O ELO MATERNO

O Elo Materno é a Ligação mais profunda e amorosa entre todos os elos existentes. Por isso a dor e a saudade da ausência do(a) Filho(a) que partiu doe e machuca o coração de uma mãe. Este Elo foi quebrado e como emenda-lo?
Quando nossos Filhos se vão, como continuar viver a vida? Quanto tempo precisamos para nos fortalecer? Dor e saudade será que poderemos supera-las? Existem outras pessoas que dependem de nós? O que mudou em nós? São perguntas que precisam de respostas, e só o tempo nos dará...

PESQUISAR NESTE BLOG

terça-feira, 28 de junho de 2011

SEM MEU FILHO - O INEVITAVÉL

TETEU, MAMÃE TE AMA E NÃO HÁ UM SÓ DIA QUE EU NÃO PENSE EM VOCÊ... - Sete meses se passaram deste a partida do meu Filhote, percebo que a saudade aumentou, que ainda sou tomada por uma crise de choro, a tristeza da sua ausência invade a minha vida, as lágrimas descem dos meus olhos e não posso conte-las. Elevo meu pensamento em Deus, através da oração peço o seu amparo o seu conforto e consolo para o meu coração de mãe, digo ao Senhor Deus que sei que meu filho estar bem ao seu lado, como Pai Celestial de todos nós os seus cuidados são melhores que os meus, mas que estou sofrendo pela sua Ausência na minha vida, o Senhor Deus me responde: "Márcia Filha minha, o Mateus sempre foi meu, ele sempre me pertenceu"
Neste sete meses tenho guardado à"Memória do meu Filhote", principalmente entre os dias 20 à 24 de cada mês, sem me envolve com nada que rege este mundo. Tem uma data que não posso mudar, 24 de Dezembro, a véspera do Natal, sei que ela chegará e terei que enfrenta-la, deste já peço a Deus que me ajude a suportar, pois eu sei que o mundo estará em plena festa pelo nascimento do Senhor Jesus, eu estarei triste pela partida do meu Filhote...
FILHO E PAI SANTISTAS CONVICTO - Os pertences do meu Filhote ainda não foram tocados, recentemente devido a vitória dos Santos na Libertadores algo que o Teteu desejava tanto ver em acontecer, o meu esposo resolveu usar a camisa dos Santos do Mateus para Homenageá-lo, todas as vezes que o Santos ganhava ele usava. 

O Teteu é Santista convicto, esta paixão pelo Santos foi passado de Pai pra Filho, coisas que acontecem numa família, o Pai leva o Filho a torcer para o seu time e coisa tal. E deste que começou a entender de futebol, quando o Santos ganhava era como um ritual realizado por ele. Lá ia o Mateus usando a camisa do Santos todo orgulhoso e com muita satisfação, as vezes pegava a bandeira se cobria com ela, saia na rua com os outros torcedores gritando o nome do time, no nosso bairro a maior parte dos moradores são santistas, e para alegria de todos as ruas ficavam em branco e preto sem igual e todos gritavam: "Saaaannntooos" .
Este ano eu não vi alegria na face do meu Filhote, não vi o seu sorriso em seus lábios, não vi o brilho nos seus olhos, não vi seus pulos no meio da sala, os seus gritos incentivando o time, a sua alegria contagiando a todos. Este ano vi um pai assistir a vitória do seu time em silêncio, as vezes falando: "Ah!Teteu se você estivesse aqui estaria feliz filho, pelo Santos", um pai que não pode pegar seu Filhote no colo pela vitória do time, um pai que não pode abraçar o Filhote, um pai que abriu a janela para ver a festa dos torcedores na rua, sem participar dela, um pai que ao mesmo tempo que seu coração vibrava pela vitória do time, se entristecia por não ter o Filhote ao seu lado, para juntos festejarem. 
Aprendemos ter prazer em tudo que fazíamos com o Mateus, e agora sem o Mateus como continuar tendo prazer, até mesmo no nosso pequeno almoço em família, nas pequenas coisas da vida, como? É impossível ...
Este mês eu fiz um vídeo "Mateus Santos EM MEMÓRIA", rever as fotos deste quando nasceu foi muito emocionante para mim, quase não tive forças, cada foto um momento feliz que marcou nossa vida.
MINHA HOMENAGEM AO MEU FILHO AMADO MATEUS (TETEU)

