao mesmo tempo que dizia: "Márcia é um menino lindo e grande"me mostrando o seu rostinho onde pude vê-lo pela primeira vez com seus olhinhos fechados e abrindo a sua boquinha tão pequena e avermelhada para bochechar, parecia que estava sendo despertado do sono, tão branquinho como a neve, então ouvi sua voz através do seu choro forte por alguns minutos, não tinha muito cabelo, mais tinha um topete enorme dourado... Meu Deus, como batia forte o meu coração, não pude conter as lágrimas de alegria que desciam dos meus olhos... naquele momento Divino da chegada do meu tão esperado bebê.
Meu esposo estava na sala de espera ao lado, muito sensível não quis assistir o parto, quanto a Dra. Silvia levou o meu bebê enrolado no lençol azul claro falando: "pai é um menino lindo do saco roxo", abriu parte do lençol e mostrou o sexo para meu esposo que passando a mão pela cabeça disse: "e agora Mateus, o que vou dizer em casa!?". Nunca esquecemos até os dias de hoje está expressando da Dra. Silvia "saco roxo", por ser menino e muito branquinho.
Engraçado o meu bebê, sendo menino, não tinha nome até aquele momento em que meu esposo foi surpreendido e exclamando o nome: "Mateus"
Após algum tempo, meu esposo veio me ver no quarto, então eu perguntei: "e ai meu Neguinho, surpreso? Como iremos chamar o nosso bebê?", ele me respondeu com um sorriso largo em seus lábios com toda emoção e ternura, segurando o nosso bebê em seus braços: "Mateus". Perguntei: "por que?", ele respondeu; "minutos antes de vim para a sala de espera, eu vi uma mãe entrar com um menino  no colo, que havia caindo de sua bicicleta deslocando o seu bracinho, ele se chamava Mateus, eu me aproximei do menino (Mateus) querendo acalma-lo porque chorava muito, até que foi levado para a sala de gesso, dando um sorriso para mim". 

Entendi que no momento que meu esposo viu o nosso bebê foi este nome que seus lábios pronunciaram instantaneamente, então eu sorri dizendo: "tudo bem, será Mateus, o nosso Mateus", ele deu-me um beijo em minha testa, minha mãe sorria a ver o neto, ela não se aquentava de tanta alegria. 
O fato de recebermos um menino do nosso Deus e Pai Celestial, quando todos esperavam uma menina pelo nome de Raquel, não mudou as reações das pessoas que nos acompanhavam naquela época, suas emoções foram demostradas através de gestos. 
Todas elas receberam o Mateus com alegria de braços e corações abertos, todas se apegaram a ele, ao me visitarem no hospital ou em minha residência, ficavam admiradas por ele ser tão angelical, calmo, tranquilo virtudes que predominaram até o último momento de sua vida, a sua brancura de pele e os seus lábios avermelhados sempre foram evidentes,
Deste o primeiro instante que o vi, até o último momento que o vi, ele encantava, conquistava sem fazer esforço algum, era tão meigo e educado que as pessoas se afeiçoavam a ele com muita facilidade, o meu Mateus foi muito amado por todos.
Ao saber que hoje estas lembranças vem a tona com mais clareza do que antes, do que foi minha vida ao lado do meu Filhote, e como ela é atualmente sem sua presença... 
Dizer que sou feliz por ser a Mãe do Mateus, do meu lindo Teteu, sim, eu sempre serei sua Mãe e ele sempre será o meu Filhote, o fato de não estarmos juntos não muda o que somos um para outro, nunca mudará.
A sua ausência constantemente me sinaliza que ele não está ao meu lado fisicamente, mas que já esteve, e hoje vivo para encontra-lo novamente e que nunca deixará de estar em meu coração por mais que o tempo passe e pela distância física existente entre mim e ele.
Obs: As fotos foram tiradas no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, no dia 26 de Outubro de 1993 em Tupã, cidade do interior de São Paulo, onde nasceu o Teteu.