UMA VIDA, UMA HISTÓRIA E MUITAS SAUDADES - Meus Deus como fui feliz ao lado do meu Filhote, ele era "Especial", será sempre "Especial", nunca enfermou, nunca ficou doente, nunca estava de mau humor, nunca precisei leva-lo as pressas a hospital ou médico, nunca precisei levantar de madrugada devido um tosse, um vomito, uma dor de barriga uma garganta inflamada uma dor de ouvido, por nada, nada mesmo. 
O Teteu desfrutava de uma saúde perfeita, sempre de bom humor, tudo estava bom, cresceu, estava se tornando um adolescente e mesmo assim nunca me deu uma decepção, sempre me deu orgulho, eu sempre dizia, "Teteu a mamãe confia em você"dava um beijo em sua face e passava a mão em seus cabelos, ele esboçava um sorriso largo nos lábios. Ele me deu muitas alegrias, tudo o que sou como mãe e que aprendi sobre filho, foi o Teteu que me ensinou, mesmo tendo partido fisicamente da minha vida, ele tem me ensinado a viver um dia após o outro, a sua presença na minha vida ainda é real, tenho as lembranças de tudo que vivemos juntos, e o que ainda estamos vivendo.
20 DE NOVEMBRO DE 2010 - enquanto os bombeiros tentavam resgatar o corpo do meu filho no lago, as pessoas estavam ali aguardando, comentando alguma coisa sobre o ocorrido, um determinado momento de desespero falei em tom  alto que precisava e que iria orar, quem quisesse fosse comigo. 
Então, me retirei para um lugar insolado juntos com as minhas cunhadas e sobrinhas que me acompanhavam, fizemos um roda, demos as mãos umas as outras e começamos a orar, nunca poderei esquecer o que houve naquele momento de dor, de angústia e aflição não sei por quando tempo oramos, em um determinado momento na oração Deus trouxe paz para todas, ouvi a Voz de Deus tão clara no meu coração "Márcia não chores, o Mateus está vivo" além da paz fui tomada por uma segurança e confiança meu lábios começou a cantar, comecei agradecer à Deus seja qual fosse o desfecho deste dia, eu continuaria a louva-lo pelo tempo de minha vida, encerramos a oração e sentíamos paz.
Como Mãe meu coração queria que o Mateus estivesse vivo perdido na mata em qualquer lugar. Eu me perguntava como poderia sentir tanta paz e confiança no meio de tanta aflição? Foram os dias mais dolorosos de minha vida.
Hoje ao sete meses percebo o quanto Deus estava e estar cuidado de mim, o Senhor permitiu sentir paz, quando o momento era de muita agonia e aflição, fez me sentir segura quando o momento era delicado, fez me sentir confiante quando o momento era desesperador. 
Quanto Ele me disse que o meu filho estava vivo,  Ele não mentiu, o meu filho realmente está vivo ao seu lado. Deus na sua infinita Graça e Bondade deixou-me sentir o que é estar ao seu lado. Sei que é assim que o meu filho Mateus se senti ao lado do Pai Celestial com paz, confiança e segurança. 
Sei que meu filho não sente saudade, dor, tristeza e solidão, porque a Presença do Senhor Deus na Região Celestial supera todos estes sentimentos humanos e terrenos que sentimos, lá não há sofrimento algum, somete o Grande Imenso Amor de Deus Pai Celestial.
QUERIDOS PAIS ENLUTADOS - SAIBA QUE: "A Grandeza do Amor de Deus Pai sobre os nossos filhos é maior do que todo o mosso amor que sentimos por eles aqui na terra", nossos filhos estão nos braços do Pai Celestial cercados de Amor, Paz, Confiança, Segurança e muita Proteção. Então, temos que compreender que:"Para estar junto não é preciso estar perto, mas sim vivo dentro do coração de quem ama".
O Senhor Deus continua falando e cuidando de mim e, quando vem a crise do choro desesperador, da saudade intensa, ouço Deus dizer ao meu coração: "Que o Mateus está bem e que não há motivos para chorar e nem sofrer". Em meio ao choro respondo: "Senhor o meu coração de mãe está doendo, estou saudosa e o meus olhos querem vê-lo". Ele dizQue o Mateus e Ele estão a me esperar, que sabe do meu sofrer e da minha dor, que está me curando, que não há Glória sem dor".  Então, em meio a tanta dor e saudade, entendo o que o Senhor Deus diz a mim; quem partiu vai para Glória do Senhor onde não há dor, saudade, tristeza e sofrimento. Mas quem ficou, sente a dor, saudade e tristeza da partida do ser amado , que nos causam o sofrimento.  
Compartilho com você esta música, envolva-se na sua mensagem, acredite Deus está cuidando de nós. Ele sempre cuidará, ainda que não percebemos os seus cuidados em nossa vida por causa da dor, da saudade e do luto pelos nossos Filhos Amados.

Música: Mulher porque chorar?     Cantora:  Alda Célia











Acredite que os nossos filhos estão há nós esperar, ao lado do nosso Pai Celeste, estamos separados fisicamente por um tempo indeterminado, chegará  o tempo de partirmos, e estaremos com eles Eternamente ...

O INEVITÁVEL - Às vezes me pergunto o que eu poderia ter feito para ter evitado a partida do meu filho,  o Teteu era obediente, educado e responsável. Naquele dia 20 de Novembro que marcou nossa vida, como todos que estavam presente o meu filho não viu o perigo no lago.  
Esta foto foi tirada em frente ao lago, meu Filhote ficou por case uma hora falando com a Débora, a quem eu e ele temos uma grande carinho.  Neste dia 20 de Novembro de 2010, o Teteu só falou de Deus para Dé, o quanto Deus estava sendo maravilhoso com ele, me surpreendeu por ser um adolescente que já testemunhava do Poder De Deus na sua Vida.
Mateus e Débora em frente do lago
Tenho sonhado quase que todas as noites que estou sentada no pier, vejo o Mateus pegar o Kaiak colocar no lago, neste momento eu grito: "Teteu vamos jogar bola com a mamãe", então ele esboça um sorriso lago nos lábios, deixando o kaiak e vamos juntos para a quadra de vôlei abraçados. Me pergunto se seria isso mesmo que aconteceria se o tivesse visto? E se ele não quisesse jogar bola, teria ido andar de kaiak? O que eu faria se tivesse visto em apuros? São tantas perguntas sem respostas. Que nem o tempo me dará, por mais que eu deseje saber para acalmar meu coração de mãe partido e inconsolável.
Naquele dia minha cunhada Solange sentada no pier, viu que o Mateus estava sozinho sem os seus primos e colegas, ninguém estava com ele, só ela observando ele pegar o Kaik e dizer: "Vou dar minha última voltinha"remando em direção a cachoeira. Ela não saber dizer o que aconteceu, porque desatentou para o quê o Mateus estava fazendo, sabendo que ele estava sozinho no lago e se aproximando a noite. Ela não conseguiu ter nenhuma reação, até mesmo para nos informar que ele estava sozinho andando de Kaiak no lago, para que pudéssemos tomar uma atitude
Estávamos em horário de verão onde 18:30 era 17:30 hs. Quando demos por falta do Mateus às 18:30 para irmos embora, perguntamos do Mateus para as pessoas, somente ela respondeu:"O Teteu está andando de kaiak", sua declaração nos surpreendeu. Acredito que muitas vezes ela tem se perguntado: "porque eu não fiz nada?".  Assim como as minhas perguntas não tem respostas, as perguntas da minha cunhada também não tem respostas. 
O INEVITÁVEL - Mas eu acredito, se não fosse a hora do Teteu partir, o Senhor Deus e Pai Celestial na sua Grandeza e Proeza em tudo que faz, teria dado o escape para o meu filho, teríamos tido um susto. E o Teteu teria voltado para casa conosco, e teria sido, mais um fim de semana em família.
                        