                                        
A DESCOBERTA - Alguns anos depois descobrimos que Mateus é a forma tradicional em português do nome Matitias do Novo Testamento, uma tradução grega do aramaico (Mattay, Maty), derivado do nome hebreu (Matatyahu, Mattathias) ou (Matityahu, Mattithiah), enfim Mateus significa "Presente de Jeová" ou "Dádiva de Deus"
O nome hebreu também pode ser escrito (Matanyahu, Mattaniah), Mateus é um dos escritores dos Evangelhos da Bíblia, o nosso Mateus é sem o “H”, e por volta dos seus seis meses de vida começamos a chamo-lo por um apelido que diminuía seu nome "Teteu"mas não sua personalidade e seu caráter. 
Os anos passaram Teteu crescia, ia conhecendo os familiares e seus novos amigos, seu ciclo de amizades iam aumentando, com o tempo alguns começaram  a cham-lo de "Teteleco, Teteus, Teus, Matty, Mat e Matuta", esses apelidos surgiram pela convivência, mas o que prevaleceu foi o Teteu
O nome do meu Filhote não foi escolhido, antecipadamente, mas seu nome fez jus ao que se refere, foi uma Benção de Deus na minha vida, na minha família, onde ele por si só fez toda a diferença. Claro após seis anos veio a minha Filhota Raquel que chamamos de Kekel, minha doce e Amada Kekel, como prevíamos anos atrás. 
Agora o que mas ouço em qualquer lugar que vou, um eco no ar do nome "Mateus"uma mãe que chama pelo seu Filhote Mateus, um pai que brinca com seu Filhote Mateus, um irmão ou irmã que estão rindo por algo engraçado que viram com seu irmão Mateus, uma avó ou um avô querendo agradar seu neto Mateus, os amigos que conversam em roda chamando Mateus ou simplesmente o nome Mateus ecoando em algum lugar ao meu lado.
A semelhança também é o apelido "Teteu", quando eu pensava que só teria sentido para mim, meu esposo e nossos familiares que o viram crescer ouvindo dos nossos lábios toda ternura ao chama-lo de "Teteu" devido a qualquer situação que nos encontrávamos, sei que cada Teteu tem um motivo especial dando ou criado pelos seus pais que assim o chamam. `

O nome ou apelido, eles permitem que eu olhe para dentro de mim, para ver o meu "Mateus", o meu "Teteu" a minha "Dádiva de Deus" em minha vida, a qual eu tenho muitas lembranças guardadas dentro do meu coração que jamais serão esquecidas pelo tempo ou distância existente entre nós.
A dor e saudade... Ah! meu Amado Senhor, são sentimentos que hoje se fazem presentes em minha vida continuamente, mas nunca, em tempo algum eles serão maiores que o sentimento do meu Amor pelo meu Filhote, pois o dia que eles forem maiores irão superar e anular o Amor que eu sinto pelo Filhote, então, neste dia o meu Amor pelo meu Filhote terá perdido toda a sua Essência e o seu Valor de ser.
O tempo, a ausência e a distãncia não poderão tirar do meu coração a tua imagem meu Filhote e nem o teu nome Mateus ...  nem o teu doce apelido, Meu Lindo Teteu...

DIAS ATUAIS - Hoje aos dezessete meses de tua partida, onde os meses parece que são maiores do que os dezessete anos que vivi ao seu lado, sua tia Meire, a qual chamamos de Tata se encontra grávida de seis meses de um menino, o qual quer chamar de Mateus, recebi ontem a novidade que a sua prima Daniele, a qual chamamos de Dani está grávida de dois meses e falou que se for um menino será Mateus. Será que teremos outros Mateus em nossa família, todos são Dádivas de Deus para nos consolar e confortar de alguma forma. 
O meu Mateus ele foi muito, muito Especial, não... ele é Especial, sempre será na minha vida,  nada e nem ninguém mudará este fato real, sei que os outros também farão, cada um ao seu modo, cada um possui o seu valor assim como você meu Teteu.
Enfim, cada nome traz um a razão de ser, um Filho, que faz a diferença na vida de uma Mãe,  de um Pai, que encherá a sua vida, o seu coração com muitas emoções e alegrias, com momentos que serão eternos entre eles, que só nós saberemos a preciosidade do seu valor. 
Cada Filho traz uma Bênção de Deus a ser vivida na vida de seus pais, ela nos completam e mesmo que está Benção se vá, toda a sua Essência e todo o seu Valor estarão enraizados em nossa vida, em nossas lembranças, em nosso coração eem nosso ser, como parte de nós que somos durante toda a nossa existência humana.
Nossos Filhotes eles são Benditos no Senhor Lucas 1:42, sempre foram no Senhor, eles partiram de nossas vidas de uma forma inesperada e prematura, por serem de Deus, ainda que eles foram cedo demais para nós, eles viveram ao nosso lado o tempo destinado e designado por Deus, por serem de Deus, por pertencerem à Deus, eles são a Herança do Senhor Salmos 127:03 que recebemos em nossa vidaO Futuro da vida de nossos Filhotes eram desconhecidos por nós, mas nunca para Deus, que os conheciam deste o nosso ventre Jeremias 1:05 e os tomou para Si.

DURAÇÃO DA GESTAÇÃO HUMANA Na raça humana a gestação dura 266 dias a contar da fecundação. Como muitas vezes não sabemos o dia da concepção, dizemos que a gravidez dura 280 dias com poucos dias para mais ou menos, ou seja, na prática equivale a 40 semanas do ato sexual ao nascimento. 
Espermatozoide é a célula reprodutiva masculina de todos os animais, no ser humano bem como em muitas outras espécies existem dois tipos de espermatozoides normais.
MENINO ou MENINA - Um deles portador do "cromossomo X responsável pela formação de um ser do sexo feminino e o outro portador do cromossomo Y responsável pela formação de um ser do sexo masculino".
Todo o processo de formação dos espermatozoides no homem, desde a fase de espermatogônia até a sua formação final, dura cerca de 64 dias. Em algumas espécies, nem todos os espermatozoides estão "programados" para fecundar a célula reprodutora feminina (dependendo da espécie, numas o óvulo, noutras o oócito
A cada ejaculação, vão à frente espermatozoides que possuem certa capacidade de fagocitose, capazes de furar a parede da célula reprodutora feminina. Outros obstroem os canais de muco, dificultando a passagem de outros espermatozoides. Assim, se uma fêmea tiver copulado com dois parceiros, as chances de fecundação por um gâmeta do primeiro é substancialmente maior.

Popularmente se diz que a gestação dura 9 meses e aí vira uma confusão nos pré natais, já que a medicina acompanha o tempo por semanas. Se formos falar em meses teremos que dizer 9 meses e meio ou 10 meses de lua. 
Dr Julio Bernardi - Clínica Bernardi - fone 55 11 3159-2880.
Gestação momento especial, onde duas vidas dependem de uma, momento de Graça Bendita, o Senhor Deus faz do espermatozoide obter ossos, orgãos, pele, cabelos onde cada um desempenhará suas funções na formação humana, e nada é mais incrível do que a formação do corpo humano. 
O resultado desta Obra Divina são os nossos Filhos Amados, aqueles que aprendemos a amar com o coração deste o primeiro instante que sentimos em nosso ventre, e ao vê-los pela primeira vez com nossos olhos nos apaixonamos, vivemos acreditando que eles sempre estarão ao nossos lado... E ainda que eles não estejam, nos continuamos a sentir a Força do nosso Amor através da distância e do tempo que nunca poderão separar dois corações Mães e Filhos Elo Eterno.
Com todo o meu Amor e Respeito, esta postagem é dedicada a todos os Mateus, estejam eles presentes ou ausentes na vida de seus Pais...... 
Agradeço à Deus, o nosso Grande e Eterno Pai Celestial pelos nossos Mateus, pelas nossas Dádivas que mudaram as nossas vidas e os que mudarão.

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA 
AOS PAIS ENLUTADOS, LEITORES E SEGUIDORES DO BLOG.



CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br