O TEMPO NÃO PARA, PARA A SAUDADE - Hoje 20 de Julho completa oito meses da partida do meu filhote Teteu, estou me recuperando de uma crise de choro desesperador, a saudade apertou meu coração, o desejo de querer vê-lo, de conversar, de estar ao seu lado foi despertador no meu coração de mãe ... 
Em momentos de crises como este o meu Amor de Mãe é representando pelas minhas lágrimas que descem dos meus olhos sem que eu possa evita-las, neste momento me apego com Deus e Pai Celestial através de uma oração saudosa esponto toda minha sensibilidade e fragilidade de mãe. Somente Deus é meu refúgio, o meu socorro, o meu Ombro Amigo .....
Ontem 19 de Julho minha Filhota Raquel (Kekel) completou 11 anos de idade, meu pai, minhas irmãs, sobrinhos e sobrinhas estiveram em minha casa para parabeniza-la. Cantamos parabéns pra você, no bolo foi colocado velinhas brancas, meu coração desejou que o Teteu estivesse conosco participando deste momento, assim a alegria seria completa. 
Vi minha Filhota assoprar as velinhas com um sorriso largo no lábios, cortou a primeira fatia, oferecendo para mim, abracei-a e não pude me conter, as lágrimas desceram, as lembranças do aniversário do Teteu em 26 de Outubro de 2010 invadiu meus pensamentos. Ah! meu Deus quantas saudades ...
Agora esta claro que terei que viver cada momento sem sua presença física em minha vida, somente com as doces lembranças do que vivemos juntos, sei que cada data será dolorosa. Será que o tempo irá amenizar a minha dor? Será que iriei me habituar com esta nova realidade de vida? Isto não sei responder... 
O que eu sei, é que tudo estar diferente agora, as alegrias os momentos, eles são  incompletos, a minha vida mudou, mas não a minha família.
Teteu seremos sempre sua família, nada mudou entre nós, porque temos você vivo dentro do nosso coração, não podemos vê-lo com nossos olhos, mas as  suas fotos deixada por ti, nos permiti vê-lo. Meu Filhote você nos presenteou  com 2153 fotos em 4 pastas no seu computador, quando partiu ficamos todos anestesiados pela dor gigantesca, pela tristeza tão profunda que imundou nossa vida e pela saudade imensa que aperta a todo instante o nosso coração, muitas vezes parecendo um pesadelo que não acaba nunca e, não conseguimos ser despertados. 
Filhote fomos surpreendidos com a separação tão prematura, eu, papai e Kekel estávamos e estamos sobre a Força Sobrenatural do Poder do nosso Deus e Pai Celestial, os dias foram passando, queríamos estar perto de você, começamos a mexer em seus pertences, abrimos seu guarda-roupa, mexemos em suas roupas buscando o teu cheiro, olhamos seus cadernos e livros para encontrar alguma notação pessoal tua, peguei teu celular para ver o que havia sido armazenado em sua memória, abrir teu perfume, baforei sobre mim, fechei meus olhos para senti o teu cheiro e a tua presença, teu travesseiro por várias vezes eu abracei, sua cama nela muitas vezes eu deitei, fui ao cesto de roupas sujas e encontrei a última troca de roupa, peguei em minhas mãos, abracei, chorei ao sentir teu cheiro ainda presente nelas. Teteu, eu queria mais de você meu Filhote, mais e mais... 
Foi quando liguei teu computador para buscar mais de ti meu Filhote Amado. 
Ah! Teteu me deparei com seus trabalhos escolares, suas músicas, suas conversas com seus amigos e colegas do msn e suas fotos (selfie) uma mais linda que a outra. Percebi que você se curtia com a câmera digital na frente do espelho, como manejava bem as câmera e o espelho juntos. Em sua vaidade você acompanhava o crescimento do teu cabelo a musculatura do teu corpo que estava sendo definida por causa dos exercícios da academia, você estava ganhando massa muscular, meu Filhote. 
Olhei e olho observando cada detalhe do teu olhar profundo dos teus olhos verdes, o sorriso largo dos seus lábios definidos, o teu cabelo crescendo e o uso habitual do boné pra trás, o pescoço longo com a pinta igual a minha do lado esquerdo, teu nariz bem desenhado ajudando a tua beleza e as suas orelhas como duas antenas parabólicas, suas mãos com dedos longos em algumas fotos você deixa mostrar o teu tórax bem definido, seus braços e pernas longos, teu abdômen como tanquinho com um pequeno caminho de cabelos até o umbigo, tenho certeza que você ainda cresceria  uns 30 ou mais centímetros. 
Este ano de 2011 você se alistaria pra Marinha, completaria seus 18 anos de idade, teria sua festa de aniversário com seus amigos como havíamos planejado, a faculdade de engenharia eletrônica por causa da paixão e curiosidade pelos aparelhos eletrônicosMeu Filhote teu futuro, os teus sonhos, as tuas vitórias, as tuas conquistas, e tudo que iriamos compartilhar juntos ao longo da tua existência, foram juntos com você. As vezes me pergunto meu Filhote, como posso precisar tanto de Deus na minha vida? Como...? Sabendo que no querer d'Ele levaste você de mim, me deixando pela metade, parte de mim sobrevive  pela Kekel a outra parte se foi com você meu amor. Meu Filhote sinto que arrancaram metade de mim, amputaram metade de mim, eu partir junto no momento em que você partiu, eu não estava lá, não pude pegar-lhe na mão e ampara-lo pela última vez, no momento desses segundos que o Universo te levou de mim. Já perdi as forças para encontrar respostas para o que aconteceu, só sei que naquele momento em que você subiu aos Céus para estar com Deus a tua Ausência me acompanha.Todas as noites vou ao teu quarto chego perto da tua cama para te encontrar, eu choro, choro mesmo quando não tenho lágrimas para chorar, em silêncio. Que interessa o mundo fora daquele quarto? "Os outros não tiveram o meu menino no ventre, não o embalaram e nem lhe limparam as lágrimas. Os outros, acreditam realmente que o tempo tudo cura.", não é bem assim.

AOS PAIS ENLUTADOS Somente nós, os pais enlutados sabem, que o tempo não é o nosso amigo. Tudo que eu estou vivendo deste a partida do meu Filhote, procurando algo ou alguma coisa para estar perto do meu Filhote novamente, acredito que ocorra com os pais enlutados pelos seus Filhos, talvez de formas diferentes, mas a busca pela presença do Filho Amado é única.
luto é uma experiência pessoal e única, na vida de cada pessoa, cada pessoa fica enlutada de sua maneira, não existindo, maneiras que são melhores ou piores, nem a imposição de uma seqüência rígida, que normaliza o processo. 
Alguns psicólogos afirmam que os "pais enlutados" o primeiro ano após a partida costuma ser o mais difícil porque todas as situações serão muito novas e será a primeira vez que os pais estarão vivendo tudo sem o Filho que Amava. A nova rotina demorará a ser incorporada e a ausência do Filho Amado terá um grande peso. Haverá muitos dias ruins, difíceis de suportar porque a Ausência ainda será gritante. Pode haver dias melhores também, conforme a rotina for se reestruturando. 
Com o passar do tempo, os pais enlutados poderão ter mais dias melhores e menos dias piores. As datas comemorativas como Dia dos Pais, das Mães, Natal, Ano Novo, Aniversários, podem trazer muito sofrimento, pois todas as nossas lembranças passadas incluem o Filho Amado que partiu. Cada pessoa tem seu tempo para ficar de luto.Como Mãe Enlutada pelo meu Filhote, descobri que quando alguém querido parti de nossa vida de forma prematura e inesperada, não devemos tentar ser fortes. Devemos sim, chorar todas as nossas dores no luto interno. Não importa  o que as pessoas digam “não chore, seja forte, você precisa se controlar, etc..." Esqueçam. Por um tempo pense apenas em você e na sua dor, o tempo que for necessário.

Meu Filho, hoje eu  percebo que por 17 anos da minha vida, eu vivi ao lado de um Anjo, sem saber ...


"Filho é um ser que Deus nos emprestou para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser mãe e pai é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo."  
Te gerei, te amamentei, te ensinei a falar, te ensinei a andar, te enchi de beijos e de abraços...   
Por muitas vezes esqueci de mim mesma.
Agradeço a Deus por tê-lo colocado na minha vida, Te amo meu Filhote, Meu Teteu ...

ABRAÇOS FRATERNOS DE MÁRCIA SANTOS E FAMÍLIA AO PAIS ENLUTADOS AOS SEGUIDORES E LEITORES DO BLOG.








CONTATOS FEITOS POR:

Telefones: (011) 5928-7080 - (011) 98939-3955 - (011) 97432-7696 ou (011) 7432-7696 E-mail: marushasantos@uol.ccom.br/ marcia.santos@adv.oabsp.org.br